Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Interface no Ambiente VIAS K
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Contexto de Educação a Distância
Aprender ao Longo da Vida
Formação por competências
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Ministério da Educação
Informática na Educação
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Escolhendo o nosso Futuro
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Conceitos e Gerações de EAD
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Novas Tecnologias a Serviço da Aprendizagem
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Municipal de Educação
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Informática na Educação
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Transcrição da apresentação:

Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem

ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Teoria na Prática Construção flexível do processo de aprendizagem dos nossos alunos ─Itinerário formativo Aprendizado na perspectiva do desenvolvimento de competências – processos e resultados

ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Produção, utilização, reutilização Mobilidade dos processos pedagógicos ─Seja na construção dos cursos, seja na formação dos docentes ─Retroalimentação – constante avaliação dos processos de aprendizagem Produções disponíveis – As quatro gerações de EAD –Reutilização - Produtos adaptáveis à diferentes mídias –Programa de rádio Sintonia Sesc-Senac - Cerca de 500 programas, em 10 anos de produção –Produção sonora de séries temáticas Ex: Boas Práticas – Segurança no preparo de alimentos Novas produção –Demandas - DRs –Percepção de necessidades

ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Escolha dos atores Assessores Técnicos ─Consultores externos – quando necessário ─Assessores pedagógicos - Especialistas dos Eixos Tecnológicos ─Especialistas em TI Produtores de mídias digitais ─Estúdio – Som e vídeo ─Diretor de produção, Diretor de estúdio, roteirista, produtor, camera-men, editor de imagem, editor de som, sonoplasta ─Programadores visuais – ─Disponibilização – Espaço Digital - Repositórios de Objetos de Aprendizagem

ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Desdobramento Inclusão de novos atores a)Educomunicador b)Docentes do Sistema Senac Participação dos docentes na validação dos roteiros

ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac a) Educomunicador ─Assessor técnico com competências na área de Comunicação e Educação Ampliação nas interfaces de uso das ferramentas de mídia nos contextos de aprendizagem ─Podcasts, mídias sociais, web conferências, chats etc. Adequação de linguagem Facilidade no acompanhamento da produção - Knowhow “ O Campo da Educomunicação é compreendido, portanto, como um conjunto de ações que permitem que educadores e estudantes desenvolvam um novo gerenciamento, aberto e rico, dos processos comunicativos dentro do espaço educacional e de seu relacionamento com a sociedade. (...) incluiria não apenas relacionamentos de grupos (a área da comunicação interpessoal), mas também atividades ligadas ao uso de recursos de informação no ensino-aprendizagem (a área das tecnologias educacionais), bem como o contato com os meios de comunicação de massa (área da educação para os meios de comunicação) e seu uso e manejo (área de produção comunicativa).” (Ismar Soares - “Contra a violência: experiências sensoriais envolvendo luz e visão” in A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo, Cortez, Brasília, Unesco, 2002.) “ O Campo da Educomunicação é compreendido, portanto, como um conjunto de ações que permitem que educadores e estudantes desenvolvam um novo gerenciamento, aberto e rico, dos processos comunicativos dentro do espaço educacional e de seu relacionamento com a sociedade. (...) incluiria não apenas relacionamentos de grupos (a área da comunicação interpessoal), mas também atividades ligadas ao uso de recursos de informação no ensino-aprendizagem (a área das tecnologias educacionais), bem como o contato com os meios de comunicação de massa (área da educação para os meios de comunicação) e seu uso e manejo (área de produção comunicativa).” (Ismar Soares - “Contra a violência: experiências sensoriais envolvendo luz e visão” in A criança e a mídia: imagem, educação e participação. São Paulo, Cortez, Brasília, Unesco, 2002.)

ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac b) Docentes do Sistema Senac ─Participação dos docentes do segmento de enfermagem na validação dos roteiros Valorização do cotidiano profissional Alinhamento de saberes – Contato direto com as experiências profissionais

ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA Produção de objetos de Aprendizagem no Senac Resultados 1º grande produção de ODA –Projeto “Cuidados de Enfermagem” - Curso de aperfeiçoamento para o Segmento de Saúde – Técnico em Enfermagem Modelo de Roteiro –Números: 18 Módulos temáticos – independentes - utilização em diferentes cursos e contextos de aprendizagem Subdivisão em cerca de 180 roteiros Roteiros aprovados153

Perspectivas Expansão para outros eixos tecnológicos Formação dos docentes para uso dos objetos de aprendizagem Produção de objetos de Aprendizagem no Senac ATORES NA CONSTRUÇÃO DE ODA

OBRIGADA! Contato: Ramal: (21)