A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações

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Transcrição da apresentação:

A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações Joana Matos nº 257 Ricardo Sá nº 224 SIM 2º Semestre Gestão do Conhecimento

A Globalização trouxe mudanças radicais para a economia. Tornou o conhecimento no activo de produção mais importante do Terceiro Milénio.

O conhecimento é o produto das sociedades modernas, milhares de informações são divulgadas e estão acessíveis através de diversos meios a toda a sociedade global.

Ter controlo, facilidade de acesso e manter uma gestão integrada sobre essas informações passou a ser um diferencial, para atingir objectivos desejados.

Como controlar e gerir essa informação?

É necessário gerir o conhecimento de forma integrada e relacionada, através da Gestão do Conhecimento.

“A Gestão do Conhecimento abrange tanto a gestão da informação como a gestão das pessoas. O Conhecimento não pode ser gerido directamente – só a informação sobre o conhecimento das pessoas na organização pode ser gerida”.

Criada para facilitar e incentivar a aprendizagem e inovação fortalece os processos internos.

A Gestão do Conhecimento procura melhorar os serviços e produtos oferecidos aos clientes e a memória intelectual da organização.

Sonda os possíveis canais de produção de conhecimento relevante. Estabelece uma agenda positiva das estratégias e prioridades do conhecimento Gere os processos e caminhos que o saber percorre na instituição

O Conhecimento na organização

Incorpora muitas qualidades intangíveis: Experiência Julgamento Competência Lições aprendidas O que cada informação significa e que impacto terá

Uma vez captado, tem de ser moldado conforme os objectivos da empresa.

O Conhecimento é reconhecido como o activo estratégico mais importante de qualquer organização e é gerado a partir do tratamento adequado da informação.

Deve ser articulado, capturado, armazenado e reutilizado para importantes tomadas de decisão.

O conhecimento útil tem de ser estabelecido com um sistema que efectue a avaliação e o controlo da informação. Assegure a qualidade da informação disponibilizada para os que dela necessitam.

Identificar objectivos organizacionais

1º Passo – Identificar onde o Conhecimento: É criado? Existe? É necessário? 2º Passo – Determinar: Como será utilizado? Como flui através da organização e entre a organização e seus parceiros externos?

3º Passo – Compreender: A organização O seu funcionamento Sua estrutura e cultura As relações internas e externas As redes de comunicação formais e informais

Encontrar o ambiente de computação e a interface correcta juntamente com um alinhamento de todos os trabalhos de modo a converter o conhecimento dos trabalhadores em auto realização e em benefícios para as empresas, é o objectivo da Gestão do Conhecimento.

Como alcançar os objectivos organizacionais?

A qualidade das pessoas pode ser o diferencial competitivo num mercado globalizado: Com as suas capacidades O seu saber acumulado O conjunto das técnicas E métodos e procedimentos de gestão

As pessoas maximizam o desenvolvimento da organização Para se investir nos produtos e serviços Deve-se investir nas pessoas que os entendem e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. As pessoas maximizam o desenvolvimento da organização

As pessoas são fundamentais, na execução do trabalho, na qualificação, criatividade, inovação e parceria efectiva na perenidade do negócio. Pessoas não comprometidas com o negócio podem gerar a descontinuidade do negócio.

“As empresas se constroem através de pessoas e nunca serão maiores ou melhores que as pessoas que a compõe” (autor desconhecido)

Para uma boa gestão do conhecimento é fundamental que seja bem compreendido todo o processo de criação de conhecimento e os papéis de todas as pessoas envolvidas na sua criação.

Gestão de Conhecimento Os Sistemas de Gestão de Conhecimento

Codificam as informações e classificam-nas segundo o tipo de impacto, grau e qualidade que possa vir a ter no meio, bem como as formas que o meio utiliza como reacção.

Inclui: Bases de dados Documentos Políticas Procedimentos Experiência implícita e a experiência armazenada na cabeça de cada um dos membros da organização

É um processo: Sistemático Articulado Intencional

Apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

As organizações

São analisadas quanto ao que acontece no seu interior, em termos de fases, métodos e processos.

Muito do conhecimento envolvido nos seus processos é implícito e intangível.

Não está escrito e apenas existe na cabeça dos empregados. Pode estar escrito na forma de relatórios, documentação, de dificil reutilização e partilha.

Para que esse conhecimento possa realmente ser partilhado, reutilizado e gerido é necessário que seja escrito, de forma concreta, obedecendo normas adequadas aos objectivos da organização.

Um sistema de gestão do conhecimento deve permitir a fácil reutilização da informação. É constituída por uma memória viva, capaz de guardar todo o tipo de informação vital da organização. Mesmo quando os seus empregados chave se vão embora.

Um estudo revela que a maioria das pessoas mudam de emprego em busca de trabalhos mais desafiantes, respeito profissional e a possibilidade de influenciar a organização. pesquisa publicada pela Korn/Ferry International, Fórum Mundial de Economia de 2001 Davos, Suíça.

É preciso propiciar às pessoas novas formas de crescimento profissional e pessoal. As organizações bem sucedidas são as mais experientes em atrair, desenvolver e reter indivíduos com competências que trazer mais valor ao negócio.

“Antes do profissional e do produto, até mesmo da própria empresa, está a pessoa humana em todos os níveis, quem se descuida da pessoa, perde o profissional. A pessoa e o profissional são inseparáveis” (SILVA, 2004, p.1-2).

A Gestão do Conhecimento

Pode ser utilizado de inúmeras formas e varia desde simples reuniões para divulgação e análise, até as mais modernas que são fóruns e conferências pela Internet.

Mas o mais importante, é que tudo isso fique registado e acessível a todos na organização para consultar em qualquer altura.

Muitas organizações implementam estratégias de gestão do conhecimento com base em novas tecnologias e atribuem pouca importância à qualidade da informação e menos ainda às pessoas que geram o conhecimento.

Mas são as pessoas que trazem valor às organizações através de sua competência e interacção mútua Não devem ser consideradas como custos operacionais e sim, como fonte de receita.

O resultado acontecerá somente através das pessoas e da sua formação, elas serão os grandes diferenciais entre o sucesso ou insucesso de uma organização.