Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza
Educação e Formação de Professores Promover a educação como prática social, situada em espaço social e tempo histórico próprios, visando: melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem Objetivos propiciar uma educação voltada para a promoção humana como práxis preparar o aluno para o exercício da cidadania como ser de totalidade valorizar a formação e a profissionalização
FORMAÇÃO DE PROFESSORES SÓLIDA FORMAÇÃO TÉCNICO- CIENTÍFICA Conhecimento objeto educacional DIMENSÕES POLÍTICA Consciência educacional FILOSÓFICA Projeto antropológico
Habilidades e competências Ações Dadas as características específicas da educação, a preparação do profissional da educação deve garantir-lhe: FORMAÇÃO Rigoroso domínio dos conteúdos científicos Habilidades técnicas Percepção das relações situacionais dos homens e das condições antropológicas de sua existência.
Os Professores e a Didática Universidade é o LOCUS privilegiado da formação de professores- vai além de formação universitária Ato pedagógico é ato político Espaço/tempo de construção e des- construção de saberes Pesquisa como princípio educativo FORMAÇÃO Estatuto epistemológico de ciência dado à educação- profissional não é tarefeiro
Professores Significado da formação para o capital Concepção técnico-pragmática, que percebe a prática pedagógica numa perspectiva utilitarista. Educador é transmissor de habilidades e saberes práticos e ajustador do educando aos interesses do mercado.
Formação de Professores Mudança no Papel do Professor Professor é instrumento de personalização e não de individualização; Esforço em promover o educando como ser pessoal e comunitário- ser para o outro e não para si, estar-com-o-outro; Educação é processo histórico, perspectiva de espaço e tempo- atribuição de diferentes significados às mesmas coisas; Formação do educador é empreendimento humano, resgate da práxis pedagógica como projeto de emancipação humana. FENOMENOLOGIA
Fenomenologia, Didática e Formação de Professores Como a escola pode responder produtivamente aos desafios das vertiginosas transformações sociais que atomizam e excluem grandes parcelas da humanidade?? Aceitar o desafio da re-humanização...Permuta da prática solitária pela prática solidária...