EXEMPLOS Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios O ePortefólio é uma ferramenta que apoia a mudança nos métodos de trabalho e parece inquestionável o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comparação entre Plataformas
Advertisements

Oficina de formação E-portfólios
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Conhecimento e Inovação com as TIC.
TECNOLOGIA AUTORA: VALDEANE CASSIA E. BEZERRA PROFESSORA DE PORTUGUÊS.
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Portefólio e Matemática
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Aplicando novas ferramentas
LIXO QUE É UM LUXO Grasiela Johann - Para alunos 6° ano
CLIMA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PRECIPITAÇÕES.
desafio de pesquisar na rede
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Blogues podem ser úteis na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 15 Março 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de Competência.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
EPortfolios e novas Os ePortfolios de aprendizagem e a mudança de prática profissional do professor
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Centro de Formação do SIPE.
Mercados de trabalho e competências profissionais
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Curso de Pedagogia Bacharelado em Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Profª: Gilca Vilarinho Aluna: Valéria R. C. Tavares Agosto/2004.
UNIMINAS – UNIÂO EDUCACIONAL DE MINAGERAIS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Paula Ribeiro Nogueira Professoras: Elsa Guimarães.
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Este Espaço na Web é um portal da Fundação Calouste Gulbenkian, que pretende ser um espaço de referência para os professores de ciência, onde estes, de.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Polyana Vieira Mota de Faria Professora:
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Metodologias e instrumentos de avaliação online
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Webfólio Discente: Giovana Regina da Silva Professoras: Elsa Guimarães Oliveira.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Webfólio Aluna: Danielle Paiva Melo Professoras: Elsa Guimarães Gilca.
Faciminas - Uniminas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina Informática Aplicada a Educação II 4º Período Noturno Uberlândia, 2005.
Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios
Transcrição da apresentação:

EXEMPLOS Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios O ePortefólio é uma ferramenta que apoia a mudança nos métodos de trabalho e parece inquestionável o seu valor pedagógico. É uma consequência natural da integração das novas tecnologias que vem facilitar as tarefas a desenvolver pelo autor e permite, não só a quem o organiza, como também àqueles que o vão consultar, uma utilização prática e rápida. Para além dos gráficos e de texto, permite ainda o suporte de documentos em vídeo, áudio, assim como o uso de links de hipertexto.

 Encontramos 3 tipos de ePortefólios, cada um com características específicas de acordo com os objectivos a que se destinam.  Reflexivo ou de Aprendizagem  Desenvolvimento ou Credencial  Representacionais ou Showcase

Reflexivo ou de Aprendizagem  Permite aos estudantes e professores uma recolha e organização de materiais de diversos tipos de suporte.  É um espaço integrador de todas as aprendizagens, fusão do espaço onde se aprende, descobre, pensa, reflecte, executa, experimenta, testa, pratica, onde se faz, onde se interage.  É um instrumento de avaliação de carácter reflexivo, contínuo no tempo, pessoal e personalizável, valorizador da autonomia e do sentido de responsabilidade. article&id=68:e-portefolios-em-ciencias&catid=44:e-portefolios

Desenvolvimento ou Credencial  Apresenta as certificações do seu autor. Este tipo de portefólio é criado e aplicado essencialmente para a candidatura a um posto de trabalho, em que seja dado destaque à formação técnica e de certificação dos candidatos.

Representacionais ou Showcase  São os que reflectem os trabalhos que o autor considera mais relevantes e mais reveladores do seu percurso, pretendendo mostrar o melhor que já produziu e as metas que alcançou. É um portefólio bastante selectivo na informação que vai apresentar. 

«É uma obra aberta»