Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
Advertisements

Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
Avaliação CAPES e ações prioritárias dos PPGs da Área da Farmácia II Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde Dulcineia Saes Parra.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Ficha de Avaliação da Pós-Graduação em Saúde Coletiva triênio Grupo de trabalho Ethel Leonor Noia Maciel Hillegonda Maria D. Novaes Paulo Capel.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
Métrica do Qualis: Exemplo da Química. Jornal da Ciência, Julho 2009.
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional - UEL.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PPG Biodiversidade Animal Centro: CCNE Área de avaliação:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Pós-Graduação em Matemática Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e instituição do Programa Indicar o para contato Todas as.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática UFMG
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 a 2009) Matemática, Probabilidade e Estatística Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional - UEL.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
UFSM SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Sociais (PPGCS) Centro: Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Workshop de Acompanhamento (2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Universidade Federal do Amazonas.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Eng. Civil - PPGEC Centro: CT –
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Transcrição da apresentação:

Avaliação Trienal 2007-2009 Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de pós graduação em Matemática UFMG pgmat@mat.ufmg.br

Proposta do Programa -- Área de concentração: Matemática -- Linhas de pesquisa Análise Geométrica Teoria de Representações/Álgebra de grupos Análise Numérica e Otimização Equações Diferenciais Ordinárias Equações Diferenciais Parciais Física Matemática/Probabilidade Geometria Algébrica Folheações Holomorfas Geometria Diferencial e Topologia Lógica Matemática Sistemas Dinâmicos Álgebras com Identidades Polinomiais

Infra-estrutura disponível para a pós-graduação Laboratório de computação para alunos com microcomputadores atualizados ligados em rede e com acesso à internet, com recursos adequados para atender os discentes que realizam experimentos numéricos e/ou computacionais. Biblioteca atende os programas de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (ICEx); acesso à publicações é quase que exclusivamente feito através do Portal de periódicos da Capes; 2007/ 2009: cerca de 700 novos títulos na área de Matemática. Seis salas de aula exclusivas para pós-graduação e uma sala de seminários equipada com recursos multimídia. Gabinetes para alunos de doutorado e salas comuns de estudos para alunos de mestrado. Secretaria administrativa funciona em uma sala reservada e equipada com recursos que garantem excelente funcionamento.

Planejamento para desenvolvimento futuro Objetivos Resultados Ingresso de pesquisadores experientes no corpo docente da pós-graduação. - Incremento do programa de visitantes de média e longa duração. Fortalecimento das áreas deficientes. Aumento do número de orientadores de doutorado e do número de titulados . Aceleração do desenvolvimento das teses e transformação de seus resultados rapidamente em artigos científicos. Atrair novos estagiários de pós-doutorado nacionais e estrangeiros. - Consolidação dos programas de intercâmbio, inclusive de alunos, com outras instituições. Troca de idéias que auxiliam no desenvolvimento do trabalho de tese dos doutorandos. Formação de parcerias em futuros trabalhos de pesquisa por parte dos discentes e docentes. Aumento da produção científica. - Melhoria da infra-estrutura (já iniciada a partir da construção de novos espaços físicos com os recursos do Reuni). Formação de ambiente adequado para o bom andamento da pesquisa, oferecendo aos estudantes a oportunidade de diminuir o tempo de conclusão dos trabalhos.

Orientador Credenciado Corpo Docente Listar os docentes (permanentes, colaboradores, visitantes, nesta ordem): Nome Tipo (P, C, V) Orientador Credenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) 2007 2008 2009 Alberto B. Sarmiento Vera P M/D 1995 Aldo Procacci 1992 1D * Ana Cristina Vieira 1997 Aniúra Malianes Barrientos M 2002 Antônio Zumpano Santos 1987 2 Armando Magalhães Neves 1993 Bernardo Nunes Lima 2003 2 * Carlos A. Arteaga Mena 1980 Carlos Maria Carballo 2001 Dan Avritzer Elaine Gouveia Pimentel Emerson Mendonça Abreu *

Orientador Creenciado Nome Tipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) 2007 2008 2009 Fabio Brochero Martinez P M 2001 Fernando Oliveira Filho M/D 1985 2 * Francisco Dutenhefner 2002 Gastão Almeida Braga 1989 1D * Grey Ercole 1996 2 * Hamilton Prado Bueno 1999 Israel Vainsencher 1976 1A Jose Antonio Miranda 2004 Marcelo Terra Cunha 2005 * Marcelo Marchesin Marcio Gomes Soares 1981 1B

Orientador Creenciado Nome Tipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) 2007 2008 2009 Marcos da Silva Montenegro P M/D 1997 Mario Jorge Dias Carneiro 1980 Nikolai Goussevskii 1979 1B Paulo Cesar Carrião 1985 Paulo Cupertino de Lima M 1990 Rémy de Paiva Sanchis 2004 2 Renato José de Moura 2005 Renato Vidal Martins 2001 Ricardo Takahashi 1998 Rodney Josué Biezuner 2003 Rogério Santos Mol

Orientador Creenciado Nome Tipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) 2007 2008 2009 Sacha Friedli P M 2004 2 Sonia Pinto de Carvalho M/D 1982 2 * Susana Fornari Sylvie Oliffson Leal da Silva 1988 1D Viktor Bekkert 1990 Olimpio Hiroshi Miyagaki C 1987 Ezequiel Barbosa Viviane Ribeiro Tomáz da Silva * Bolsa Pesquisador Mineiro FAPEMIG

1 4 9 Bolsistas de Produtividade do CNPq: 1A 1B 1C 1D 2 Matemática e Estatística 1 4 9 Outros Comitês

Corpo Discente - Teses e Dissertações Resultados de formação de mestres e doutores: Mestrado Número de alunos Graus concedidos no periodo Tempo mediano de titulação Orientadores credenciados (número) 2007 31 9 19 MESES 38 2008 34 12 18 MESES 40 2009 36 8 24 MESES 42 Doutorado 35 4 49 MESES 21 6 44 MESES 22 41 5 40 MESES Distribuição das orientações no corpo docente (concluídas em 2007, 2008, ou 2009): Sem orientações 1 orientação 2 orientações 3 orientações 4 ou mais orientações Mestrado 20 10 6 2 3 Doutorado 7 1

Corpo Discente - Teses e Dissertações Publicações ocorridas entre 2004 e 2009 (inclusive) resultantes de teses ou dissertações: Aluno Defesa (ano) Revista Qualis Publicação (ano) Francisco Dutenhefner 2002 Topology A1 2004 Gilcione Costa 2003 Annales Faculté de Sci. de Toulouse B2 2006 Rémy Sanchis Markov Process and Related Fields B1 Comm. Pure and Applied Analysis SIAM Review 2005 Ronaldo Assunção Applied Mathematics Letters Viviane Silva J. Algebra and its Applications B3 Jurandir Ceccon Anais Acad. Brasileira de Ciências Proc. Royal Soc. Edinburgh – Sect. A

Ano defesa Revista Qualis Ano da publicação Aluno Ano defesa Revista Qualis Ano da publicação Wenderson Ferreira 2006 J. of Math. Analysis and Appl. B1 2008 Jussara Moreira 2007 Disc. Continuous Dyn. Systems – B B2 Sandra Alves Jorge Linear Alg. And its Applications São Paulo Journal of Mathematical Sciences B4 2009 Contemporary Mathematics Ezequiel Barbosa Eletronic J. Diff. Equations Comptes Rendus de l’Académie Sciences Bull. Brazilian Math. Society J. Math. Analysis and Applications Comm. Pure and Appl. Analysis Luiz Fernando Faria Nonlinear Analysis. Theory, Meth. and App. Leandro Cioletti J. Statistical Physics A2

Ano defesa Revista Qualis Ano da publicação Aluno Ano defesa Revista Qualis Ano da publicação Maria José Alves 2008 Advanced Nonlinear Studies B3 2007 J. Math. Analysis and Applications B1 Eder Marinho Martins 2009 J. Of Functional Analysis A1 Luis Fernando de Oliveira Faria Elect. J. of Differential Equation B2 Thiago Morais Pinto J. Of Statistical Physics A2 Viviane Ribeiro Tomaz da Silva Linear Algebra and its applications Communications in Algebra Contemporary Mathematics

Número de docentes permanentes Produção Intelectual Dados da produção bibliográfica do corpo docente permanente publicada no periodo: A1 A2 B1 B2 B3 B4 B5 Número de docentes permanentes 2007 2 15 5 9 1 37 2008 14 39 2009 7 3 41 Distribuição da produção bibliográfica no corpo docente permanente no periodo: Sem publicações 1 a 2 artigos 3 a 4 artigos 5 ou mais artigos 7 16 11

Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa Inserção Social Inserção e impacto nacional e regional do Programa É o único programa de doutorado no Estado de Minas Gerais; o Estado possui dez universidades federais (com vários campi), uma Universidade Estadual e vários CEFET’s; Todos os egressos (doutores) atuam em IES (em sua maioria federais), nas/nos licenciaturas/bacharelados em Matemática, executando papel replicador no ensino do país e também em pós-graduações da área como pesquisadores produtivos; Recebemos docentes de IES do estado de MG para capacitação ao doutorado através do Programa Mineiro de Capacitação Docente (Fapemig). Programa de Verão: oferece cursos de pós-graduação, de iniciação científica e de atualização e nivelamento para professores; Implantação em 2009 do projeto PICME-UFMG com 80 bolsistas de iniciação científica em cooperação com a UFOP, UNIFEI, UFLA, UFSJ, UFJF, UNIMONTES, CEFET-Timóteo; Pós-graduação latu senso: Especialização em Matemática e Especialização em Ensino de Matemática; Integração e cooperação com outros programas e centros de pesquisa Mestrados Associados: PROCAD com UFV (Primeira defesa em 04/12/2009) e com UFJF (aprovado pelo CTC-Capes e iniciado em Março-2010).

Visibilidade e transparência da atuação do programa Inserção Social Visibilidade e transparência da atuação do programa Página web: www.mat.ufmg.br/enspos.php - Atualizada e contendo informações sobre o regulamento do programa, assim como os dados sobre publicações de docentes desde 2000 e com acesso a todas as teses defendidas (a partir de 2002) e dissertações defendidas (a partir de 2004). - Composição de bancas: as bancas de defesa de doutorado tem a participação obrigatória de dois membros externos e tem contado com importantes pesquisadores do país e do exterior.

Programas 6 e 7(opcional para os demais) Publicações em periódicos particularmente competitivos (2007/2009) Biezuner, R. J.;  Ercole, G. ; Martins, E. M. . "Computing the first eigenvalue of the p-Laplacian via the inverse power method". Journal of Functional Analysis,  257, p. 243-270, (2009). A1 Bendersky A.; Paz, J. P.; Terra Cunha, M. O.: "General theory of measurement with two copies of a quantum state". Physical Review Letters. 103, 040404, 4 pp. (2009). A1 Miranda J. A. G: “Positive topological entropy for magnetic flows on surfaces” Nonlinearity, 20, n.8 (2007), 2007-2031. Fernandez, R.; Procacci, A.: “Cluster expansion for abstract polymer models. New bounds from an old approach”. Commun.  Math. Phys. 274, n.1  (2007), 123-140. Levcovitz, D. ; Vainsencher, I. ; Xavier, F.:  “Enumeration of cones over cubic scrolls”. Israel Journal of Mathematics, 161, (2007), n.1, 103-123.

Ceccon, J.; Montenegro M.: “Optimal Lp-Riemannian Gagliardo-Nirenberg inequalities”. Mathematische Zeitschrift, 258, no. 4 (2008) 851-873. Bueno, H.; Ercole, G.; Zumpano, A.: “Stationary sol. of a model for the growth of tumors and a connection between the non-necrotic and necrotic phases”. SIAM Journal on Applied Mathematics. 68 (2008) 1004-1025. Soares, M. G. . "Singularities of logarithmic foliations and connectedness of the union of logarithmic components". Astérisque, 157 (2008) 431-439. Gonçalves, E. N.; Palhares, R. M.; Takahashi, R. H. C..; Mesquita, R. C. "Algorithm 860: SimpleS---an extension of Freudenthal's simplex subdivision."  ACM Trans. Math. Software33 (2007), no. 1, 609--621 D. A. G. Vieira ; Takahashi, R. H. C.; Palade, V.; Vasconcelos, J. A.; Caminhas, W. M.: ." The Q -norm complexity measure and the minimum gradient method: a novel approach to the machine learning structural risk minimization problem". IEEE Transactions on Neural Networks, 19, 1415-1430, (2008)

Eventos Internacionais Projeção internacional dos docentes e inserção internacional do programa 2+1+ 2 Membros titulares/Membro associado/afiliados da ABC 11 Visitantes internacionais no período (2007/2009) 2 Pós-doutorandos em 2009 (1 do exterior) Projeto bilateral com a Argentina, CAPG-BA, envolvendo IMPA, UFMG e UBA (Universidad de Buenos Aires) Participação no acordo Brasil/França de cooperação em Matemática e acordo Brasil/Itália UFMG-Universitá TorVergata (Roma) de cooperação em Física Matemática Eventos Internacionais 2007 IV Congresso Iberoamericano de Geometria Complexa (Coordenador: Prof. Dan Avritzer) 2008 XIIth Brazilian School of Probability (Coordenadores: Profs. Sacha Friedli e Bernardo Nunes)

Docentes em organização de eventos internacionais fora da UFMG Professor Participação Colóquio Brasileiro de Matemática (2007) Marcio Soares Coordenador geral Quantum Information Workshop (2007) Marcelo Terra Workshop on Geo. and Topology of Sing. (2008) Comitê organizador Israel Vainsencher Global and Local Aspects of Hol. Fol. (2007) Group, Rings and Group Rings 2008 Ana C. Vieira Quantum Optics Workshop (2008) III Workshop on Logical and Appl. (2008) Elaine Pimentel Comitê Científico Colóquio Brasileiro de Matemática (2009) X Brazilian Symposion on Formal Methods-2007 II Wokshop on Logical and Semantic Frameworks with Applications- 2007 II Quantum Information Workshop (2009)

Outras Informações Evolução das defesas de tese de doutorado a cada ano * 4 defesas já ocorreram em 2010 e deveremos ter mais 4 defesas até o fim deste ano. Total de defesas nos triênios 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2 1 4 6 5 Triênio 2004/2006 Triênio 2007/2009 5 15

Dados sobre produção dos discentes Defesas 2004-2006 Discentes que publicaram durante o doutoramento Total de publicações de discentes (até dois anos após doutoramento) 5 2 8 Dados sobre produção dos discentes Defesas 2007-2009 Discentes que publicaram durante o doutoramento Total de publicações de discentes (até dois anos após doutoramento) 15 10 20

Dados sobre produção dos docentes Total de artigos no triênio 2004-2006 2007-2009 55 97 Total de artigos A1+A2+B1 2007 22 2008 25 2009 20

Quadro Resumo de Indicadores PQ1 PQ2 PQ3 AP1 AP2 PF 1,72 2,41 2,46 1,98 0,48 2,44 PQ1 = (A1+A2+B1)/DP PQ2 = (A1+A2+B1+B2+B3)/DP PQ3 = (A1+A2+B1+B2+B3+B4+B5)/DP onde A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 = número de artigos publicados pelos docentes permanentes no triênio em revistas do respectivo estrato do Qualis; DP = número (médio) de docentes permanentes no triênio. AP1 = AC/DP (produtividade na área de concentração) AP2 = (AQ-AC)/DP (produtividade em tópicos de aplicações) onde AC = número total de artigos publicados no triênio em revistas “core” da área (Matemática ou Estatística) de concentração do Programa; AQ = número total de artigos publicados no triênio em revistas do QUALIS; PF = (M/OM + 2,5 D/OD), onde M = número de mestres formados no triênio OM = número (médio) de orientadores credenciados para o Mestrado D = número de doutores formados no triênio OD = número (médio) de orientadores credenciados para o Doutorado