SERVIÇOS DE OUVIDORIA OUVIDORIA O que é? O elo entre o cidadão e a Secretaria da Fazenda. O direito de manifestação sobre os serviços que a SEFAZ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Fórum Nacional dos Ouvidores do Setor de Energia Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Audiência Pública Projeto de Lei 342 / 2007 As Ouvidorias.
Telemarketing.
“Uma Ferramenta Estratégica
Padrão Técnico de Controle Interno – PTCISP - Função Ouvidoria
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Humanização: Ouvidoria Como Aliada
Controle de Recursos Públicos
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
2007Paulo Xavier, Eduardo Ramos Ouvidoria, Gestão do Conhecimento e Suporte à Decisão Paulo Xavier Eduardo Ramos.
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Relatório de Atividades da Ouvidoria do INPI 2013
COORDENADORIA DE OUVIDORIA / CGE
Apresentação CGE - PR OGU – MAIO Estrutura - OGU OGU CGCID SIC CGRAICGOUV.
Marca do evento Julieta Simas Soares Ouvidora INMETRO Ouvidoria Uma Ferramenta Estratégica no Relacionamento com o Cidadão.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Plano Estratégico de Comunicação e Divulgação
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Transparência no Direito à Saúde
A OUVIDORIA E O CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO
OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
Alexandre Rampelotto.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Canal ágil e direto de comunicação entre o cliente e a empresa. Ter e oferecer essa importante ferramenta representa para a organização, acima de tudo,
Ouvidoria Órgão de Participação Social
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  É a área da empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.
Relatório de Atividades da Ouvidoria do INPI 2013
Gestão por Competências Relatorio Final
III WORKSHOP DE OUVIDORIAS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
II Seminário Estadual sobre Ouvidoria em Saúde: sensibilizando para ampliação do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS Ouvidoria Hospitalar Campo Grande/MS,
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
Maria Francisca Abritta Moro
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Tópicos Contemporâneos de Administração
Ouvidoria – Geral da União
A relação das ouvidorias com os meios de comunicação
Relatório mensal Demonstrativo gerencial Manifestações registradas ou identificadas via Ouvidoria Geral do Município Período verificado: de 1º a 31 de.
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTOS DA OUVIDORIA.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Gestão e Prática em Ouvidoria (20h) Lei de Acesso à Informação (20h) Práticas de Atendimento ao Cidadão em Ouvidoria – Mediação (20h) Proteção do Usuário.
Demonstrativo gerencial Manifestações registradas ou identificadas via Ouvidoria Geral do Município Período verificado: de 1º a 30 de novembro de 2015.
O PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES EM UMA DEMOCRACIA MODERNA 11 de MARÇO de 2016 Antônio Marcos Umbelino Lôbo.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
SECONT NA ESTRADA - – – OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
Perspectivas e ações Ouvidoria-Geral da União Março 2016.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

SERVIÇOS DE OUVIDORIA

OUVIDORIA O que é? O elo entre o cidadão e a Secretaria da Fazenda. O direito de manifestação sobre os serviços que a SEFAZ presta. A necessidade de saber o que o cidadão pensa sobre a atuação da SEFAZ. A vontade de OUVIR, conhecer os anseios do cidadão para melhor servi-lo. Um canal de comunicação à disposição do cidadão (internos e externos). As Ouvidorias funcionam como um instrumento de cidadania.

PARA QUE SERVE? Assegurar ao cidadão-usuário, o exame de suas reivindicações. Buscar a melhoria da qualidade no serviço público prestado na Secretaria da Fazenda. Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão. Garantir o direito à informação, orientando o cidadão sobre como obtê-la e como proceder na defesa de sua cidadania. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Patrocinar causas que visem eliminar situações prejudiciais a servidores e usuários Transmitir aos interessados as informações pertinentes e tomar conhecimento do seu nível de satisfação Manter sigilo da fonte, sempre que esta solicitar

QUEM É O OUVIDOR? É um servidor público que está atento às  reivindicações do cidadão. Sempre pronto para ouvir, procura estabelecer uma parceria em prol da qualidade, eficiência e austeridade administrativa. Possuidor de trânsito e respeitabilidade junto às áreas que compõem a SEFAZ. Nossa responsabilidade social é baseada em atitudes e princípios éticos.

São sinônimas e as responsabilidades idênticas OUVIDOR OU OMBUDSMAN? São sinônimas e as responsabilidades idênticas Ouvidor – origem - Brasil-colônia (1.538) Ombudsman - origem – Suíça OMBUD = representante, procurador; MAN=homem Primeiro Ouvidor: Antonio de Oliveira Era indicado pelo Rei de Portugal Função : Lavrar e publicar Leis Ditadura Militar suspendeu toda manifestação democrática Dec-Lei 215\86- criada a primeira Ouvidoria Pública (Curitiba) No Brasil, as expressões : Ouvidor : predominante no setor público Ombudsman : predominante no setor privado

COMO AGE? Defende direitos e interesses do cidadão. Recebe, avalia e encaminha as manifestações do cidadão, sempre na busca de soluções. Garante o direito de resposta acompanhando os pleitos até a solução final. Responde no menor prazo possível de forma aberta, honesta, objetiva e precisa com transparência, integridade e respeito. Procura desburocratizar rotinas. Dá andamento às demandas do cidadão, observando rigorosamente as determinações legais relativas ao sigilo, em especial de seus dados pessoais. Queremos aproximar  o problema da sua solução.

MANIFESTAÇÃO DO CIDADÃO Sugestão Denúncia Informação Dúvida Crítica Reclamação Elogio

CONTATOS Nosso contato : Cleber Alberto de Oliveira e-mail: ouvidoria@sefaz.se.gov.br Telefone : 0800565655 Endereço: CEAC – Av Gentil Tavares (antiga Exatoria de Aracaju, em frente ao CEASA)_ carta e presencial

SÍNTESE OUVIDORIA – É uma ferramenta de consolidação da democracia SÍNTESE OUVIDORIA – É uma ferramenta de consolidação da democracia. É um canal de participação do cidadão, em relação às organizações. Quando a Administração toma a iniciativa de criar uma Ouvidoria dentro da Instituição, com isso ela assume um compromisso para com a sociedade, de manter na referida Instituição , um cidadão que irá representar outro cidadão ou uma Instituição Pública ou Privada. OUVIDOR - representa o cidadão junto à organização ; Seu papel é simplificar procedimentos, facilitar o acesso e não criar obstáculos; Ele não decide mas encaminha a questão para a área competente, a fim de que o conflito seja solucionado.

  CONCLUSÃO Desejando buscar uma justiça fiscal e social e, alcançar um alto nível de satisfação do cidadão, é que a atual Administração da SEFAZ quer proporcionar uma integração maior e mais produtiva entre o Fisco e a sociedade, a fim de que juntos, encontrem soluções para os diversos tipos de questões surgidas ao longo dos anos, no que diz respeito à fiscalização e arrecadação de tributos, além de discutirem temas de interesse do contribuinte, razão de ser de qualquer gestor público.