TRABALHO EM EQUIPE
TRABALHO: Aplicação das atividades físicas ou intelectuais, serviço, esforço. Exercício . Obra feita ou em via de execução. Discussões ou deliberações(de uma corporação), empreendimentos. Aflições, cuidados. (Aurélio). É uma atividade social, parte essencial da vida do homem, sendo ele muitas vezes quem define o papel de um indivíduo na sociedade. Desvalorização do trabalho – regime de escravidão no Brasil – contribuiu p/ desvalorizar a natureza do trabalho. Século XX a valorização começa a evoluir de forma positiva.
MUNDO HOJE: DE MUDANÇAS PERMANTENTES... Ambiente competitivo Reflexos nas necessidades, opiniões e preferências dos clientes Nos tipos de clientes Nos produtos ou serviços Nas formas de operar Nas formas de vender (internet) Na forma de comprar (internet) NOS PARAMETROS DE SUCESSO
O “poder” mudou da mão da empresa para a mão do cliente. Uma das grandes revoluções foi justamente no Mercado (marketing e vendas). O “poder” mudou da mão da empresa para a mão do cliente.
E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços. A cada dia que passa os produtos ficam mais similares em termos de tecnologia e preços. O diferencial estará, portanto, na capacidade da EMPRESA em ser diferente. E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços. E os SERVIÇOS são realizados por PESSOAS
Assim, numa empresa todos temos que ser “vendedores” Assim, numa empresa todos temos que ser “vendedores”. Todos temos que ter consciência de que a sobrevivência e o sucesso da empresa depende de cada um de nós;
Aprendizado Permanente O mundo é do tamanho do seu conhecimento. Aprendizado Permanente 04 Prof. Ivanildo Macêdo 7
DA FORÇA INDIVIDUAL PARA A FORÇA DA EQUIPE MAIS DO QUE A SOMA INDIVIDUAL DE ESFORÇOS O DIFERENCIAL ESTA NA “FORÇA DO TRABALHO EM EQUIPE”
A contribuição das pessoas para o sucesso do negócio A busca por resultados incentiva o profissional a extrapolar seus níveis clássicos de desempenho
DESAFIO COMPATIBILIZAR: NECESSIDADES INDIVIDUAIS NECESSIDADES DAS EMPRESAS
REALIDADE: CONHECER AS FORÇAS QUE ME MOVEM NÃO SER PRISIONEIRO NÃO FICAR ACORRENTADO...
GANHA X PERDE GANHA X GANHA RELAÇÕES HOJE QUEBRA DE PARADIGMAS: GANHA X PERDE PARA O PARADIGMA DO GANHA X GANHA
A FORÇA QUE FAZ A DIFERENÇA: TRABALHO EM EQUIPE
EQUIPES – Estamos Preparados? "Reunir-se é um começo, ficar juntos é progresso e trabalhar juntos é sucesso" Henry Ford
TRABALHO EM EQUIPE COMO FATOR COMPETITIVO Otimizar o Desempenho GARANTE O SUCESSO ORGANIZACIONAL FORMAS DE SE MANTER INOVADORA E COMPETITIVA SATISFAÇÃO DO CLIENTE MELHORIA DA PRODUTIVIDADE REDUÇÃO DE CUSTOS CUMPRIMENTO DE PRAZOS OBTENÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS ESTÃO ANCORADOS AO DESEMPENHO DAS PESSOAS
NOSSAS RELAÇÕES SENTIDO DE COMPLEMENTARIEDADE CADA UM É SINGULAR, ÚNICO E VITAL PARA O PROCESSO E RESULTADO FINAL. SOMOS COMO QUEBRA-CABEÇA UMA DAS PARTES QUE COMPÕE O TODO SE FALTAR UMA DELAS COMPROMETE O CONJUNTO E FAZ DIFERENÇA NO RESULTADO FINAL
Atitude Conhecimento Habilidade Bases para o Sucesso – O Triângulo do Êxito Atitude Habilidade Conhecimento
O QUE MOVE AS EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO? C H A C onhecimentos H abilidades e A titudes
INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS COMO QUEREMOS PRODUTIVIDADE SEM: Felicidade Disponibilidade Paz Comprometimento Amor Integração Cooperação
INDIVIDUALISMO COOPERAÇÃO
FORÇAS DE UM GRUPO: A BAGAGEM DE MÃO – É A DIMENSÃO INTRAPESSOAL - AQUILO QUE APRENDI NA MINHA FAMILIA, ESCOLA, SOCIEDADE, ESTA DIMENSÃO ELA SE MANIFESTA QUANDO NOS RELACIONAMOS. O NIVEL INTERPESSOAL REVELA A FORMA COMO ME RELACIONO COM AS PESSOAS – É AQUELE COLORIDO PRÓPRIO QUE CADA UM CONSEGUE DAR AS SUAS RELAÇÕES, FORMA SINGULAR QUE CADA UM TEM DE CONVIVER COM AS PESSOS A SUA VOLTA. AS PESSOAS ME CONVIDAM OU NÃO PARA ESTARMOS JUNTOS. GRUPOS ADQUIREM PERSONALIDADE PRÓPRIA UM JEITO DE FUNCIONAR E CADA UM DO GRUPO CONTRIBUI DIRETAMENTE PARA ESTA PERSONALIDADE.
A CAPACIDADE DE CONSTRUINDO JUNTOS
O QUE REPRESENTA MESMO TRABALHAR E CONVIVER EM EQUIPE?
PONTOS RELEVANTES CONFIANÇA ABERTURA AUTENTICIDADE COMPROMETIMENTO ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS COLABORAÇÃO VALORES
CONFIANÇA: A relação de desconfiança leva as pessoas necessidade de “controlar tudo”. A desconfiança é acumulativa – performance de alto nível exige confiança. A CONFIANÇA é a “graxa” que traz sincronia entre as pessoas. Quando você trai a confiança ela cessa. A gente confia em quem pula junto. Nós sabemos como pular com a NOSSA EMPRESA? A empresa sabe como pular com a gente? Quando há pouco controle e muita confiança, a tendência é que as pessoas se sintam seguras e produzam melhores resultados.
CONFIANÇA: É A GRAXA DOS RELACIONAMENTOS É O QUE GARANTE SINCRONIA
DIMENSÕES DA CONVIVENCIA HUMANA: COMO TRABALHAR BEM COM AS OUTRAS PESSOAS? COMO PERCEBER OS SENTIMENTOS E AS NECESSIDADES DO OUTRO? COMO ENTENDER E FAZER-ME ENTENDER? POR QUE AS PESSOAS PERCEBEM A MESMA SITUAÇÃO DE FORMAS DIFERENTES?
RELAÇÕES INTERPESSOAIS; “ O TRABALHO EM EQUIPE SÓ TERÁ EXPRESSÃO REAL E VERDADEIRA, SE QUANDO OS MEMBROS DO GRUPO DESENVOLVEREM SUA COMPETENCIA INTERPESSOAL”. FELA MOSCOVICI
AÇÕES QUE DESENVOLVEM O ESPIRITO DE EQUIPE REFORÇAR LAÇOS AFETIVOS ENCORAJAR A “ABERTURA PESSOAL” AUMENTAR A CONFIABILIDADE ESTIMULAR A COOPERAÇÃO DESENVOLVER A AUTONFIANÇA LEGITIMAR AS LIDERANÇAS APRIMORAR A RESOLUÇÃO COLETIVA DE PROBLEMAS FAÇA-OS COMPREENDER SEU PAPEL AJUDE A ENTENDER A MISSÃO INCREMENTE A COMUNICAÇÃO SOBRE O QUE AFETA SUA EFICIENCIA PERMITA MAIOR COLABORAÇÃO E INTERDEPENDENCIA AUMENTE A CAPACIDADE DE TRABALHOS INTER-GRUPAIS (romper com a competição)
COMO SE TORNAR UMA EQUIPE NOTA DEZ: DEPENDE FUDALMENTALMENTE DA NOSSA POSTURA COMPORTAMENTOS POSITIVOS E DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL
AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS: VALORES CONCEITOS PRECONCEITOS CRENÇAS GOSTOS PREFERÊNCIAS ESTILOS ESTÃO PRESENTES E INTERFERINDO NO RELACIONAMENTO E NOS RESULTADOS DOS TRABALHOS.
DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A PRODUTIVIDADE Necessidades, Interesses e Habilidades = FORÇA INDIVIDUAL MESMA SITUAÇÃO Podem gerar reações ou atitudes variadas É POR MEIO DA CLARA PERCEPÇÃO DESSAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS QUE SE PODE ALCANÇAR MAIOR PRODUTIVIDADE NA OPERACIONALIDADE DAS EQUIPES.
QUAL O DESAFIO? QUE AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS CONTRIBUAM NO APRIMORAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS INTEGRANTES, COM RESULTADOS POSITIVOS. INCENTIVAR O CRESCIMENTO INDIVIDUAL DE FORMA SAUDÁVEL Que se some e seja agregado ao nosso potencial o potencial do outro. CRESCIMENTO HARMONICO E INTEGRADO REQUER PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EFICIENTE.
CUIDADO COM A:
O QUE DISTINGUE GRUPO DE UMA EQUIPE GRUPO= Pessoas Reunidas (Se encontrar final de tarde para bater papo, organizar uma excursão – interesse maior viajar/diminuir custos. Sem grandes interesses com o objetivo. No mesmo lugar – viagem destino – mas temos objetivos diferentes. Cada um tem a sua própria visão do passeio e tentará torná-lo realidade. Objetivo aqui pode ser diferentes dependendo dos interesse de cada um) Os espectadores da peça teatral ou do filme não formam um grupo, mas o elenco da peça, ou o bilheteiro, o controlador da entrada formam grupos de trabalho. EQUIPES = Pessoas Reunidas em Torno de Objetivos Comum – Possui clareza quanto a estes objetivos e já esta instalada uma forte necessidade de desempenho, Comprometimento com o cumprimento da Missão - Senso de Compartilhamento das Responsabilidades. As pessoas se conhecem e procuram facilitar mutuamente seus trabalhos. Existe coesão, humor e sentimento de ser membro do time é um privilégio. Desafios bem recebidos há auto-confiança e auto-respeito. Tem que estar claro qual o objetivo a ser alcançado. Sentido de Direção. Sintonia entre os membros para atingir metas. A comunicação como instrumento de entendimento (O objetivo direciona a energia das pessoas e as coloca lado a lado na intenção de atingi-los. Gera compromisso e cria sinergia entre as pessoas na busca de resultados) T
TORNA AS PESSOAS: Mais Comprometidas Criteriosas Questionadoras Participativas Conhecedoras ESPIRITO DE EQUIPE TORNA AS PESSOAS:
NOVO STATUS CONCEITO DE TIME Precisam uma das outras para agir Mais que um conjunto de pessoas Que se conhecem e procuram facilitar mutuamente seus trabalhos Precisam uma das outras para agir EXISTE COESÃO, BOM HUMOR E SENTIMENTO DE QUE SER MAIS UM MEMBRO É UM PRIVILÉGIO Existe doação e até super esforços individuais para o alcance de objetivos. Senso de compartilhamento e cobertura de ações Mais que um grupo que se unem para dividir um trabalho em si É mais que uma reunião de pessoas com um mesmo propósito As habilidades são complementares comprometida com um propósito comum coordenam esforços e responsabilidades e perseguem a MISSÃO DESAFIOS SÃO BEM RECEBIDOS E HÁ AUTO-CONFIANÇA E AUTO-RESPEITO É UMA UNIDADE ESPECIAL DE ALTO DESEMPENHO
DESAFIOS: TIME COM STATUS: ELEVAR E MANTER: A MOTIVAÇÃO ATUANTE PARTICIPATIVO CRIATIVO ELEVAR E MANTER: A MOTIVAÇÃO APERFEIÇOAMENTO COMPROMETIMENTO
7 PECADOS CAPITAIS DAS EQUIPES 1- ESPELHO,ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS GENIAL DO QUE EU? Ocorre quando alguém se acha a estrela do time.
3- OS TRÊS MOSQUETEIROS EM VEZ DO FAMOSO UM POR TODOS, TODOS POR UM, NESSE GRUPO SÓ ACONTECE O TODOS POR UM. ESTAR INTERESSADO NOS PRÓPRIOS OBJETIVOS.
4- SÍNDROME DO PINÓQUIO: NINGUÉM MAIS ACREDITA NO QUE ELE FALA. ELE (a) PERDEU COMPLETAMENTE A CREDIBILIDADE.
5- OS CAVALEIROS DA IDADE MÉDIA No passado, eles usavam armadura por razões de segurança. Numa equipe, esse é o membro que se protegeu tanto a ponto de se tornar inatingível.
VALE PARA MEMBROS DE EQUIPE QUE NÃO ASSUMEM RESPONSABILIDADES. 6- OS ADEPTOS DE NOÉ: VALE PARA MEMBROS DE EQUIPE QUE NÃO ASSUMEM RESPONSABILIDADES.
É TÍPICO DAS EQUIPES QUE NÃO ACREDITAM QUE PODEM ATINGIR OS OBJETIVOS. 7- MISSÃO IMPOSSÍVEL É TÍPICO DAS EQUIPES QUE NÃO ACREDITAM QUE PODEM ATINGIR OS OBJETIVOS.
EQUIPE: É UMA UNIDADE ESPECIAL DE ALTO DESEMPENHO EXISTENCIA DE HABILIDADES COMPLEMENTARES TEM PROPÓSITO COMUM COMPROMETIMENTO COORDENAM ESFORÇOS E RESPONSABILIDADES PERSEGUEM A MISSÃO
O QUE É IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES ?
Nenhuma corrente é mais forte que o seu elo mais fraco ENVOLVIMENTO DE TODOS Nenhuma corrente é mais forte que o seu elo mais fraco
FIZEMOS PARTE DESTA ENGRENAGEM O desafio: fazer o todo funcionar. E entender que as partes estão interligadas
A ENGRENAGEM : TRABALHO EM EQUIPE 2. REALIZAÇÃO 4. APROPRIAR Integração das partes
PREMISSA: os PAPÉIS se destinam a PROMOVER SUCESSO DA EMPRESA . MUITAS SÃO AS VEZES EM QUE TEMOS QUE MEXER EM COISAS QUE NÃO SÃO MUITO CONFORTÁVEIS PARA NÓS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO NOSSO PAPEL..
Metas Claramente Definidas: Planeje Analise as Metas Negocie Aja Tenha Prazer Comunique Obtenha Apoio
Aprimore Habilidades Construa Relacionamentos Cuide das finanças Comunique Adquira e Explore Informações Tome Nota Organize-se Pense Utilize a Tecnologia
Seja Referencia
“Seja cestinha de sua equipe, marque muitos pontos.” CRAQUES QUE SE SUPERAM! “Seja cestinha de sua equipe, marque muitos pontos.”
ISSO EXIGE: MAESTRIA PESSOAL (aprender ampliar a nossa capacidade pessoal – tornarmos um craque – para gerar resultados EM EQUIPE)
O dia esta a minha frente esperando para ser o que eu decida. Se as coisas não saírem como planejei, posso estar feliz por ter o dia de hoje para recomeçar. O dia esta a minha frente esperando para ser o que eu decida. E aqui estou, eu o escultor, que pode dar forma. “Tudo depende de mim." Charles Chaplin.