O tributo e suas espécies. Desvio de Finalidade das Contribuições. O tributo e suas espécies. Belo Horizonte – MG. Julho/2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMUNIDAdES E ISENÇÕES TRIBUTÁRIAS
Advertisements

PIS e COFINS na importação
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
5 – Estudo do ITR.
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
Regra-Matriz de Incidência na obra de Paulo de Barros Carvalho
Hipótese de incidência tributária - GERALDO ATALIBA
QUIZ.
IPVA – locação, arrendamento mercantil e alienação fiduciária
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
Filiação e Inscrição.
GESTÃO DE TRIBUTOS TAXAS FATEC.
Espécies tributárias.
TRIBUTOS E DOCUMENTOS FISCAIS
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
IMPOSTO SOBRE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA
Introdução ao estudo da obrigação tributária
DIREITO TRIBUTÁRIO I PROF. JURACY MARTINS SANTANA
SISTEMA FISCAL E FORMAS DE TRIBUTAÇÃO NO BRASIL
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA.
O Caráter Público da Função Notarial:
Prof. Kátia Lopes Mariano
DIREITO TRIBUTÁRIO.
DIREITO TRIBUTÁRIO AULA I
Imposto é um tributo não vinculado Art
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
RESPONSABILIDADE PASSIVA TRIBUTÁRIA
CONCEITO “Tributo é toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito,
Direito Tributário na Gestão Empresarial
Contabilidade Comercial
Tipos – art. 113 – CTN Principal Acessória
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
DO SUJEITO PASSIVO - EMPRESA
Legislação Trabalhista – Parte II
DIREITO TRIBUTÁRIO AULA 03 DIA 05/08/2013.
DIREITO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO – 4 ADN
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
IMPOSTO S/ TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
DIREITO FINANCEIRO JULIANA BRAGA.
O CONCEITO TRIBUTO CONCEITO E DEFINIÇÃO
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Ana Rita Belens / Lívia Oliveira / Roberto Rivelino / José Carlos
Limitações ao Poder de Tributar
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
AULA 04: ELEMENTOS DO TRIBUTO
A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS
TRIBUTOS - TAXAS A taxa, prevista no art. 77, é uma espécie de tributo relacionado com a prestação de algum serviço público para um beneficiário identificado.
Temas de Direito Tributário
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: [...] III - contribuição.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação.
DEFINIÇÃO DE TRIBUTOS A finalidade do Estado é a realização do bem comum, necessitando para esse desiderato de recursos financeiros, os quais são providos.
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
Profa. Silvia Bertani.
TRIBUTO e suas espécies
Profa. Silvia Bertani.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
CURSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO APRESENTAÇÃO 3 ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS Prof. Marco Antônio de Mello Pacheco Neves.
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA)‏ É um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeios ou utilitários, caminhonetes.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Juros sobre o Capital Próprio Reorganização Societária IRPJ 2013.
Prof. Ricardo Alonso Gonzalez
DIREITO TRIBUTÁRIO Teoria Geral É o ramo do Direito que estuda os princípios e normas que disciplinam a tributação. A tributação no Brasil só pode ser.
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
Transcrição da apresentação:

O tributo e suas espécies. Desvio de Finalidade das Contribuições. O tributo e suas espécies. Belo Horizonte – MG. Julho/2007.

REGRAS DE COMPETÊNCIA, FINALIDADE, AFETAÇÃO, IMUNIDADES E PRINCÍPIOS APLICÁVEIS. IMPOSTOS. IMPOSTOS. DESCRITORPRESCRITOR Aspecto material. Uma situação da vida, lícita, reveladora de capacidade contributiva. Aspecto pessoal. As pessoas ligadas ao aspecto material, que manifestam o signo presuntivo de riqueza. Aspecto temporal. O momento em que ocorre no mundo fenomênico a situação da vida delineada no aspecto material da hipótese de incidência. Aspecto Espacial. O local da ocorrência da situação jurígena. Obrigação de pagar ao Estado um tributo quando da realização no mundo fenomênico da situação da vida eleita como fato jurígeno pela pessoa que a realiza, podendo o pagamento ser feito por substituto ou responsável legal, de acordo com a base de cálculo e as alíquotas, de modo progressivo ou não, nos termos, prazos e montantes previstos em lei.

REGRAS DE COMPETÊNCIA, FINALIDADE, AFETAÇÃO, IMUNIDADES E PRINCÍPIOS APLICÁVEIS. TAXAS TAXAS DESCRITORPRESCRITOR Aspecto material. Atuação do Estado específicas e divisíveis, relativas a determinadas pessoas, com base no exercício do poder de polícia e prestação de serviços. Aspecto pessoal. A pessoa jurídica de Direito Público. Aspecto temporal. O momento da prestação. Aspecto Espacial. O território da pessoa jurídica de Direito Público onde a prestação de serviços é realizada ou o poder de polícia é exercido. Obrigação do destinatário da atuação estatal de pagar à Pessoa Jurídica de Direito Público que presta o serviço ou exerce o poder de polícia, tendo como referência monetária o custo da atuação específica e divisível ainda que ‘a forfait’, nos termos da lei.

REGRAS DE COMPETÊNCIA, FINALIDADE, AFETAÇÃO, IMUNIDADES E PRINCÍPIOS APLICÁVEIS. CONTRIBUIÇÕES CONTRIBUIÇÕESCORPORATIVAS DESCRITORPRESCRITOR Aspecto material. Atuação estatal, mediante órgãos específicos, em favor das entidades de classe e corporações. Aspecto pessoal. A pessoa jurídica de Direito Público, autora da atuação estatal. Aspecto temporal. A duração da atuação estatal. Aspecto Espacial. O território político em que ocorre a atuação estatal. Obrigação do destinatário da atuação estatal (podendo ser nomeado substituto ou responsável) de pagar às entidades de classe ou representativas das corporações, enquanto instrumentalidades estatais, na proporção e assiduidade previstas em lei.

REGRAS DE COMPETÊNCIA, FINALIDADE, AFETAÇÃO, IMUNIDADES E PRINCÍPIOS APLICÁVEIS. CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS PARA A SEGURIDADE SOCIAL DESCRITORPRESCRITOR Aspecto material. Atuação estatal, consistente em prestações individualizáveis e retributivas. Oferecimento de benefícios futuros pelo Estado, mediante a paga de prestações no presente. Aspecto pessoal. A pessoa jurídica de Direito Público que se compromete às prestações futuras. Aspecto temporal. O momento em que se estabelece o vínculo e o compromisso do benefício futuro. Aspecto Espacial. O território político em que ocorre a atuação estatal. Obrigação de pagar à Pessoa Jurídica de Direito Público que oferece os benefícios (de caráter previdenciário ou assistencial) pelo beneficiário, a título pessoal ou em prol de seus dependentes legais, com base de cálculo e alíquotas fixadas em lei, mas que reflitam, por cálculos atuariais, o custo presente e futuro, dos benefícios que são oferecidos.

REGRAS DE COMPETÊNCIA, FINALIDADE, AFETAÇÃO, IMUNIDADES E PRINCÍPIOS APLICÁVEIS. CONTRIBUIÇÕES INTERVENTIVAS NO DOMÍNIO ECONÔMICO PRIVADO DESCRITORPRESCRITOR Aspecto material. Atuação estatal em prol de setores específicos que, no domínio econômico, se encontram em desequilíbrio. Aspecto pessoal. A pessoa jurídica de Direito Público que tem competência para intervir naquele setor econômico. Aspecto temporal. O tempo de duração da intervenção estatal. Aspecto Espacial. O território político em que ocorre a atuação estatal. Obrigação de pagar ao Estado um tributo pelas pessoas inseridas no domínio econômico privado que sofre a intervenção estatal, nos limites, ditames e valores previstos em lei.

REGRAS DE COMPETÊNCIA, FINALIDADE, AFETAÇÃO, IMUNIDADES E PRINCÍPIOS APLICÁVEIS. CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA DESCRITORPRESCRITOR Aspecto material. Atuação estatal, consistente na realização de uma obra pública, geradora de valorização em imóvel de particular. Aspecto pessoal. A pessoa jurídica de Direito Público que realiza a obra valorizadora da propriedade particular. Aspecto temporal. O momento do término da obra. Aspecto Espacial. O local da realização da obra. Obrigação de pagar um tributo ao sujeito ativo (Ente Público realizador da obra) pelo sujeito passivo (o proprietário do imóvel, seu possuidor ‘ad usucapionen ou titular do seu domínio útil) em razão do teor da valorização agregado ao imóvel pela realização da obra pública, na medida prevista em lei, numa só vez, sem prejuízo do pagamento ser parcelado.