ESPORTE & EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
A PEDAGOGIA DOS ESPORTES COLETIVOS
Letramento: um tema em três gêneros
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
  ORGANIZAÇÕES.
Prof. Dr. Lucidio Rocha Santos – FEFF/UFAM
Apresentação dos Conteúdos Programáticos

Currículo /Educação Física
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Projeto Educar para a vida
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO DIREITO À EDUCAÇÃO
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Avaliação Educacional
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
PSICOMOTRICIDADE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
A Estratégia Saúde da Família: Mudanças no processo de trabalho?
Reunião de Pais
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
Psicopatologia da Inteligência
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Todo pensamento humano tem o aspecto mecânico, repetitivo, técnico, seqüencial. (ex. fabricação do vidro) Repetição mecânica (ação técnica): contrária.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Aprendizagem: Um olhar em movimento
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
Somos todos seres sociais
Matriz de avaliação processual
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

ESPORTE & EDUCAÇÃO

Esporte Contemporâneo Pluralizado Significados Esporte Contemporâneo Cada vez mais presente na vida das pessoas Fascinante Espetáculo Século XXI, aumento significativo da demanda Fenômeno Social

ESPORTE PROFISSIONAL

ESPORTE ADAPTADO

ESPORTE MELHOR IDADE

ESPORTE E LAZER

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Ocupação do Tempo Livre Esporte Fenômeno Social Profissional Escola Lazer Educação Conteúdo Disciplina Ocupação do Tempo Livre Mercadológico

Momento Atual ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS - Surgimento de novas modalidades - Novos ambientes para a prática esportiva Diversificação de personagens Aumento da demanda ASPECTOS NEGATIVOS Fragmentação de conteúdos Repetição de Gestos Especialização esportiva precoce Exclusão

Aspectos físicos, técnicos e táticos Análise do atual momento A não compreensão do fenômeno esporte pode reduzir significativamente suas possibilidades. Vitórias e derrotas Competição Minimizar tempo Talentos esportivos Maximizar força Maximizar precisão Centrado no jogo Aspectos físicos, técnicos e táticos O problema não está localizado no esporte, mas sim nas formas inadequadas de procedimentos que possam melhor orientar o processo de ensino e aprendizagem.

Análise do atual momento Fator gerador dos problemas identificados: - Ausência do tratamento pedagógico no processo de iniciação esportiva Organização Sistematização Aplicação A causa do fator gerador: - Falta de orientação no processo de ensino e aprendizagem esportiva. Avaliação

Transformando o atual momento Reflexões no campo do esporte, em especial quanto ao ensino dos jogos esportivos coletivos. Cenário Modalidades ESPORTE Referencial Técnico Referencial Sócio-educativo Personagens Objetivos

Referencial Técnico Referencial Sócio-Educativo Capacidades Físicas Habilidades Motoras, Básicas e Específicas Estímulos às Inteligências Auto-estima Social Autonomia Cooperação Participação Convivência Co-educação O MAIS IMPORTANTE NÃO É O JOGO E SIM QUEM JOGA. E QUEM JOGA SE MOVIMENTA, PENSA E TEM SENTIMENTO.

Transformando a Realidade Seqüências Pedagógicas Procedimentos pedagógicos Centrada no Gesto Centrada em quem executa o gesto Decomposição do Gesto Identificação e resolução de problemas Repetição do Gesto Criação do gesto Ênfase na Iniciação Esportiva Ênfase na iniciação esportiva e no treinamento esportivo Educação Formal Educação formal e não formal Personagens da Pedagogia do esporte: criança Personagens da pedagogia do esporte: criança, atletas, jovens, adolescentes, idosos, deficientes Dimensão: aprender o esporte Dimensão: aprender a conviver com os diferentes significados do esporte

Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte Ações nunca se repetem (mudança de regra) Roberto Paes

Imprevisibilidade

Criatividade Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte Não fazer somente o óbvio Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte Ações nunca se repetem (mudança de regra) Roberto Paes

Criatividade

Criatividade Complexidade Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte Não fazer somente o óbvio Complexidade Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte Inteligências Múltiplas Ações nunca se repetem (mudança de regra) Roberto Paes

Complexidade

Autonomia Inclusão Cooperação Diversificação

Inteligências Múltiplas Movimento Capacidade Física Habilidades Motoras Filosófico Cooperação Participação Co-educação Emancipação Convivência Inteligências Múltiplas Corporal Cinestésica Lingüística Musical Matemática Espacial Interpessoal Intrapessoal Naturalista Social Novas Amizades Unidade Familiar Psicológico Auto Confiança Auto-estima Espírito Esportivo (Grupo)

“A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens mas, em ter novos olhos”. Marcel Prost “A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens mas, em ter novos olhos”. Marcel Prost

“...MIRE VEJA: O MAIS IMPORTANTE E BONITO DO MUNDO É ISTO: QUE AS PESSOAS NÃO ESTÃO SEMPRE IGUAIS, AINDA NÃO FORAM TERMINADAS – MAS QUE ELAS VÃO SEMPRE MUDANDO. AFINAM OU DESAFINAM. VERDADE MAIOR. É O QUE A VIDA ME ENSINOU. ISSO QUE ME ALEGRA, MONTÃO.” Guimarães Rosa

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade “Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que se adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais, mais a um cão ensinado do que uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar exato em relação a seus próximos e à comunidade. Os excessos do sistema de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto da eficácia, assassinam o espírito, impossibilitam qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É precioso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico na inteligência do jovem”. Albert Einstein

F I M robertopaes@fef.unicamp.br