3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Plano de Trabalho Docente
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Projeto “ A Televisão” Escola Estadual Maria José
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Autor: Wilton Sturm UNICAMP 1999
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Seminário de esporte individual e coletivo
Gestão da Educação Infantil
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Implementando um sistema de gerenciamento de questões para professores de ensino fundamental Seminário Aplicado em Tecnologia II Orientadora: Marta Rosecler.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Uma abordagem curiosa e divertida
Brincadeiras de ontem e hoje
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
Trabalho nas regras ABNT
Influência do treinamento sistemático do handebol feminino na Rede Pública Estadual de Ensino como forma de aprimorar a aptidão física e promover a socialização.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
SILVANA BERBEL FERNANDES
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
O Poder na Escola 2007.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
ORIENTAÇÃO: FERNANDO CÉSAR FERREIRA GOUVÊA
AMARELINHA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
História do Handebol em Mato Grosso 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Prof. José Roberto Medina
Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS Título do Trabalho Nome dos autores Nome do orientador 28 e 29 de agosto de 2014 Unidade do Litoral Norte – Osório/RS.
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
UNIDADE - LITORAL NORTE UTILIZAÇÃO DE PSEUDÔNIMOS NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE IDENTIDADE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA A PARTIR DE LABORATÓRIOS DO PIBID NA.
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Universidade Federal de Alagoas
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
*NOME DO ALUNO *INSTITUIÇÃO DE ENSINO *LOCAL E DATA
Transcrição da apresentação:

3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS ENSINAR OU NÃO A TEORIA DO ESPORTE UM ESTUDO SOBRE ATIVIDADES TEORICAS DO ESPORTE Daniel Ferreira Pereira Orientador: Fabricio Soares 28 e 29 de agosto de 2014 Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Roteiro de Apresentação Introdução Objetivos Justificativa Metodologia Bibliografia 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Introdução É fundamental a prática de esportes, mas as crianças tratam isso como lazer, brincadeira, sem objetivos e sem noções. Na escola onde as crianças estudam, existem diariamente atividades direcionadas ao jogo de futebol, voleibol, basquetebol e outros esportes na quais meninos e meninas participam. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Introdução As crianças adoram brincar e ao mesmo tempo competir e quando olham esportes na televisão de certa forma se identificam muito com esses eventos e com os atletas/jogadores que atuam nos jogos e competições. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Objetivos Identificar a visão, a posição e o que acham a respeito, os professores da educação infantil sobre as teorias do esporte. Integrar a prática com a teoria; Identificar na bibliografia conceitos que envolvam o conhecimento teórico do esporte para ensinar as crianças; Aplicar a pesquisa com os professores da educação infantil; 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Objetivos Utilizar a pesquisa para futuros estudos; Analisar a pesquisa após os dados estudados; Desenvolver pesquisa e planejamento de histórias com atividades de reflexão sobre a teoria do esporte; 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Justificativa Este trabalho tem por intuito coletar dados, opiniões, argumentos e posições dos professores para trabalhar atividades relacionadas a teoria do esporte. Pensando nisso, em relação a essa questão preocupa-se em buscar alternativas para incentivar e motivar professores para aprofundar assuntos determinados ao conhecimento geral de cada esporte em sua teoria. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Metodologia O trabalho será realizado segundo a metodologia de pesquisa-ação que também atuará na pesquisa de campo. Participarão deste estudo professores do 3º e 4 ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Cruz Alta. Para realizar o estudo pretende-se utilizar, além de dividir e interagir opiniões também será elaborado entrevistas em forma de questionário. Este projeto insere-se no paradigma de pesquisa qualitativa. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Considerações Finais Neste seguimento é possível firmar a importância dessas atividades de desenvolvimento intelectual, para se identificar quem sabe ao ponto dessas crianças se tornarem um atleta a partir daquela busca e interação que se identificou com determinado esporte em sua teoria e história. 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS Bibliografia   http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=98&id=1 194 TUBINO, Manoel José Gomes (autor). teoria geral do esporte/ - ed. IBRASA, 1987. http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1786/3339 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS

Obrigado! e-mail: daniel.gfbpa@hotmail.com 3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS 28 e 29 de agosto de 2014 – Unidade do Litoral Norte – Osório/RS