Edificações no Rio de Janeiro Total de edificações na cidade 875 mil Edificações sujeitas à autovistoria: 270 mil * Fonte: IBGE ** ** Estimativa com base.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
Advertisements

O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
RESOLUÇÃO Nº 437 DE 27 DE NOVEMBRO DE 1999
- MANUAIS OPERACIONAIS-
Padronização da conceituação terminológica
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
Secretaria Municipal de Licenciamento
Apresentação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL)
Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB
2009.
Comentários sobre Lei de Autovistoria
SEMINÁRIO TÉCNICO – CREA-RS Aprimoramento da Legislação Municipal
CREA-RO Defesa registro de ART com garantia de qualidade.
Secretaria da Habitação
Gestão para Resultados
Riscos das Edificações
Cenário da Construção Civil
Domicílio Eletrônico Habilitado É sua empresa conectada com a Sefaz
Principais Tecnologias – NF-e
Bom dia! Impactos da norma nos projetos de arquitetura e urbanização
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
COHAB/SC.
Projeto Cidadania.
SIMBRACS 2013 COMPRAS GOVERNAMENTAIS Brasilia, 13 de novembro de 2013.
X Encontro de Gestores Sociais e Primeiras Damas 2011
Rio Mulher.
SEMINÁRIO TÉCNICO – CREA-RS Aprimoramento da Legislação Municipal
José Alberto Ribeiro Carvalho
V SEMINÁRIO – LEI DE AUTOVISTORIA E LTVP
EDITAL DE CONVITE Nº 004/2013 Audiência Pública
Regulamentação dos Instrumentos do Plano Diretor Secretaria Municipal de Urbanismo.
O ciclo virtuoso das Normas Técnicas. Engenheiro Civil e Advogado ROBERTO LIRA DE PAULA.
A Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), coordenada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), tem por finalidade capacitar trabalhadores em.
Autovistoria no Rio de Janeiro por Alexandre Corrêa.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
A importância do manual de uso, operação e manutenção das edificações
Reforma em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas – Requisitos
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Planejamento e Controle e obras
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Secretaria Nacional de Habitação
AUTOVISTORIA 14/11/2013.
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA
4ª Conferência das Cidades 2009
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
1) conceito de legislação de trânsito é:
INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 01/11 Procedimentos administrativos
Printed SMH 8 de dezembro de Agenda Visão 2020 Objetivos de Governo Diretrizes setoriais Metas setoriais Projetos
Riscos das Edificações Principais Ocorrências - Sistema elétrico inadequado - Obras sem orientação técnica - Intervenções inadequadas.
MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS.
O Papel das Agências Reguladoras Perante os Planos Municipais de Saneamento Básico Desatualizados.
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
Procedimentos legais antes da iniciação de uma obra
Transcrição da apresentação:

Edificações no Rio de Janeiro Total de edificações na cidade 875 mil Edificações sujeitas à autovistoria: 270 mil * Fonte: IBGE ** ** Estimativa com base nas informações do IBGE *

Riscos das Edificações Em pesquisa com 95 ACIDENTES, noticiados em jornais, no período de NOVEMBRO de 1990 e ABRIL de 2004, obtivemos os seguintes resultados:

A Lei de Autovistoria: abordagem lógica Decreto De 11 de julho de 2013 Regulamenta as duas Leis. LC 126/13 Lei Municipal de 26 de março de 2013 Lei 6400/13 Lei Estadual de 05 de março de 2013

A Lei de autovistoria pontua as responsabilidades... Responsabilidades bem definidas: Reafirma o papel principal dos responsáveis pelas edificações na vistoria e manutenção dos prédios. A Prefeitura atua como Integradora entre as partes envolvidas: A fiscalização não é a ação preponderante no processo.

... e gera diversos benefícios Valorização dos Imóveis para os proprietários: A Autovistoria representa, na prática, um selo de qualidade da edificação. Redução dos Riscos para os cidadãos: Problemas avaliados e tratados da forma correta por profissionais habilitados. Benefícios para Administradores e Síndicos: Mercado de fornecedores mais bem preparado; maior transparência das ações da administração; mais subsídios para tomada de decisão.

Responsável Pelo imóvel Responsável Técnico Contrata a Vistoria Laudo Técnico Responsável Pelo imóvel Comunicado de Realização da Vistoria Confirmação ARTs / RRTs Estabelecemos Processos simples e pragmáticos

O Responsável pelo Imóvel Entende -se como responsável pelo imóvel o Condomínio, representado pelo síndico ou administrador, o proprietário ou ocupante do imóvel a qualquer título.

Abrangência da Autovistoria Estão obrigadas a realizar a Vistoria Técnica todas as edificações da Cidade exceto: - Edificações Unifamiliares e bifamiliares - Edificações nos primeiros cinco anos após o habite-se - Edificações com até 2 pavimentos e menos de 1000m² - Edificações situadas em áreas de Especial Interesse Social

Realização da Vistoria Técnica A vistoria técnica deverá ser efetuada por engenheiro ou arquiteto ou empresa habilitados no CREA ou CAU.

O Profissional elaborará Laudo Técnico atestando as condições de conservação, estabilidade e segurança da edificação. O Laudo deverá ser obrigatoriamente acompanhado da ART ou RRT. Laudo Técnico

O responsável pelo imóvel deverá dar publicidade do laudo aos condôminos e arquivá-lo por no mínimo 20 anos em local de fácil acesso. Laudo Técnico

O Responsável pelo Imóvel enviará à Prefeitura, através de formulário online, o Comunicado de Realização da Vistoria Técnica, indicando a adequação da edificação ou a necessidade de realização das obras de reparo. Comunicado de Vistoria Técnica

Obras de Reparo Quando o laudo técnico indicar a necessidade de obras de reparos na edificação, o prazo estipulado para realização das obras deverá ser comunicado à Prefeitura. As obras deverão ser previamente licenciadas na Secretaria Municipal de Urbanismo e acompanhadas por um arquiteto ou engenheiro.

Laudo Técnico Complementar Após a conclusão das obras de reparos será elaborado laudo técnico complementar que ateste que o imóvel se encontra em condições adequadas de conservação, estabilidade e segurança, que deverá ser comunicado à prefeitura.

Prazos para Comunicado O prazo para envio do primeiro comunicado é 01/07/2014. As vistorias deverão ser realizadas com intervalo máximo de 5 anos.

Obras nas unidades Obras internas nas unidades que possam modificar a estrutura do prédio, deverão ser obrigatoriamente comunicadas ao responsável pelo prédio e realizadas com o acompanhamento de arquiteto ou engenheiro.

Modelo de Fiscalização A fiscalização será feita por amostragem considerando prioritariamente: - Idade das edificações - Áreas que concentrem edificações de grande porte - Principais eixos de circulação de pedestres e veículos - Áreas de Proteção do Ambiente Cultural - A agressividade ambiental conforme definido na NBR 6118.

Atividades Realizadas: - 15 palestras Realizadas – SINDUSCON, CAU, Clube de Engenharia, SECOVI, ABADI, Instituto de Engenharia Legal, COMPUR, SEARJ, Sociedade de Amigos de Copacabana. - Participação no curso de vistoria técnica do Instituto de Engenharia Legal. - Esclarecimento de dúvidas através da Ouvidoria e do Disseminação

Estatísticas avisos recebidos

Estatísticas Avisos por Bairro (dez maiores) Avisos por qtde pavimentos (dez maiores)

1- Formação e equilíbrio dos preços de mercado para Vistoria Técnica 2- Oferta de profissionais qualificados para atender a demanda 3- Desenvolvimento de abordagem técnica e normatização da Vistoria 4- Interrelação com serviços de concessionárias (Luz, Gás, Água e Esgotos) 5- Cumprimento dos prazos previstos em lei 6- Procedimentos em conjuntos habitacionais de baixa renda 7 - Abordagem para imóveis públicos municipais Principais Desafios

Acesso ao sistema: