GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Educação Ambiental - GPEEA
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PORTFÓLIO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE PIBID Pedagogia. Acadêmica Bolsista: Marília B. de Toledo. Coord. Institucional: Cíntia Metzner de.
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
PIBID – Programa Institucional de Iniciação à ocência. Cursos: * Educação Física * Pedagogia. Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes. Data:
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes.
Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Portfólio Junho Acad. Bolsista: Juliana Pedroso. Pedagogia. Coord
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Abril 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – 2015 SUBPROJETO 1 - EDUCAÇÃO FÍSICA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
vídeo
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara Regina Goularte Villalba; Suzane Becker. CURSO: Pedagogia COORDENADORA de ÁREA: Clarice Pires

PIBID – Portfólio Grupo CEI Tia Ana Junho 2014 Portfólio final da etapa de planejamento e formação sobre a temática definida: Biblioteca Escolar. Realizada durante o mês de junho, no CEI Tia Ana, na UNIFEBE e Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Candido Silveira Junior – Itajaí/SC. SUPERVISORA/ ORIENTADORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva BRUSQUE 2014

1. INTRODUÇÃO OBJETIVOS CRONOGRAMA FORMAÇÃO BIBLIOTECA ITAJAÍ/SC REFLEXÕES E ANÁLISES

Após a definição da temática a ser trabalhada no CEI, o grupo acordou sobre a necessidade de materiais pedagógicos específicos, para a organização e melhoramento do espaço onde irá funcionar a biblioteca escolar do CEI. Elaborou-se uma lista destes materiais pedagógicos, com quantidades e valores, encaminhada a coordenação do projeto. O grupo constatou ainda a necessidade de uma formação específica na área da temática escolhida, a qual foi realizada em uma biblioteca na cidade de Itajaí, que desenvolve projetos e ações inovadoras de incentivo a leitura, letramento e valorização do espaço.

 Organizar a lista dos materiais necessários para a biblioteca;  Ampliar os conhecimentos sobre a organização e o funcionamento de uma biblioteca escolar;  Conhecer práticas variadas e inovadoras de incentivo a leitura;  Reconhecer o percurso pedagógico nas ações realizadas no espaço que aconteceu a formação.

DATALOCALAÇÕES 04/06/14CEI TIA ANAOrganização da lista de materiais pedagógicos 13/06/14CEI TIA ANAOrganização do acervo literário, didático e pedagógico 18/06/14Biblioteca Pública Municipal e Escolar de Itajaí Formação sobre organização, funcionamento e ações realizadas no local 27/06/14CEI TIA ANAElaboração e discussão do portfólio

 Organização do espaço na Biblioteca escolar;  Importância de projetos voltados para o público;  A importância de conhecer os anseios e desejos do público que freqüenta a biblioteca;  Busca constante de inovações, ações e diferenciais que mantenha o interesse do público na biblioteca;

Os encontros realizados pelo grupo, e a formação da qual participamos, possibilitou as bolsistas contato com a realidade de uma biblioteca que atende ao público escolar, e práticas ali realizadas que despertem em seus freqüentadores o gosto pela leitura, a curiosidade e a valorização deste espaço que se torna acolhedor e desperta o uso responsável do mesmo. A equipe que atendeu o grupo na formação, possibilitou ainda a troca de experiências, sugeriu ações a serem desenvolvidas e com isso formou-se uma parceria, com um propósito comum: tornar a biblioteca um local prazeroso, alegre e cativante, contribuindo significativamente no desenvolvimento infantil. Os encontros do grupo no CEI Tia Ana, possibilitaram ainda diálogos e trocas que potencializaram os conhecimentos adquiridos.