Integrando diferentes áreas de conhecimento

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Ano 01 Unidade 06 e Educação do Campo
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ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rotina na Alfabetização:
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Orientação Técnico-Pedagógica
Profa. Reane Franco Goulart
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Gerenciamento de Sala de Aula
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Etapas de uma sequência didática
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Projetos e Sequências Didáticas
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Matriz de avaliação processual
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Integrando diferentes áreas de conhecimento Unidade 6 Integrando diferentes áreas de conhecimento Anos 1, 2 e 3

O currículo e o conhecimento “(...) os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretadas em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe á nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas.” (LIMA, 2007, Unidade 6, Ano 1, p.7).

Currículo como instrumento de Formação Humana

Adaptado à realidade do aluno Ampla atuação do professor Currículo Aberto Adaptado à realidade do aluno Ampla atuação do professor

Como ensinar o conteúdo? “Uma abordagem interdisciplinar no tratamento da diversidade de temáticas relacionadas às diversas áreas do saber constitui, portanto, algo de extrema relevância e tal concepção propicia a concordância de que o tempo escolar não deve ser dividido por áreas de conhecimento.” (Unidade 6, Ano 1, p.9)

Como ensinar o conteúdo? “O movimento pela interdisciplinaridade coloca em seu horizonte imediato a integração em entre os saberes [...]. Arranjos curriculares afetam a seleção de conteúdos, metodologias de ensino, avaliação, etc. A interdisciplinaridade não é categoria de conhecimento, mas de ação.” (FAZENDA, 1995, Unidade 6, Ano 2, p.8)

Estratégias de Atuação Projeto didático Sequência didática

Recursos Didáticos Livros, jornais, revistas, computador, televisão, dentre outros suportes de texto Contos, lendas, tirinhas humorísticas, piadas, livros de imagem, quadrinhos, poesias, dentre outros gêneros textuais.

Gêneros textuais e práticas pedagógicas “É lícito lembrar que todas as nossas práticas de linguagem são viabilizadas por gêneros textuais diversos, que refletem nossas necessidades e intenções comunicativas, ou seja, o nosso querer dizer como locutor, nos termos de Bakhtin” (Unidade 6, Ano 3, p.7)

Alfabetizar letrando e as práticas pedagógicas “Segundo Soares (2003), alfabetização e letramento são processos distintos, de natureza essencialmente diferente, mas são interdependentes e indissociáveis [...]. É importante que as crianças participem de experiências variadas envolvendo a leitura e a escrita, por meio da diversidade de gêneros textuais, e que paralelamente desenvolvam as capacidades exigidas para a compreensão e apropriação do SEA.” (Unidade 6, Ano 1, p.11)

Projeto Didático “Essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia coletiva para o bom desenvolvimento do projeto.” (NERY, 2007, p.119; Unidade 6, Ano 1, p.15)

Características do Projeto Didático O projeto é uma proposta de intervenção pedagógica. É uma atividade intencional e social, que contempla um problema, objetivos e produtos concretos. Aborda conhecimentos em uso. Estimula cooperação, com responsabilidade mútua. Estimula autonomia e a iniciativa. Exige produção autêntica, resultante das decisões tomadas. Contempla a divulgação dos trabalhos. (Unidade 6, Ano 2, p.15)

O que um Projeto Didático precisa ter? AÇÃO PESQUISA EXPERIÊNCIA (conhecimentos prévios) PESQUISA PROBLEMATIZAÇÃO INTENCIONALIDADE

Ainda sobre o Projeto Didático “(...) é importante ressaltar que os diferentes componentes curriculares só devem ser integrados ao projeto na medida em que colaborarem para que se chegue aos produtos planejados. Não é necessário que todos os componentes curriculares sejam contemplados.” (Unidade 6, Ano 2, p.16)

Sequência Didática “[...] consiste em um procedimento de ensino, em que um conteúdo específico é focalizado em passos ou etapas encadeadas, tornando mais eficiente o processo de aprendizagem.” (Unidade 6, Ano 1,p.27)

Esquema da Sequência Didática Apresentação da situação – o professor expõe aos alunos a tarefa oral ou escrita a ser realizada. Produção inicial (oral ou escrita) – permite ao professor avaliar os conhecimentos que os alunos têm sobre o gênero textual proposto e que capacidades precisam ser desenvolvidas. Módulos – atividades e tarefas em que os alunos aprimoram domínio do gênero textual em estudo. Produção Final – essa produção final serve para avaliar os progressos e conhecimentos adquiridos (SCHNEUWLY, DOLZ E COLABORADORES, 2004, Unidade 6, Ano 1, p.29)

Para o encaminhamento dos módulos Problematização do trabalho – o professor fornece recursos para os alunos entenderem o gênero textual; planejamento do texto, ou seja, definir o que será dito e o modo como será dito; realização do texto, isto é, escolha da linguagem mais apropriada ao texto. Variações de atividades e exercícios – atividades de observação e análise de textos; atividades em que se concentra em um aspecto específico do gênero textual em estudo. Capitalização de aquisições – o professor lista e registra o desenvolvimento dos alunos em relação aos conhecimentos, propondo outras atividades e organização dos alunos na sala. (SCHNEUWLY, DOLZ E COLABORADORES, 2004, Unidade 6, Ano 1 ,p.30-31)

Ainda sobre Sequência Didática Marcuschi (2008) destaca que a abordagem da Sequência Didática favorece o trabalho com produção textual como atividade situada em contexto de vida dos sujeitos, pois a seleção dos gêneros precisa estar relacionada à vida real. (Unidade 6, Ano 3, p.23)

Referências BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejando a alfabetização - integrando diferentes áreas do conhecimento: projetos didáticos e sequências didáticas: ano 01: unidade 06. Brasília: MEC, SEB, 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento: ano 02: unidade 06. Brasília: MEC, SEB, 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares: ano 03: unidade 06. Brasília: MEC, SEB, 2012.