Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
Advertisements

A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ESTUDO ACOMPANHADO.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
CRITICAL LITERACY.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
APRENDIZAGEM X AQUISIÇÃO
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Análise de uma ferramenta ou recurso
III SIMELP, Macau, agosto de 2011 Nuno Carlos de Almeida Foto: Luís Pereira (2007)
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Abordagem audiolingual
Projeto Caça-Erros “Na prática escrever mal prejudica mais do que falar mal; a escrita permanece” (Antenor Nascentes)
Cap Competência linguística
Método de ensino de línguas: Abordagem Audiolingual (AAL)
Abordagem Comunicativa - AC
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Método de tradução e gramática
Método da Gramática – Tradução
Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda
Método de Ensino de Línguas Método Direto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM – MESTRADO RAQUEL BAMBIRRA ELANE AVELAR LANA 08/11/2013.
Método de ensino de línguas: Abordagem Audiolingual (AAL)
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Método de Tradução e Gramática
Metodologia do ensino de línguas Claudete Araujo Renata Silveira
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Concepções de linguagem e ensino de português
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
Língua Estrangeira Moderna
Divulgando a Pesquisa.
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Tendências atuais do ECLE
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
A pré história da linguagem escrita
1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
Transcrição da apresentação:

Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA

Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente corretas mas pouco utilizadas em situações realmente comunicativas e reais fora da sala de aula → a comunicação (como um todo) requeria mais do que simplesmente o conhecimento das regras.

“Ser competente comunicativamente falando vai além do conhecimento linguístico que o indivíduo pode ter.” (Hymes, 1970)

Ser competente comunicativamente engloba: Competência cultural (países, população, tradições, costumes e hábitos); Competência sociolinguística - uso de uma linguagem mais formal ou informal; Competência discursiva - capacidade de construir ou interpretar textos no seu conjunto; Competência estratégica - capacidade de usar estratégias apropriadas para compensar deficiências: falar lentamente, repetir etc.;

Abordagem Comunicativa (Brown, 2001) Professor → mediador da aprendizagem; promove situações efetivas de uso da língua; atua como um conselheiro dos aprendizes; encoraja a cooperação e a comunicação entre os alunos (atividades, jogos e dramatizações); trabalha os erros como algo construtivo. Ganham maior importância, os contextos social e cultural e as interações aluno-aluno.

Referência bibliográfica : JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba/SC: PUC-PR.

Obrigada! Alessandra e Grasiele CEFET/MG Letras