Gestão de conhecimento em organizações portuguesas

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Transcrição da apresentação:

Gestão de conhecimento em organizações portuguesas Realizado por : João Vítor Hugo Germano

Workshop Gerir conhecimento na prática Objectivos: Explorar iniciativas de gestão de conhecimento (GC)e aprendizagem organizacional (AO) Discutir ferramentas, métodos e actividades relacionadas Partilhar experiências de aplicação Identificar os obstáculos que se colocam e formas de os contornar Relacionar a GC e a AO com os sistemas de informação e as tecnologias de informação Perceber o impacto da iniciativas de GC e Ao Discutir a implantação da GC e da AO nas organizações portuguesas Analisar a cultura das organizações portuguesas e o seu impacto da GC e AO

No workshop participaram 10 pessoas de 9 organizações de vários sectores. Pela experiência da formadora existem os seguintes processos do conhecimento: Adquirir, partilhar, guardar, aceder, validar, auditoria, utilizar Na gestão de conhecimento nas organizações representadas, domina: - a falta de coordenação das actividades isoladas; - a existência de actividades que, embora na área da gestão de conhecimento, não são assim designadas; - a falta de objectivos claros; - a falta de apoio.

Actividade proposta Foi Proposto aos participantes que contassem histórias passadas nas suas organizações, criando assim uma imagem dos aspectos da GC nas organizações portuguesas: Intolerância Comunicação Acesso à informação; Burocracia; Facilitadores; Tempo; Liderança; Competências; Colaboração; Importância do contacto pessoal; Tecnologias Criatividade; Partilha de conhecimento; Redes / comunidades; Objectivos / visão.

Continuação da actividade Formados pequenos grupos para discutir 4 temas: Avaliação - (Métodos quantitativos de avaliação não satisfazem as necessidades dos programas de GC. Reina a cultura do elogia mútuo onde falta a coragem para uma discussão franca e aberta dos problemas. É vista como um mecanismo de controlo e não como suporte à melhoria contínua); Comunidades virtuais – (debateu-se sobre a importância do contacto presencial. Confiança é requisito da partilha e nada como olhar alguém nos olhos para a sua construção); Mudança de mentalidade – (Processo demorado. É importante que as organizações comuniquem aberta e honestamente, não criando falsas expectativas); Ligar a gestão de conhecimento aos objectivos de negócio – (Ligar a gestão de conhecimento aos objectivos da organização é fundamental. Discutiu-se o papel da liderança e a forma como pessoas com baixas qualificações se sentem incapazes de dar ideias).

Frases do Dia Ao longo do workshop os participantes foram apresentando algumas ideias que formaram depois as frases do dia: “Mudança é desconforto” “Partilhar e ensinar não é profissão, é vocação!” “A confiança gere-se e gere-se” “Dominar uma área de conhecimento sem saber partilhar é como guardar uma garrafa de bom vinho até morrermos!” “Partilhar é como fumar: à primeira custa, depois cria habituação…” “Humildade é um passo indispensável para aprender / conhecer” “Só partilhamos com pessoas, e não com títulos, instituições ou patentes!”

Conclusão No final os participantes ficaram satisfeitos pela franqueza dos seus colegas, pela discussão aberta e possibilidade de partilhar e aprender com experiências e frustrações semelhantes .