LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento
Ministério do Meio Ambiente
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
Sistema Integrado das Bolsas de Resíduos
O que é Simbiose Industrial?
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Câmara Municipal de São Paulo Câmara Municipal de São Paulo C omissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente Seminário São Paulo e a Política Nacional.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Deputado Dr. Nechar (PP/SP)
PDS HPPC II /2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS Brasil 2010.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
25 DE AGOSTO DE 2009 Marcelo Pereira de Souza Oficina Avaliação Ambiental do Porto de Rio Grande.
Política Nacional dos Resíduos Sólidos
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Gestão Ambiental.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Minas Gerais.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Prefeitura do Recife - EMLURB
Workshop Inicial Belo Horizonte, 10 de Abril de 2014
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
Cronograma do ciclo Parceiros apresentam escopo prévio dos projetos – viabilidade técnica & econômica 03/11/2014 (vide templates.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ SETOR DA BORRACHA REUNIÃO SETORIAL PRELIMINAR 23/04/2013.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Ministério do Meio Ambiente
Política Nacional de Resíduos Sólidos Em 2010, após 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Presidente Lula sanciona a Lei , marco importante.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
Cadeia de suprimentos.
LOGISTICA REVERSA VIA ACORDO SETORIAL E LOGISTICA REVERSA POR DECRETO DO EXECUTIVO.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos Renato Teixeira Brandão Diretor de Gestão de Resíduos Fundação Estadual do Meio Ambiente Setembro de 2013.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Ministério do Meio Ambiente
Política Nacional de Resíduos Sólidos
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
META 3 PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PMGIRS OFICINA MUNICÍPIO DE CRICIÚMA.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ SETOR DA BORRACHA REUNIÃO SETORIAL 07/06/2013

Próximos passos Dia (23/04/2013), próxima reunião do SETOR, seguindo a agenda propositiva firmada junto a SEMA. Programação e Objetivos Apresentação SEMA (dúvidas e informações); Apresentação SENAI (soluções para logística reversa); Início da construção do cronograma de trabalho do setor;

O que é Logística Reversa? Contextualização O que é Logística Reversa? Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. Devem ser observados os seguintes pontos”: Não gerar; Se gerar, reduzir; Para reduzir, reutilizar; Se não reutilizar, reciclar; Se não reciclar, dar tratamento adequado; Se não for possível dar tratamento adequado, dar disposição final correta. 3 R’s

Responsabilidade compartilhada Aspecto Importante Responsabilidade compartilhada Visa atribuir a cada um dos envolvidos no fluxo reverso do produto, sua cota de obrigação e responsabilidade, conscientizando-os de que o gerador/poluidor deverá ser responsável pelo destino de seus resíduos. Contempla toda a cadeia produtiva, importadores, comerciantes, até o consumidor final.

O Papel da FIEP Articulação institucional; Apoio nas reuniões preliminares; Organização das reuniões agendadas; Acompanhamento da agenda e evolução dos trabalhos; Apoio técnico (informações setoriais, etc.).

Histórico Definição das datas para início das discussões por cadeia produtiva Assinatura do termo de compromisso até (23/11/2012) Setor da Borracha (23/04/2013) Reunião prévia Realização da reunião agendada (07/06/2013) Entrega de Cronograma (06/08/2013) (60 dias após) Prazo final para entrega do Plano (02/02/2014) (180 dias após)

Pré-desenvolvimento Alinhamento Setorial Definir estratégia de ação Parceiros (Setores relacionados, Comércio, etc.); Apoio Técnico (SENAI, SEBRAE, Consultoria Especializada, etc.); Definir agenda de trabalho (pelo grupo) Local: Horário; Pauta; Público; Etc.

Questões Estratégicas Pré-desenvolvimento Questões Estratégicas Existe um diagnóstico do setor? Existe algum levantamento quantitativo prévio? (Requisitos mínimos da proposta item 9 – Metas quantitativas de recolhimento) Qual o produto de maior impacto ambiental? Existem soluções de logística reversa praticadas pelo setor?

Cronograma de trabalho

Iniciar o processo de construção do cronograma de trabalho das ações necessárias para a estruturação da proposta de Logística Reversa da Cadeia Produtiva.

Cronograma de trabalho Pré-desenvolvimento Cronograma de trabalho Identificar ações Estruturar atividades; Estabelecer responsabilidades; Estabelecer prazos; Monitorar o desenvolvimento;

Cronograma de trabalho Pré-desenvolvimento Cronograma de trabalho AÇÕES RESPONSÁVEL PREVISÃO Principais Atividades PARCEIROS Início Fim  

Plano de Comunicação TERMO DE COMPROMISSO 2.1 Do Sindicato “Divulgar e debater o Sistema de Responsabilidade Pós-Consumo estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e pela Política Estadual de Resíduos Sólidos entre seus associados, dentro dos meios que dispões”;

Plano de Comunicação CANAIS DE COMUNICAÇÃO Divulgação de informações no site (matérias, entrevistas, outros); Boletim informativo; Divulgação cartilha da PNRS; Outros;

Viabilidade técnica da logística reversa “Pontos Fundamentais”

Próximos passos Atividades Em (06/08/2013) apresentação do cronograma de ações; Entrega da Proposta em (02/02/2014); Próxima reunião do setor (XX/XX/XX);

Pesquisa Conjuntural da Indústria Indicadores Conjunturais Pesquisa Conjuntural da Indústria Vendas, Compras e Nível de emprego industrial; Vendas Indústrias por gênero de atividade; Horas trabalhadas na produção; UCI – Utilização da Capacidade Instalada Relatório de Desempenho Vendas, compras e emprego (empresa, setor e indústria) Salário médio, produtividade, gastos pessoal e insumos Contato: Roberto Zurcher e-mail: roberto.zurcher@fiepr.org.br

SETOR DA BORRACHA LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ REUNIÃO SETORIAL Marcelo Alves marcelo.alves@sesipr.org.br fone: 41 3271-9906 Claudia Lacerda Martins claudia.martins@pr.senai.br fone: 41 3271-9763 Maria Cecilia Flores Cordeiro maria.cordeiro@sesipr.org.br fone: 41 3271-9260 GERÊNCIA DE FOMENTO E DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO