Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Advertisements

Gerência de Divulgação de Produtos
Marketing Composto de marketing: promoção
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
MIX DA PROMOÇÃO Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Venda.
O Estudo da Comunicação
MARKETING -EMPREENDORES
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Campanha Publicitária
Propaganda, Promoção e Publicidade
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Aula 11- linguagem publicitária
Copyright © 2006 by Pearson Education
Bruna dos reis Braga 1ppn
Prof. Wagner C. Pádua Filho
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Noções de Relações Públicas
DEFININDO OBJETIVOS Reforçar a satisfação após a compra e manter o relacionamento Reconhecer e recompensar clientes e funcionários de valor.
Texto Publicitário.
MARKETING – PROMOÇÃO – COMUNICAÇÃO
Texto formal e coloquial
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
1º PPN – Publicidade e Propaganda Categoria e Conceitos
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
 Objetivo – fim desejado;  Meta – é um objetivo especificado quanto a tempo e à intensidade de seu cumprimento.
PROMOÇÃO.
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Comunicação.
MODELOS DE REAÇÃO aula 2 Prof. José Aurélio.
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
CAPÍTULO 12 Educando o Cliente e Promovendo os Serviços.
Segmentação de Mercado
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico
Conceitos: Marketing; Marketing eletrônico; Planejamento de marketing;
Ferramentas de comunicação de marketing
Atividades de uma agência de Comunicação
A Propaganda e Suas Características
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Planejamento Estratégico de MKT
PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e.
Estratégias de Comunicação
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Capítulo 9 Desenvolvimento de Novos Produtos e Estratégias para o Ciclo de Vida dos Produtos.
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:
MARKETING DIRETO. Qual veículo eu devo escolher para falar exatamente com este perfil de consumidor? Mulher, idade entre 23 e 25 anos, renda de R$ 6.200,00,
Capítulo 18 Gerência de Comunicação de Marketing.
Princípios de Marketing, 12/E
Comportamento do Consumidor Digital
Propaganda.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Estratégias de Comunicação
Estratégias de Promoção
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
PROPAGANDA.
 “...refere-se ao uso estratégico, coordenado, de elementos promocionais para garantir o máximo de impacto persuasivo sobre os consumidores atuais e.
Comunicação Integrada
Comunicação em Marketing Prof. Márcio Camarotto Aula 17/03.
1. A função da comunicação de marketing
Transcrição da apresentação:

Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing: criando valor para os clientes Princípios de Marketing :Kotler & Armstrong 1 1

Propaganda

Propaganda

Propaganda

“ PROPAGANDA ” Para atingir um público desejado a empresa precisa criar uma MENSAGEM capaz de se comunicar com tal público. O comunicador tem de imaginar um apelo que seja capaz de produzir a resposta desejada. Há três tipos de apelo: RACIONAL : benefícios desejados EMOCIONAL: Emoções positivas ou negativas MORAL: aceitação de uma ideia como sendo a coisa certa ou moralmente adequada a fazer.

Etapas do desenvolvimento da comunicação Identificar o público-alvo Determinar os objetivos de comunicação Elaboração da mensagem Decidir sobre o mix de comunicação

“ Tipos de propaganda” PROPAGANDA INFORMATIVA- usado para explicar que é o produto e como deve ser usado; Busca criar uma demanda primária. PROPAGANDA PERSUASIVA –buscar desenvolver demanda seletiva de produtos/ serviços; Será necessária a medida que a concorrência aumente PROPAGANDA COMPARATIVA – comparação com a marca do concorrente; Estabelece superioridade da marca. PROPAGANDA DE LEMBRANÇA- marcas consolidadas que criam anúncios com o objetivo de tê-los sempre na mente do consumidor.

INSTÂNCIAS DA COMUNICAÇÃO Eu PURAS EXPRESSÃO ARTES APLICADAS COMERCIAIS ADMINISTRAÇÃO INFORMAÇÃO EDUCAÇÃO JORNALISMO RELAÇÕES PÚBLICAS Assim exposto, é lícito concluir que a comunicação apresenta-se sob 3 (três) enfoques distintos, a saber: 1) Como atividade de expressão, a comunicação apresenta-se na forma das artes. A arte do indivíduo para o próprio indivíduo, com nítido propósito de auto-expressão, variando até a arte comercial, passando pelas artes aplicadas; Assim, mesmo neste contexto, é interessante lembrar-mos que a concepção de artista, tal qual nos é apresentado hoje (um ser especial que se nutre de inspiração, etc), é bastante rescente, datando de fins de 1870/80 com o advindo do romantismo. Basta analisarmos as obras de Bach, Mozart, Haydn e outros (artezãos). Somente a partir de Beethoven observamos um comportamento especial para com os, agora, artistas. PERSUASÃO CATEQUESE Outro PROPAGANDA

Tipos de propaganda A) Propaganda Informativa: É utilizada maciçamente no lançamento de um novo produto (CVP = Introdução), criando demanda primária. Exemplo: lançamento do Blu-ray (qualidade e uso). B) Propaganda Comparativa: É utilizada para estabelecer a superioridade de uma marca através da comparação (CVP = Crescimento). Exemplo: "OMO lava mais branco."

Tipos de propaganda C) Propaganda de Lembrança: É utilizada para manter o produto na mente do consumidor (CVP = Maturidade). Exemplo: “Sempre Coca-Cola”.

Exemplo de Propaganda persuasiva Na Holanda, no “Dia Mundial do Animal”, a Tequila/TBWA colou adesivos nas calçadas em frente a petshops e supermercados, que liberavam um aroma de ração. No caso, Pedigree.

Como administrar o processo de propaganda? OBJETIVOS: vendas ? Conhecimento do produto? ORÇAMENTO : quanto posso gastar? CRIAÇÃO DO ANÚNCIO : são “slogans famosos” ESTILOS DE EXECUÇÃO: cenas da vida real, estilos de vida, fantasia, musical, personagem –símbolo, comprovação científica, testemunho ou aval. VÉICULOS DE MÍDIA :TV, rádio ,imprensa escrita (jornais e revistas), outdoor, internet e mala direta.

Mídias É a forma que a propaganda será abordada para o público-alvo. TIPOS Televisão- útil quando se deseja chamar a atenção para produtos simples e entender e comprados com massivamente Rádio- criação de dramaticidade com vozes,músicas e outros sons; Outdoor(propaganda ao ar livre)- é pode ser expresso por outdoor propriamente dito, banners, painéis luminosos, cartazes, busdoor, táxi, etc. Internet- anúncio em home pages ou banners em sites. Imprensa escrita- jornais e revistas. Mala direta- envio de catálogos com anúncio de produtos e enviado por correio.

Alguns estilos de mensagem: É o meio utilizado para despertar no consumidor sentimentos de desejo (estimular a compra), de exclusividade (diferenciar da concorrência) e de credibilidade (transmitir veracidade) em relação ao produto. Alguns estilos de mensagem: Cotidiano: demonstração de uso de produto em situações da vida diária. Exemplo: café-da-manhã. B) Estilo de vida: produto induz a um determinado estilo de vida. Exemplo: cigarros associados a riqueza.

ESTILOS DE MENSAGEM C) Fantasia: cria uma áurea de magia em torno do produto. Exemplo: formiguinhas da PHILCO. D) Atmosfera: simula um ambiente tomado pelas características do produto. Exemplo: aroma do café ou sabor da pizza. E) Evidência científica: apresenta pesquisas que comprovam o melhor desempenho do produto em relação a concorrência. Exemplo: avaliações do INMETRO. F) Musical: mostra pessoas ou personagens cantando um canção sobre o produto.

ESTILOS DE MENSAGEM G) Personagem-símbolo: criação de um personagem que representa o produto. H) Conhecimento técnico: mostra a capacidade técnica da empresa na fabricação do produto. I) Comprovação científica: pesquisa demonstrando que uma marca é melhor ou mais apreciada que as outras. J) Testemunho ou aval: utilização de uma fonte de alta credibilidade para avaliar o produto. As empresas devem mesclar o uso de mídias e estilos de execução de mensagem a depender do público-alvo e o objetivo da propaganda.

“ Questões legais e éticas da propaganda” •A propaganda é regulamentada pelo órgão de defesa do consumidor –Lei 8.078/90. Vigilância contra propaganda discriminatória; Parcial ou enganosa; Controle de propaganda contra crianças; O CONAR(Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) é o órgão que zela pela comunicação comercial sob todas as formas.