Agentes Públicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Decreto 7.203/2010 “Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito
Advertisements

DIREITO CONSTITUCIONAL: Administração Direta e Indireta
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.
Alcance e Diretrizes da LAI
Seguridade Social Saúde Assistência Social Previdência Social
Jurisdição e Competência
Atividades e atos administrativos
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
01 - INTRODUÇÃO O Direito Administrativo é o ramo do direito que estuda as relações entre as entidades públicas, os agentes públicos e os serviços que.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
Prof.: Dirceu Rodrigues Junior
CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
A gestão dos recursos financeiros públicos representa uma nobre responsabilidade que o povo outorga aos governantes, para que promova em seu nome o desenvolvimento.
CONCURSO PÚBLICO Procedimento Administrativo que tem por fim aferir as aptidões pessoais e selecionar os melhores candidatos ao provimento de cargos e.
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Estrutura Organizacional da Administração Pública
POR OUTORGA POR DELEGAÇÃO
Princípio da Legalidade
DIREITO ADMINISTRATIVO
Como nasceu a idéia de Prestação de Contas?
Adrieni Ferreira Yassine
Definição  Direito Administrativo: “ramo do direito público que tem por objetivo os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a.
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Estrutura Administrativa
AGENTES PÚBLICOS 1. Conceito - Todos aqueles – vinculação profissional ou institucional – caráter permanente/caráter temporário – com remuneração/sem remuneração.
Regras Gerais sobre Servidores Públicos
Direito Administrativo
Roteiro da Aula 1.Convivência 2. Administração Pública 2.1. Introdução 2.2. Princípios Administrativos 2.3. Agentes Públicos 2.4. Servidores Públicos 2.5.
Adv. Ericksen Prätzel Ellwanger Assessor Jurídico da FECAM
DIREITO ADMINISTRATIVO
Direito Administrativo
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública Prof. Ms. Sandro Trescastro Bergue.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Estrutura Administrativa
Cronograma de Aulas : 08h00 às 09h40 09h50 às 11h30.
Direito administrativo
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 6
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO ADMINISTRATIVO I CEAP – CURSO DE DIREITO PROFESSORA VERONICE ALVES RIBEIRO TURMA – 3° DIV-1 Boa Tarde!!!!!!!!!
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: Prof. Vitor Maciel.
AGENTES PÚBLICOS.
Estrutura Administrativa
AGENTES PÚBLICOS -.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
facebook.com/profmarcelino88 Fanpage:facebook.com/profmarcelino instagram.com/profmarcelino DIREITO.
Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Conceitos, premissas, atuação e desafios CONCEITOS GESTÃO “ Execução de forma contínua e virtuosa de processo.
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO. A implementação do ECA depende da configuração de uma rede de atendimento. Isto significa que a afirmação dos direitos da.
Hélio Carneiro Fernandes
MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Funções Persecução penal Defesa de instituições, bens e valores fundamentais ou pessoas Preservação dos valores fundamentais do.
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revisão da última aula Tema da Aula passada: evolução dos modelos de Administração Pública. “Todo modelo de Estado demanda um modelo.
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
DIREITO ADMINISTRATIVO
Elaboração de Plano de Cargos e Carreiras Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Altair Roberto de Lima Secretário-Adjunto da SGCT Fortaleza/CE, 15 de março de ADI 4895, Rel. Min. Toffoli. Requerente: PGR Objeto: Lei /11.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Transcrição da apresentação:

Agentes Públicos

Terminologia A constituição de 1988, em seu capítulo referente à Administração Pública, na Seção II mostra a expressão “Servidores Públicos”, sendo estes que prestam serviços, com vínculo empregatício, à Administração Pública Direta, autarquias e fundações públicas.

Terminologia Na seção I, abrangem as pessoas que prestam serviços à Administração Indireta, o que inclui não só as autarquias e fundações públicas, como também as empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações de direito privado.

Terminologia A expressão “servidor público” é utilizada em sentido amplo, sendo pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício, e utilizado em sentido menos amplo quando exclui os que prestam serviços às entidades com personalidade jurídica de direito privado.

Terminologia A Emenda Constitucional nº 20, de 1998, modificou profundamente a previdência social concernente aos servidores, efetuando nítida distinção entre o servidor titular de cargo vitalício e os demais servidores, titulares de outros cargos ou empregos públicos.

Agentes Públicos Maria Sylvia Zanella Di Pietro:“agente público é toda pessoa física que presta serviços ao Estado e às pessoas jurídicas da Administração Indireta”.

Agentes Públicos A Constituição Federal, após a Emenda Constitucional nº 18, de 1998, passou a apresentar quatro categorias de agentes públicos, a saber: Agentes políticos; Servidores públicos; Militares; Particulares em colaboração com o Poder Público.

Agentes Públicos Hely Lopes Meirelles: ”o cargo ou função pertence ao Estado, e não ao agente que o exerce, razão pela qual o Estado pode suprimir ou alterar cargos e funções sem nenhuma ofensa aos direitos de seus titulares “.

Agentes Políticos Hely Lopes Meirelles: ”componentes do Governo nos seus primeiros escalões, investidos em cargos, funções, mandatos ou comissões, por nomeação, eleição, designação ou delegação para o exercício de atribuições constitucionais”

Agentes Políticos Celso Antonio Bandeira de Mello: ”agentes políticos são os titulares dos cargos estruturais à organização política do País. (...) Sua função é a de formadores da vontade superior do Estado”

Agentes Políticos São agentes políticos: Presidente da República; Governadores; Prefeitos; Auxiliares (Ministros e Secretários); Senadores; Deputados; Vereadores; Magistrados; Ministério Público; Membros dos Tribunais de contas; Diplomatas.

Agentes Políticos Divergência doutrinária: quem são agentes políticos? Celso Mello e Maria Di Pietro defendem uma classificação restritiva; Hely Lopes Meirelles defende uma classificação mais ampla; STF concorda com classificação ampla (RE 228977/2002).

Agentes Políticos O agente político tem ligação íntima com as idéias de função política e governo.

Servidores Públicos Em sentido amplo, são pessoas físicas que mantêm relação de trabalho com o Estado e com as entidades da Administração Indireta de direito público, sob o vínculo empregatício, de dependência, de caráter não eventual, com remuneração paga pelos cofres públicos.

Servidores Públicos Servidores estatais: submetem-se ao regime estatutário e são ocupantes de cargos públicos; Empregados públicos: são contratados através da CLT e ocupam emprego público; Servidores temporários: contratados por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do art. 37, inc. IX, da CF/88.

Particulares em colaboração com o Poder Público Os particulares em colaboração com a Administração são aqueles que exercem, de uma forma ou de outra, uma função pública, a título oneroso ou gratuito, sem um vínculo de trabalho, nem que seja transitoriamente, mas com concordância do Poder Público.

Particulares em colaboração com o Poder Público Delegação do Poder público; Requisição, nomeação ou designação; Gestão de negócio; Contratação por locação de serviços; Concessionários, autorizatários e permissionários de serviços públicos.