III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
IV SAPEX Atividades de Pesquisa e Extensão Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi.
ELABORAÇÃO CURRICULAR RELACIONADA À VIDA COTIDIANA, AO MEIO AMBIENTE, À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA NA ESCOLA BÁSICA COM ÊNFASE NA REGIONALIZAÇÃO A PARTIR DOS.
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
SÉCULO XX.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Educação Ambiental - GPEEA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Diretoria de Ensino - Região de São Carlos
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
“Universidade e Escola”
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
O Programa PIBID na UFRN
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Formação continuada ANO 2015
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Transcrição da apresentação:

III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF

PROFESSORA MARÍLIA PAIXÃO LINHARES LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS FÍSICAS Tema: Intencionalidade pedagógica da formação docente e impactos do Pibid Projeto: Ações investigativas na formação do professor da educação básica

 Desenho metodológico: Projeto PIBID UENF  Eixo norteador: Pesquisa-Ação  Propostas ordenadoras de atividades: subprojetos  Princípios e práticas metodológicas: contexto da reflexão e da prática  Estratégias formativas: leitura, práticas científicas em laboratórios, abordagem de situações problemas, divulgação científica, atividades lúdicas  Concepções que fundamentam as práticas de formação: conhecimento profissional AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

 Desenho metodológico: Projeto PIBID UENF Edital 2009 Início: maio de 2010 Cinco subprojetos: Física, Química, Biologia, Matemática e Pedagogia Objetivo: enfatizar inovações curriculares e prática reflexiva, para o enfrentamento das dificuldades educacionais Cenário das ações: 10 escolas parceiras da região central de Campos dos Goytacazes Números: 104 bolsistas ID, 14 professores supervisores, sete coordenadores e oito professores colaboradores Ações na UENF: Reuniões de planejamento, Fórum PIBID, Evento das Licenciaturas da UENF na Semana Acadêmica, Jornal PIBID informa e organização de um livro do PIBID UENF. Produção acadêmica de 2012: 42 trabalhos apresentados em 2012 na Semana Acadêmica, quatro artigos enviados para Revista Química Nova na Escola, Anais do SNEF 2013 e 64ª Reunião da SBPC. AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

 Eixo norteador Pesquisa-Ação orientada para transformação das práticas tradicionais e sustentada por reflexão critica e coletiva: Licenciandos e professores podem compreender melhor os problemas e as situações do cotidiano, trabalhando em grupo, organizando momentos de sensibilização, reflexão, ação e avaliação. (BARBIER, 2007, BRANDÃO, 2002, FRANCO, 2005, PIATTI, 2008) Pesquisa-Ação unificando investigação, aperfeiçoamento da prática e desenvolvimento pessoal no exercício profissional: Nessa perspectiva o cotidiano escolar se torna um espaço de formação profissional, de reflexão da prática pedagógica e de construção coletiva de conhecimentos (LUDKE E CRUZ, 2005, PÉREZ, 2001). AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

 Propostas ordenadoras de atividades Biologia: realiza atividades em laboratórios de ciências, instalados nas escolas parceiras a partir de projetos de professores da UENF, financiados pela FAPERJ e CNPq, na perspectiva de iniciação científica. Física: desenvolve atividades de preparação para o ENEM, divulgação científica, visitas técnicas, preparação para Olimpíadas de Física e atividades experimentais. Parcerias no âmbito do Projeto Viajando com a Ciência, da Secretaria Municipal de Educação e do projeto implantação de laboratório de ciências na escola, com financiamento FAPERJ. Matemática: desenvolve atividades lúdicas diversificadas para despertar o interesse pela disciplina. Química: criou ludotecas nas escolas em parceria com um projeto FAPERJ e espaços de monitoria. Organiza os eventos feira de ciências, gincana, mostra de teatro e organização do jornal escolar. Pedagogia: oferece atividades com ênfase em práticas de leitura e escrita no ensino fundamental AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

 Princípios e práticas metodológicas Contexto da reflexão: as atividades promovidas neste contexto preveem conscientização de saberes docentes, levantamento de dados da realidade escolar, avaliação das ações, produção de artigos e relatórios científicos, apresentação de resultados e participação em eventos científicos. É necessário que cada etapa do trabalho realizado seja registrada e que os dados sejam analisados, transformados em resultados e divulgados. Contexto da prática: nas escolas parceiras são desenvolvidas as atividades previstas nos planejamentos e avaliadas pelas equipes, para validar as propostas e otimizar os procedimentos de intervenção na realidade da escola pública. AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

 Estratégias formativas: alguns exemplos O projeto leitura na escola, embora seja uma proposta da área de Pedagogia, é importante para todas as demais áreas do conhecimento, e pode ser um fio condutor das atividades interdisciplinares, prevendo eventos de discussão sobre conhecimento docente e oficinas de criação de texto acadêmico. As práticas científicas em laboratórios estão presentes nos projetos das áreas de Biologia, Química e Física, com propostas de construção de experimentos de baixo custo, experimentos históricos, apoio as aulas e projetos de pré-iniciação à docência. A abordagem de situações problemas é uma proposta que trabalha temas atuais: questão climática, recursos energéticos, uso da água, tecnologias modernas, etc. As atividades de cunho investigativo incentivam a interdisciplinaridade e permitem desenvolver procedimentos da pesquisa científica. AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

 Concepções que fundamentam as práticas de formação A formação de professores adequada necessita de uma reflexão crítica sobre a formação ambiental recebida e da adoção de atividades investigativas que possibilitem a construção do conhecimento e favoreçam o desenvolvimento da autonomia. Saberes necessários à prática docente, Freire (2000); Necessidades formativas, Carvalho e Gil-Pérez (2001); Perfil do profissional prático-reflexivo, Schön (1992); Conhecimento profissional docente, Pórlan e Rivero (1998). AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Linhares M.P. e Reis, E.M. Ciênc. educ. (Bauru) vol.14 no.3 Bauru 2008

 Questão desafio Como as estratégias e ações ordenadores estão resultando em impactos positivos do Pibid para a formação de professores em direção ao melhoramento das concepções, das práticas e dos modos de entender o exercício da docência? AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Relatos de um bolsista ID “O programa PIBID mudou a realidade da escola, proporcionando aos alunos um ensino diferenciado e mostrando a eles que são capazes de conseguir uma vaga em uma universidade pública.... Possibilitou melhor formação aos alunos participantes e inclusive dos professores, que se sentiram mais incentivados na profissão, visto que foi possível, de certa forma mudar, o sistema. Participaram das atividades de divulgação científica e oficinas de preparação para o ENEM 64 alunos, sendo que 12 foram assíduos.” “Com o PIBID pude vivenciar um pouco como é ser professor. Obtive experiência que não poderia ter tido como graduando, pude vivenciar a realidade da escola, estar perto dos alunos, observar como eles se comportam diante de novos projetos implantados na escola. Pude ter uma visão da profissão, de como será quando me formar e também formular algumas ideias sobre projetos que poderei ter quando for um professor.” AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

 Produção AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

OBRIGADA! AÇÕES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA