CULTURA ORGANIZACIONAL

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Transcrição da apresentação:

CULTURA ORGANIZACIONAL ORIGEM DA PALAVRA cultura: LATIM – colere Significava – cultivo da terra na Roma antiga. ATUALMENTE: a necessidade de compreender as diferenças dos comportamento de grupos deu sentido a essa palavra.

O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL Crenças, valores, ideologias, hábitos, costumes, rotinas, rituais, ética e comportamentos que são determinantes do grupo. Essas palavras e imagens constituem lentes, por meio das quais é atribuído significados a realidade socialmente construída.

CULTURA ORGANIZACIONAL CONCEPÇÃO SOCIOLÓGICA Construção da realidade de determinado agrupamento social. Significados atribuídos pelos participantes de um grupo individualmente e assumidos pelos demais componentes. A CONSTRUÇÃO E A MANUTENÇÃO DA CULTURA PRESSUPÕEM QUE EXISTE UM COMPARTILHAMENTO DA REALIDADE SOCIAL DO GRUPO.

CULTURA ORGANIZACIONAL PERSPECTIVA PSICOLÓGICA Para gerar ou manter a cultura depende como o grupo a transmite. A cultura influência o comportamento humano. A diversidade cultural pode coexistir dentro do mesmo grupo. Ex: Brasil – diferenças culturais existem de região para região.

CULTURA ORGANIZACIONAL O conceito de CULTURA é utilizado para explicitar que diferentes grupos de pessoas têm formas distintas de aprender e dar significados e compartilhar essas aprendizagens. Para compreender o comportamento humano nas organizações, pois os valores pessoais influenciam no modo de agir e pensar nas organizações. A cultura está ligada ao processo de construção da realidade social, à necessidade de sobrevivência e ao modo como o grupo define o próprio estilo de adaptação a seu ambiente.

FUNDADORES E COLABORADORES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMO EMERGE A CULTURA FUNDADORES E COLABORADORES OS PIONEIROS TENTAM IMPLANTAR VISÃO COMPARTILHADA E UMA ESTRATÉGIA PARA A ORGANIZAÇÃO. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL A IMPLEMENTAÇÃO É BEM SUCEDIDA. OS FUNCIONÁRIOS SE COMPORTAM DE ACORDO COM OS VALORES COMPARTILHADOS E A ESTRATÉGIA DO EMPREENDIMENTO

RESULTADOS A ORGANIZAÇÃO BASEIA SEU SUCESSO NOS RESULTADOS FINANCEIROS E NOS INDICADORES DE DESEMPENHO CULTURA A CULTURA EMERGE E REFELTE A VISÃO, ESTRATÉGIA E AS EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO. ESSA CULTURA DESCREVE OS COMPORTAMENTOS QUE SÃO ACEITÁVEIS E INACEITÁVEIS E AS TRADIÇÕES QUE SERÃO MANTIDAS.

CULTURA ORGANIZACIONAL Algumas teorias consideram a cultura como sistema adaptativo, em que as culturas se constituem a partir de padrões comportamentais socialmente estabelecidos e transmitidos para adaptação do grupo. SISTEMA COGNITIVO: cultura é sistema de conhecimento, tudo que é necessário para alguém conhecer ou se comportar de maneira adequada ou aceitável.

A CULTURA COMO SISTEMA SIMBÓLICO Pode ser marcado também por aquilo que o grupo atribui de simbólico nas relações pessoais. Ex: chefe ou líder Fonte de expressão do inconsciente humano; valores básicos profundamente arraigados que influenciam e explicam os comportamentos e as formas de agir dos indivíduos e dos grupos.

PROCESSOS INCONSCIENTES Nessa concepção a cultura é conceituada como uma projeção ou expressão da infra-estrutura universal e inconsciente da mente humana. Exemplo: PROJEÇÕES FAMILIARES O que se espera das relações como: PAI, MÃE, IRMÃO, CONCEITO DE AMIGO...

PAPEL DA CULTURA NA ORGANIZAÇÕES Promover a adaptação da organização no ambiente tanto interno (aspectos socioemocionais dos membros do grupo) quanto externo (relação da organização com o ambiente externo). Transformar a organização em estrutura saudável, propícia a boas relações entre os líderes a colaboradores.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL SUBCULTURAS Compete às pessoas entenderem quais os valores a serem preservados, estimulados ou mudados. As organizações são vistas como um todo em processo de transformação e assimilação.  As pessoas criam diferentes vínculos e as mudanças acontecem também nas relações entre o coletivo e o individual. Portanto a cultura organizacional se constitui a partir uma rede de concepções e valores considerados inquestionáveis (numa delimitação temporal e espacial). Sem mudanças, a organização não muda, e possivelmente, não cresce.

CULTURA Modo típico de pensar, sentir e agir. É possível a mudança na cultura de uma empresa? História? Ou relações?

QUE ASPECTOS DA CULTURA VEMOS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS? PARA REFLETIR EM GRUPO