Capacidade de exercer influência sobre pessoas;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Benedita Robson Gabriela Vânia
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL LIDERANÇA e PODER NAS ORGANIZAÇÕES
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança
Habilidade de inspirar confiança e apoio entre pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho; Capacidade de exercer influência sobre.
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Daciane de Oliveira Silva
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Alteridade.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Liderança e Trabalho em Equipe MBA em Gerência de Projetos.
O que é relacionamento interpessoal?
POR QUE PLANEJAR!.
  ORGANIZAÇÕES.
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
RECURSOS HUMANOS II PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Valor Consultoria Empresarial
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
CAPÍTULO 12 Liderança.
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Liderança e comprometimento com a equipe de trabalho
LIDERANÇA Profª Denise Ferreira.
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
MERCADO DE TRABALHO.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Como se tornar um Líder Servidor Autor: James C. Hunter
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
LIDERANÇA FIORELLI, José Osmir-psicologia para Administradores Cap.7.
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Administração de Recursos Humanos II
Liderança O que é liderança? Liderança é inata?
O que é Liderança? Liderança
1 DOCUMENTO INTERNO A E SSÊNCIA DA L IDERANÇA.
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
O Papel da Liderança no Desenvolvimento do Corpo de Cristo
Planejamento Organizacional Integrado
Novos parâmetros de Liderança.
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Liderança IFNMG.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
Tema 15 - LIDERANÇA: Estilos de liderança e Eficácia
A Liderança e seus Conceitos
Liderança e Comportamento Organizacional
Professor Douglas Pereira da Silva
Como Administrar na Sociedade Moderna
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
1.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
Velhos e Novos Perfis de Liderança
FIORELI, Psicologia para administradores, Atlas, SP, 2004
Habilidades e características do líder
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.
Transcrição da apresentação:

Capacidade de exercer influência sobre pessoas; LIDERANÇA Habilidade de inspirar confiança e apoio entre pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho; Capacidade de exercer influência sobre pessoas; Capacidade das pessoas de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente.

Diferença entre o líder e o gerente Visionário Passional Criativo Flexível Inspirador Inovador Corajoso Imaginário Experimental independente Gerente Racional Consultivo Persistente Solucionador de problemas Firme em seus pensamentos Analítico Estruturado Autoritário Sólido

Atributos pessoais X Resultados Liderança eficaz Atributos pessoais X Resultados

Traços e características da liderança Habilidades cognitivas: mental e do conhecimento. Mental: imaginação, criatividade, iniciativa, etc. Conhecimento: competência técnica e profissional. Traços: entusiasmo, confiabilidade, inteligência emocional, senso de humor.

Liderança e Administração Administração diz respeito ao enfrentamento da complexidade. A boa administração traz ordem e consistência por meio da elaboração de planos formais, do projeto de estruturas organizacionais rígidas e da monitoração dos resultados em comparação com os planos. A liderança, por outro lado, diz respeito ao enfrentamento da mudança. Os líderes estabelecem direções através do desenvolvimento de uma visão de futuro; depois, engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos.

Traços da Liderança Ambição e energia Desejo de Liderar Honestidade e Integridade Autoconfiança Inteligência Elevado automonitoramento Conhecimentos relevantes para o trabalho

Comportamento do Líder 4 comportamentos de liderança: O líder diretivo faz com os liderados saibam o que se espera deles, organiza o trabalho a ser feito e fornece instruções precisas sobre como as tarefas devem ser realizadas. O líder apoiador é amigável e demonstra sensibilidade às necessidades de seus subordinados.

Comportamento do Líder O líder participativo consulta os liderados e utiliza suas sugestões antes de tomar uma decisão. O líder orientado para a conquista estabelece as metas e espera que os liderados ofereçam o melhor desempenho possível. Os líderes são flexíveis e podem mostrar qualquer um desses comportamentos, ou todos eles, dependendo da situação.

Estilos de liderança Autocrático Democrático Laisse-faire. Qual o melhor estilo de liderança?

Estilo de liderança PATERNALISTA GERÊNCIA DE EQUIPE alto PATERNALISTA GERÊNCIA DE EQUIPE Preocupação com pessoas GERENCIA EMPOBRECIDA AUTORIDADE OBEDIÊNCIA baixo alto Preocupação com os serviços

COMO OS GERENTES PENSAM A LIDERANÇA PATERNALISTA: A ATENÇÃO CUIDADOSA ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS VISANDO A UM RELACIONAMENTO SATISFATÓRIO CONDUZ A UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A UM RÍTMO DE TRABALHO CORDIAIS E DESCONTRAÍDOS. GERÊNCIA EMPOBRECIDA: O USO DE MENOR ESFORÇO POSSÍVEL NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO É O BASTANTE PARA MANTER A PARTICIPAÇÃO ORGANIZACIONAL

AUTORIDADE/OBEDIÊNCIA: A EFICIÊNCIA DAS ATIVIDADES RESULTA DE MEDIDAS RELACIONADAS COM AS CONSIÇÕES DE TRABALHO NO SENTIDO DE QUE OS ELEMENTOS HUMANOS INTERFIRAM O MENOS POSSÍVEL. GERÊNCIA DO HOMEM ORGANIZACIONAL: O DESEMPENHO ADEQUADO DA ORGANIZAÇÃO SE TORNA POSSÍVEL PELO EQUILÍBRIO ENTRE AS NECESSIDADES DE REALIZAR O TRABALHO E A MANUTENÇÃO EM NÍVEL SATISFATÓRIO DA DISPOSIÇÃO DE ÂNIMO DS PESSOAS.

GERÊNCIA DE EQUIPE: A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DEPENDE DE PESSOAS NELE EMPENHADAS, A INTERDEPENDÊNCIA POR MEIO DE UM INTERESSE COMUM NA FINALIDADE DA ORGANIZAÇÃO CONDUZ A UM RELACIONAMENTO CONFIANTE E RESPEITOSO.

Não confundir liderança com ... Chefia Poder

Atributos do líder - Ele sempre se lembra dos nomes das pessoas. - Quando alguém faz um serviço bem feito, ele acha tempo para mandar um bilhete de congratulações. - Estava sempre sorrindo e isto animava todos - Ele nos deixa falar. - Tinha muita paciência e tolerância. - Ele respeita as nossas diferenças. - Quando a gente erra, ele sempre dá uma nova oportunidade. - É um sujeito em que se pode confiar. - Demonstra humildade, apesar de ter um cargo maior. - Ele chega cedo e cumprimenta a todos. - É acima de tudo muito humano.

Liderança instala-se pela emoção Existe forte componente emocional no exercício da liderança. Líderes são pessoas significativas para os liderados.

Características cognitivo comportamentais Habilidade Interpessoal Autoconhecimento Convicção Autoconfiança Quebra de paradigmas Visão holística

Comportamentos de líder Expansividade Inteligência Estabilidade Emocional Entusiasmo Ousadia Saber ouvir e falar Assertividade Sensibilidade Confiança Imaginação Espírito Crítico Senso de justiça Disciplina Dar e receber “feed back”

Resumindo Não esquecer jamais que você é um ser humano. E fundamentalmente lembrar que os outros, sejam ele, superiores, pares, conhecidos, amigos, parentes, ou subordinados... também são.

Alerta “Se o líder não deseja investir tempo e energia para ajudar o grupo a desenvolver-se, não é o caso, então, de se fazer uso do grupo”. (Schein)

PODER, POLÍTICA E INFLUÊNCIA O SIGNIFICADO DO PODER: O poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando resistem. FONTES DE PODER: cargo, amizade, parentesco, conhecimento, outros... CONSIDERAÇÕES ÉTICAS