V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Os Novos Papéis da Gestão de Pessoas
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
Disciplina: Nome Professor: 24 – Ativos Intangíveis.
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento na prática
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Empreendedorismo.
Prof. Dr. Osni Hoss Capital Intelectual soma do conhecimento de todos em uma empresa Mito As grandes empresas tornaram-se tão eficazes.
empresas baseadas no conhecimento
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
As empresas no contexto atual
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
PLANO DE NEGÓCIO.
Comunicação e inteligência empresarial
Profº MsC Angelo Polizzi Filho
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
Modelo de Excelência em Gestão
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Talentos para Inovação
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Função da Administração:
Formação Profissional IV
1 Necessidades e Usos da Informação ? ? ?. 2 O uso da informação em contextos profissionais.
Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Sistemas de informação para processos produtivos
Universidade Federal do Espírito Santo
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Administração e Organização Industrial
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
O Atual Papel do RH nas Organizações
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
TEORIA DA CONTABILIDADE
Capital Intelectual (Goodwill)
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Gestão de Pessoas I AULA O2
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional
Gestão de Pessoas.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
GOODWILL INTRODUÇÃO Era uma vez... um casal jovem, ambos sem bens. Unidos em matrimônio, foram morar em uma casa cedida pelo pai de um deles. Para se sustentar,
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
TEMA: Os Institutos de Pesquisa Tecnológica nos Sistemas de Inovação Financiamento Oportunidades Desafios Luis Madi Presidente Abipti Coordenador Apta.
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL: UMA ABORDAGEM DOS ATIVOS INTANGÍVEIS NAS ORGANIZAÇÕES V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia

OBJETIVOS Identificar a importância do capital humano nas organizações. Conceituar os Ativos Intangíveis; Apresentar os conceitos principais sobre a Sociedade do Conhecimento e a importância da valorização do capital humano;

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA Os sistemas de contabilidade tradicional não dão importância à valoração dos Ativos Intangíveis, como, por exemplo, consideram gasto os investimentos relacionados ao capital humano, tal como treinamentos, capacitação, incentivos etc. Por ora, o cálculo dos Ativos Intangíveis costumam ser considerado somente em casos de fusões e aquisições.

METODOLOGIA UTILIZADA Ao partir para a busca de investigações através de revisão bibliográfica, pode-se afirmar que a pesquisa é considerada exploratória. Objetiva dar uma melhor noção sobre o problema, bem como deixa o pesquisador em contato com pessoas que tiveram a experiência com o assunto pesquisado.

A EVOLUÇÃO PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Sociedades Agrárias – até o Século XVIII; Sociedade Industrial – Século XVIII e XIX; Sociedade Pós Industrial – a partir de 1950- melhoria das comunicações, difusão de novas tecnologias, mudanças na economia mundial; Sociedade do Conhecimento –Década de 90 – Internet.

ATIVOS INTANGÍVEIS Segundo, IUDÍCIBUS (1993): “A característica fundamental de um ativo é a sua capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os têm, individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entradas de caixa.”.

A palavra intangível vem do latim tangere, ou tocar A palavra intangível vem do latim tangere, ou tocar. Os bens intangíveis, portanto, são bens que não podem ser tocados porque não têm corpo. Mais formalmente, diz-se que os ativos intangíveis são incorpóreos (corpus=corpo). [...] O fato de que pode ser dado um nome a um ativo intangível geralmente indica que se trata de um ativo identificável. O exemplo mais comum de um ativo intangível não identificável é o goodwill. (HENDRIKSEN e BREDA, 1999, p. 388).

GOODWILL E CAPITAL INTELECTUAL Goodwill corresponde à diferença entre o valor atual de toda a empresa, ou seja, sua capacidade de geração de lucros futuros, e o valor econômico de seus ativos, apresentando, portanto, uma característica residual.

FATORES QUE GERAM GOODWILL Propaganda eficaz. Processos secretos de fabricação. Boas relações com os empregados Crédito e sólida reputação. Excelente treinamento para os empregados. Alta posição perante a comunidade Associações favoráveis com outra empresa. Localização estratégica. Descoberta de talentos ou recursos. Condições favoráveis com relação aos impostos. Legislação favorável.

ATIVOS INTANGÍVEIS Habilidades e conhecimentos existentes na empresa; Cultura e valores; Tecnologia e conhecimento; Administração de processos; Imagem, marca, relacionamento com os clientes.

ATIVOS INTANGÍVEIS Normas Brasileiras da Contabilidade, seguindo a estrutura mínima orientada pela LEI 6.404/76, a qual o Balanço Patrimonial sintetiza a situação patrimonial da empresa. Ativos Intangíveis, nos termos da lei, os direitos de propriedade, patentes, direitos autorais, porém não se referem aos ativos do conhecimento. A lei considera aqueles Ativos que podem ser mensurados economicamente em termos de valor.

FATORES QUE GERAM CAPITAL INTELECTUAL Conhecimento e comprometimento do funcionário; Alocação da pessoa certa na função certa, Avaliação do retorno sobre o investimento realizado em P&D. Mensuração do valor da marca. Sinergia entre os programas de treinamento e os objetivos corporativos. Participação dos funcionários na elaboração dos objetivos traçados; Encorajamento dos funcionários para inovar. Valorização da cultura organizacional.

CUSTOS INTANGÍVEIS Qual é o custo da falta de iniciativa e acomodação? Qual é o custo de desprezarmos o conhecimento e a inteligência de nossos colaboradores? Qual é o custo do boicote as novas idéias? Qual é o custo da burocracia interna instalada e da lentidão nas tomadas de decisão? Qual é o custo de não conseguirmos transformar problemas em oportunidades? Qual é o custo da desmotivação?

CONSIDERAÇÕES FINAIS Para exemplificar a importância do Capital Intelectual como diferencial competitivo, cita-se o caso da Microsoft e da Toyota, pois ambas dão grande valoração ao Ativo derivado das pessoas que fazem parte da organização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Não entra aqui, a discussão sobre a melhor forma de gerenciar o Capital Humano, mas simplesmente valorizá-lo. A forma de que fazê-lo não corresponde objeto deste estudo, pois conforme DRUCKER (1999) é um erro grave aceitar o mito de que existe uma única maneira correta de administrar pessoas, portanto, cabe a cada empresa encontrar a forma que gere mais resultados.