Profº Humberto Henrique Truppel Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

AVALIAÇÃO: a prova em questão
1º encontro de formação – 23/03/2010
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Matemática Financeira Revisão
Prof. Fábio Kleine Albers
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Recuperação Intensiva
ENCCEJA MATEMÁTICA.
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
O que você deve saber sobre
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Razão: comparação de quantidades usando uma divisão.
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Apropriação de Resultados
Aula 5 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas.
Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Professora Francisca Barros
Passos utilizados numa regra de três simples:
Matemática I AULA 5 Profª Ms. Karine R. de Souza .
Exponencial e Logaritmos
Um total de R$ 580,00 foi dividido por um pai entre seus dois filhos, em partes diretamente proporcionais às suas respectivas idades: 10 e 15 anos. Nessas.
Matemática: por que temer?
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
QUESTÕES ENEM REGRA DE TRÊS
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
ESTATÍSTICA.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Educação Básica, formação integral e elaboração conceitual
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Capítulo 1 MATEMÁTICA COMERCIAL
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Prof. André Aparecido da Silva
Professor Maurício Werner Lazzarin
ENEM 2010 MATEMÁTICA PROFESSOR: Maurício.
Planilha Eletrônica - Excel
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
ANÁLISE COMPARATIVA PROVAS BIMESTRAIS Quadros e Gráficos
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
Gráfico de segmentos – arredondamento e simulação estatística.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
MAPA DE HABILIDADES.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Profº Humberto Henrique Truppel Matemática Aulões para o ENEM 2009 Profº Humberto Henrique Truppel Matemática

As provas do ENEM tem as seguintes características: Caráter interdisciplinar; Interpretação das variáveis e valores envolvidos no problema; Muitos cálculos envolvendo raciocínio lógico, proporção, regra de três simples, porcentagem,cálculo de probabilidade, média aritmética, potenciação e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão); A maioria dos exercícios trazem comparação entre tabelas e análise de gráficos, para tomada de decisões; Sugerem compreensão do ambiente em que vivemos, transformando linguagens, interpretando indicadores de saúde, confrontando diferentes pontos de vista; Questões contextualizadas para resolver situações- problema do cotidiano;

Nova matriz de referência do ENEM 2009 Essa nova matriz do ENEM apresenta as habilidades e competências que o candidato precisa conhecer para realizar uma prova com tranquilidade. As principais habilidades que podemos destacar são: Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma para solução de problemas do cotidiano; Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano; Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais; Identificar representações algébricas que expressem relações entre as grandezas( razões, frações, produto, quociente, percentuais, divisão com decimais ); Analisar informações expressas em tabelas e gráficos para tirar conclusões, através da construção de argumentos; Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de Estatística e Probabilidade.

Dicas para resolver as questões objetivas do ENEM A grande maioria das questões traz a resposta no próprio enunciado e está conectada com temas atuais. Leia de tudo: jornais, revistas,livros, sites. Assista telejornais, observando não só o conteúdo das notícias, como também as charges, ilustrações, quadrinhos, gráficos e estatísticas. Continue estudando com afinco os conteúdos, mas com maior preocupação em entendê-los, e não em decorá-los, fazendo uma inter-relação do conteúdo com as várias áreas do conhecimento. Leia com muita atenção o enunciado das questões, grifando as palavras- chave, as afirmações e a pergunta formulada.

Quanto aos gráficos, diagramas e tabelas Ao se deparar com gráficos, diagramas e tabelas, observe e entenda bem o significado das palavras que encabeçam os raios dos gráficos, os ¨pedaços de pizza ¨ dos diagramas, e o topo e as laterais( se houver) das tabelas. No caso dos gráficos, estabeleça as relações de proporcionalidade, comparando grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. No caso de tabelas, lembre-se de comparar os dados de cada item da tabela.

A prova do ENEM valoriza as respostas antenadas com a ética e com a crítica, respeitando à diversidade, o meio ambiente e a defesa de uma sociedade democrática.

Questão 12- ENEM-2007 A queima de cana aumenta a concentração de dióxido de carbono e de material particulado na atmosfera,causa alteração do clima e contribui para o aumento de doenças respiratórias. A tabela abaixo apresenta números relativos a pacientes internados em um hospital no período da queima da cana.

Escolhendo-se aleatoriamente um paciente internado nesse hospital por problemas respiratórios causados pelas queimadas, a probabilidade de que ele seja uma criança é igual a: 0,26, o que sugere a necessidade de implementação de medidas que reforcem a atenção ao idoso internado com problemas respiratórios. B) 0,50, o que comprova ser de grau médio a gravidade dos problemas respiratórios que atingem a população nas regiões das queimadas. C) 0,63, o que mostra que nenhum aspecto relativo à saúde infantil pode ser negligenciado. D) 0,67, o que indica a necessidade de campanhas de conscientização que objetivem a eliminação das queimadas. E) 0,75, o que sugere a necessidade de que, em áreas atingidas pelos efeitos das queimadas, o atendimento hospitalar no setor de pediatria seja reforçado. Resposta: E

Texto para as questões 23 e 24 O Aedes aegypti é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís – MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esse mosquito era encontrado. A tabela abaixo mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.

A) pneus e caixas d’água. B) tambores, tanques e depósitos de barro. Questão 23- ENEM 2007 De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse município deveria ser constituído por: A) pneus e caixas d’água. B) tambores, tanques e depósitos de barro. C) vasos de plantas, poços e cisternas. D) materiais de construção e peças de carro. E) garrafas, latas e plásticos.

Questão 24 Se mantido o percentual de redução da população total de A. aegypti observada de 2001 para 2002, teria sido encontrado, em 2003, um número total de mosquitos: menor que 5.000 B) maior que 5.000 e menor que 10.000 C) maior que 10.000 e menor que 15.000 D) maior que 15.000 e menor que 20.000. E) maior que 20.000.

Questão 9- Simulado ENEM - 2009 As condições de saúde e a qualidade de vida de uma população humana estão diretamente relacionadas com a disponibilidade de alimentos e a renda familiar. O gráfico I mostra dados da produção brasileira de arroz, feijão, milho, soja e trigo e do crescimento populacional, no período entre 1997 e 2003. O gráfico II mostra a distribuição da renda familiar no Brasil, no ano de 2003.

Considere que três debatedores, discutindo as causas da fome no Brasil, chegaram às seguintes conclusões: Debatedor 1 – O Brasil não produz alimento suficiente para alimentar sua população. Como a renda média do brasileiro é baixa, o País não consegue importar a quantidade necessária de alimentos e isso é a causa principal da fome. Debatedor 2 – O Brasil produz alimentos em quantidade suficiente para alimentar toda sua população. A causa principal da fome, no Brasil, é a má distribuição de renda. Debatedor 3 – A exportação da produção agrícola brasileira, a partir da inserção do País no mercado internacional, é a causa majoritária da subnutrição no País. Considerando que são necessários, em média, 250 kg de alimentos para alimentar uma pessoa durante um ano, os dados dos gráficos I e II, relativos ao ano de 2003, corroboram apenas a tese do(s) debatedor(es): (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 1 e 3 (E) 2 e 3

Questão 33- ENEM 2008 A figura abaixo representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.

Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em que x é o número de dias em atraso, então: A) M(x) = 500 + 0,4x. B) M(x) = 500 + 10x. C) M(x) = 510 + 0,4x. D) M(x) = 510 + 40x. E) M(x) = 500 + 10,4x.

Questão 45- ENEM -2008 Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas viverá na zona urbana. O gráfico a seguir mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas, e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.

De acordo com o gráfico, a população urbana mundial em 2020 corresponderá, aproximadamente, a quantos bilhões de pessoas? A) 4,00 B) 4,10 C) 4,15 D) 4,25 E) 4,50