Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Advertisements

Organização Curricular da Escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
2º encontro – Professores Maio de 2012
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dominando as práticas pedagógicas
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
O que é ensinar história?
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Inclusão que bicho é esse?
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
Orientações sobre o Estágio II
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche Acadêmicas Bolsistas: Cerena Bonomini Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coord. Institucional: Clarice Pires de Carvalho Supervisora: Fátima. P. Bastiani

Portfólio: Mês de Novembro

Sumário Introdução..................................................................4 Objetivos Específicos................................................5 Processo de Investigação.........................................6 Reflexão e análise......................................................8 Referências.................................................................10

Introdução No mês de novembro o foco foi a apresentação dos slides referentes as cinco regiões do Brasil, com o intuito de introduzir para as crianças cada região: sua bandeira, relevo, economia, comidas típicas, festas populares, vocabulário, pontos turísticos, enfim, suas peculiaridades A partir destas apresentações proporcionamos às crianças momentos diferenciados com jogos referentes ao tema sobre as regiões representadas.

Aplicamos os jogos conforme o planejado no mês anterior Aplicamos os jogos conforme o planejado no mês anterior. Como finalidade, observamos se realmente os alunos conseguiam se relacionar com os devidos grupos de maneira que todos soubessem interagir no grupo. Para a aplicação, utilizamos os seguintes jogos: Jogo da memória, quebra-cabeça, dominó, tabuleiro e baú das palavras. Além das aplicações continuamos a elaborar o projeto escrito, tendo como base todos os encontros e leituras, afim de aprofundar ainda mais nossos conhecimentos e aprendizagens para uma boa ação.

Objetivos específicos Apresentar os slides de cada região; Preparar o espaço para aplicação dos jogos; Elaborar o projeto escrito, relatando todos os procedimentos concretizados até a presente data; Agendar um horário propício com as professoras do 1º e 2º ano para a aplicação dos jogos; Aplicar os jogos com os alunos;

Processo de Investigação De acordo com o nosso planejamento conseguimos finalizar a apresentação dos slides das regiões e aplicar os jogos para as turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental, continuamos a parte escrita dos relatórios visando relatar tudo o que foi abordado nas ações deste mês. A todo o momento ambas as turmas mostram-se muito participativas, interagindo e nos relatando tudo o que sabiam sobra o local apresentado, bem como fazendo assimilação de outros lugares e experiências vividas.

Reflexão e Análise Após as ações e estudos percebemos o quanto foi importante nossa interação tanto com as professoras quanto os alunos, pois a relação dos alunos nas atividades em grupo são importantes para o seu desenvolvimento social. Conseguimos alcançar os objetivos propostos para este mês, visando a interação dos alunos ao seguir as regras dos jogos, esperando a sua vez e respeitado a vez do colega. Como os jogos foram trazidos para o ambiente externo da escola, os alunos foram orientados a manterem-se organizados e bastante participativos.

As professoras, desde o início da aplicação, demonstraram interesse em participar das atividades junto com a turma, e também orientando os alunos a seguir as regras da instituição. Ao darmos continuidade nas apresentações, foi relembrado com os alunos sobre as apresentações das outras regiões, a maioria da turma conseguiu relacionar as regiões apresentadas anteriormente. Durante as apresentações, algumas crianças argumentaram que eram daquela determinada região; por exemplo: Bahia São Paulo, Etc. Os alunos participaram e perguntavam sobre o que estava sendo aplicado.

Os jogos foram separados no espaço do pátio da escola, cada jogo foi organizado em grupo para quatro ou cinco crianças. Iniciamos a aplicação dos jogos, conversando com os alunos a respeito das regras e alguns combinados. Após, organizamos os alunos em fila para que pudéssemos organizar grupos de alunos em cada jogo.

“Percebemos também que os alunos gostaram mais do jogo de tabuleiro, pelo fato deste jogo conter um dado grande, e também porque as crianças poderiam se dispersar mais. Neste jogo, as pibidianas pediam aos alunos que falassem os números das casas que fossem pular em voz alta, estimulando a fala.” “Percebemos que, conforme a professora havia nos relato, os alunos possuem bastante dificuldades de relacionamento diante dos jogos, com certos momentos de discussão, brigas e intrigas. Porém, conseguimos manter o controle da situação e interferindo quando preciso.”

Observamos que as crianças mostraram muito interesse por se tratar de algo diferente de seu cotidiano atual. Logo na entrada , quando nos viam logo enfatizavam “Oba, hoje tem aula com as outras professoras”. Deste forma, podemos perceber que em alguns aspectos as dificuldades não estão nas aprendizagem das crianças, mais sim na maneira com que os conteúdos são disponibilizados. Não nos é mais permitido, como educadores seguir apenas modelos sistematizados, mais sim levarmos em consideração a realidade de nossos alunos, e perceber a maneira mais propicia de ensinar, para a construção de uma aprendizagem mais significativa.

Torna-se cada vez mais necessário um fazer educativo que ofereça múltiplos  caminhos e alternativas, distanciando-se do discurso monológico da resposta certa, da sequência linear de conteúdos, de estruturas rígidas dos saberes prontos, com compromissos renovados em relação à flexibilidade, à interconectividade, à diversidade e à variedade, além da contextualização no mundo das relações sociais e de interesses dos envolvidos no processo de aprendizagem (LITTO, 1997-98 apud COSCARELLI, 2003, p.23) São estes múltiplos caminhos, essas diferentes oportunidades que temos que oferecer para nossos alunos, em busca de uma educação de qualidade como todos nós almejamos.

Referências GARCIA, Dirce Maria Falcone. Diversidade Cultural, Conflitos E Educação: Algumas Reflexões Teóricas. Revista de Educação PUC-Campinas: Campinas. n. 10. p. 40-46. Junho, 2001. COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.