OS DESAFIOS DA PRÁTICA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO, PRODUÇÃO DE SABERES E PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO FISICA: NOVOS DISPOSITIVOS, AGENTES E PROCESSOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
Advertisements

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
TC F3A O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO DISCIPLINA REGULAR DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PARA CONHECÊ-LAS: PESQUISA-AÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Autor: Gilles Monceau Hoje em dia pesquisa-ação e pesquisa-intervenção.
PARTICIPANTES DO GRUPO
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Plano de Trabalho Docente
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Bacharelado em Sistemas de Informação
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Santiago Alves de Siqueira
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
UNIVERSIDADE DE LISBOA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
Amparo Legal da Rede Estruturada pelo Instituto Euro- americano de Educação e Motricidade Humana. Estruturada pelo Instituto.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos Educação Física – Licenciatura e Bacharelado Laboratório de Produção de Texto.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
A Função do Professor Articulador
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
Elaboração de Artigo Científico
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
PROJETO SALA DE PROFESSOR
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Concepções em Educação Matemática
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Transcrição da apresentação:

OS DESAFIOS DA PRÁTICA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO, PRODUÇÃO DE SABERES E PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO FISICA: NOVOS DISPOSITIVOS, AGENTES E PROCESSOS – 2012(...) Samuel de Souza Neto (coordenador) NEPEF: FPCT – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (UNESP/RC) CRIFPE – Centre de recherche interunivertaire sur la formation et la profission enseignant Este tema de pesquisa [ (...)], com algumas variações, se constituiu no ano de 2011 em projeto matriz de investigação no Programa de Pós em Ciências da Motricidade, assim como de pós-doc do coordenador, dando origem a diferentes subprojetos de pesquisa (teses e dissertações) e tendo como perspectiva o modelo profissional de currículo e a prática como lugar central de formação, produção de saberes e profissionalização do ensino. Dessa forma, a partir de um conjunto de subprojetos de pesquisa (pós-doutoramento, doutoramento, mestrado e iniciação cientifica) deu-se inicio a pesquisa de nível 2, na fronteira do conhecimento, visando sedimentar novas perspectivas de conhecimento alicerçados em quatro polos científicos: profissão docente, formação profissional, inserção profissional e intervenção profissional, constituindo-se na relevância dessa proposta. Como objetivo central buscou-se compreender a prática como um lócus de produção e também de formação nos saberes e de profissionalização do ensino no campo da Educação Física. Optou-se pela pesquisa qualitativa utilizando como técnicas a observação, a fonte documental, o questionário, a entrevista e a análise de conteúdo. No tratamento dos dados houve suporte de softwares para alguns tipos de análise. Participaram do estudo estudantes, professores de escola e professores universitários de diferentes países, como por exemplo: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, EUA e Portugal. Os resultados (alguns preliminares) foram organizados e discutidos em quatros eixos: (1) modelos de formação; (2) estágio supervisionado; saberes profissionais e profissionalização do ensino. Os resultados encontrados apontam para o movimento de profissionalização do ensino (HOLMES GROUP, 1986) mais forte em paises da América do Norte e Europa, influenciando o modelo de formação; o estágio supervisionado foi identificado como estágio (curricular) supervisionado (Brasil, EUA, Canadá), prática educativa (Argentina, Chile, Colombia) e prática de ensino supervisionada (Portugal); enquanto que a profissionalização do ensino delimitou- se na universitarização e academização da formação (idade do ensino como profissão). Neste contexto o estágio e a prática profissional funcionam como termômetros do desenvolvimento profissional e da produção de polos cientificos, podendo dar margem para um centro de pesquisa (TARDIF, 2002). Portanto, o ensino e a prática profissional foram considerados como atividades de alto nível, alicerçados sobre uma sólida base de conhecimentos e formatos específicos em função das caracteristicas de cada pais e contexto social e universitário. Como produto desse projeto matriz foram publicados artigos (20), livros (10), capitulos de livros (30), assim como houve/há a orientação/supervisão de pós-doutorado, doutorado e mestrado. Há também trabalhos no campo da profissão educação fisica fora do contexto escolar, mas que não será dado ênfase neste recorte. Como destaques em 2013 foi publicado o dossiê temático “O S DESAFIOS DA PRÁTICA COMO LÓCUS CENTRAL DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE : N OVOS DISPOSITIVOS E AGENTES, NOVAS MODALIDADES E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ” na revista CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFSM) e organizado o simpósio Les stages au cœur de la formation initiale enseignante, dispositifs et agents de formation: où en sommes nous?, Montreal – CA, com a participação de colegas da Bélgica, Brasil, Canadá, EUA, França, Portugal e Suíça. Com relação as teses merecem destaque as pesquisas sobre formação de professores, curriculo, saberes docentes (saberes profissionais), estágio supervisionado, prática pedagógica, professor-pesquisador em comunidade de práticos, epistemologia da prática profissional. Dessa forma, as fotos apresentadas abaixo são uma ilustração de parte dessa produção... Utilize esse espaço para adicionar imagens ou gráficos Contato: NEPEF: FPCT ( Tel.: