Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem
ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Teoria na Prática Construção flexível do processo de aprendizagem dos nossos alunos ─Itinerário formativo Aprendizado na perspectiva do desenvolvimento de competências – processos e resultados
ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Produção, utilização, reutilização Mobilidade dos processos pedagógicos ─Seja na construção dos cursos, seja na formação dos docentes ─Retroalimentação – constante avaliação dos processos de aprendizagem Produções disponíveis – As quatro gerações de EAD –Reutilização - Produtos adaptáveis à diferentes mídias –Programa de rádio Sintonia Sesc-Senac - Cerca de 500 programas, em 10 anos de produção –Produção sonora de séries temáticas Ex: Boas Práticas – Segurança no preparo de alimentos Novas produção –Demandas - DRs –Percepção de necessidades
ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Escolha dos atores Assessores Técnicos ─Consultores externos – quando necessário ─Assessores pedagógicos - Especialistas dos Eixos Tecnológicos ─Especialistas em TI Produtores de mídias digitais ─Estúdio – Som e vídeo ─Diretor de produção, Diretor de estúdio, roteirista, produtor, camera-men, editor de imagem, editor de som, sonoplasta ─Programadores visuais – ─Disponibilização – Espaço Digital - Repositórios de Objetos de Aprendizagem
ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Desdobramento Inclusão de novos atores a)Educomunicador b)Docentes do Sistema Senac Participação dos docentes na validação dos roteiros
ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac a) Educomunicador ─Assessor técnico com competências na área de Comunicação e Educação Ampliação nas interfaces de uso das ferramentas de mídia nos contextos de aprendizagem ─Podcasts, mídias sociais, web conferências, chats etc. Adequação de linguagem Facilidade no acompanhamento da produção - Knowhow “ O Campo da Educomunicação é compreendido, portanto, como um conjunto de ações que permitem que educadores e estudantes desenvolvam um novo gerenciamento, aberto e rico, dos processos comunicativos dentro do espaço educacional e de seu relacionamento com a sociedade. (...) incluiria não apenas relacionamentos de grupos (a área da comunicação interpessoal), mas também atividades ligadas ao uso de recursos de informação no ensino-aprendizagem (a área das tecnologias educacionais), bem como o contato com os meios de comunicação de massa (área da educação para os meios de comunicação) e seu uso e manejo (área de produção comunicativa).” (Ismar Soares - “Contra a violência: experiências sensoriais envolvendo luz e visão” in A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo, Cortez, Brasília, Unesco, 2002.) “ O Campo da Educomunicação é compreendido, portanto, como um conjunto de ações que permitem que educadores e estudantes desenvolvam um novo gerenciamento, aberto e rico, dos processos comunicativos dentro do espaço educacional e de seu relacionamento com a sociedade. (...) incluiria não apenas relacionamentos de grupos (a área da comunicação interpessoal), mas também atividades ligadas ao uso de recursos de informação no ensino-aprendizagem (a área das tecnologias educacionais), bem como o contato com os meios de comunicação de massa (área da educação para os meios de comunicação) e seu uso e manejo (área de produção comunicativa).” (Ismar Soares - “Contra a violência: experiências sensoriais envolvendo luz e visão” in A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo, Cortez, Brasília, Unesco, 2002.)
ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac b) Docentes do Sistema Senac ─Participação dos docentes do segmento de enfermagem na validação dos roteiros Valorização do cotidiano profissional Alinhamento de saberes – Contato direto com as experiências profissionais
ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Resultados 1º grande produção de ODA –Projeto “Cuidados de Enfermagem” - Curso de aperfeiçoamento para o Segmento de Saúde – Técnico em Enfermagem Modelo de Roteiro –Números: 18 Módulos temáticos – independentes - utilização em diferentes cursos e contextos de aprendizagem Subdivisão em cerca de 180 roteiros Roteiros aprovados153
Perspectivas Expansão para outros eixos tecnológicos Formação dos docentes para uso dos objetos de aprendizagem Produção de objetos de Aprendizagem no Senac ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA
OBRIGADA! Contato: Ramal: (21)