Assédio Moral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

Tarefa, função e cargo: as distinções necessárias
ASSÉDIO MORAL Fernando Halmann.
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Assédio Moral “Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que se sujem as mãos.” Pierre Desproges.
Revisão.
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
FACULDADE ESTÁCIO DE NATAL - FCC CST EM GESTÃO DE RH
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Isolamento Social.
Comportamentos predadores no ambiente de trabalho
“Perversidade no Trabalho”
Instituto Brasileiro de Qualidade de Vida
ESTRESSE.
Comportamento Humano nas Organizações
Assédio Moral no Serviço Público
UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Qualidade de vida no trabalho
SINAIS DE AVISO DA CODEPENDÊNCIA
Assédio Moral no Trabalho Alberto Dantas
ROTEIRO INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS O QUE É OBSESSÃO?
GOT GRUPO DE ORIENTAÇÃO TERAPÊUTICA EM SAÚDE MENTAL DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR DIVISÃO DE PROMOÇÃO À SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE MODERNIZAÇÃO,
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Paulo Vaz VII Congresso Brasileiro deBioética
O comportamento normal e o anormal
CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Liderando Pessoas Como fazer do trabalho uma atividade de realização pessoal? Profª Denise Ferreira.
Treinamento e desenvolvimento Qualidade de vida no trabalho
Saúde Psicológica No Trabalho.
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Fatores de Risco Psicossociais em Segurança e Saúde no Trabalho
© 2002 By Default! Suzineide Rodrigues Regina Heloisa Maciel Francisco Gonzaga Bitu Luís Saraiva Andrea da Hora ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO BANCÁRIO: IMPACTOS.
VIOLÊNCIA NO TRABALHO: as sutilezas da perversidade José Henrique de Faria.
Stress Ocupacional (Síndrome de Burnout) Por: Nazir Rachid Filho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Projeto de Vivência na Integração Médico Paciente - PROVIMP Agressividade na Prática Médica Luziane Santiago Silva.
Comportamento no Ambiente do Trabalho
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING O preconceito a ser evitado.
Crianças Do nascimento até os onze anos de idade.
Assédio moral É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. A violência moral no trabalho não é.
Assédio Moral no Trabalho
SATISFAÇÃO E STRESS NO MUNDO DO TRABALHO.
MEDITAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Burnout.
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Samira de Freitas Bolsi.
Prof. Alessandra Tonelli Mestranda Pricila Anny T. Albrecht
Profº. Mestrando Gilberto Ribeiro Psicólogo
II ENTRE LÍDERES &CONVIDADOS – ORIENTAÇÕES JURÍDICAS
ASSÉDIO MORAL PROFESSORA: NAZILDA LINS ÉTICA NOS NEGÓCIOS.
A SSÉDIO M ORAL E S EXUAL NO T RABALHO SIPAT, 2013 Martha Narvaz Profa. Adjunta Psicologia Uergs Porto Alegre, 03 de julho de Auditório da FDRH.
Compreendendo o assédio moral
2 º Q UESTIONÁRIO A VALIATIVO Profª Rennata Paolla
ESQUIZOFRENIA.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Saúde mental.
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO “É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante.
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
ASSEDIO MORAL Profa. Grasiele A. F. Nascimento. ASSEDIO MORAL  “Qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude, etc) que atente, por.
ASSÉDIO MORAL Priscila Menegat Advogada – Castro, Osório e Pedrassani Assessoria Jurídica - Sindiágua.
AUDITORIA GERAL DO ESTADO. O Controle Disciplinar é a atividade pela qual a Administração exerce o seu poder-dever de atuar de forma a manter a normalidade.
ASSÉDIO MORAL NO TRABAHO: estratégias de prevenção e combate na administração pública do Ceará Dezembro de 2015.
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Silvia Jeni Luiz Pereira de Brito Assistente Social/ Mestre em Serviço Social/PUC-SP Campinas, 15 de junho.
ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO Integrantes do grupo:
Faculdade de Guanambi Administração – 2º semestre Componente curricular: Teoria Geral da Administração II – Prof. João Wilker EQUIPE: Allan Medeiros Dayane.
Transcrição da apresentação:

Assédio Moral

Assédio moral, ou violência moral no trabalho, trata-se de toda situação vexatória, humilhante, constrangedora de caráter repetitivo e prolongado a que o trabalhador está exposto nos locais de trabalho durante o exercício de sua função sendo mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas ,em que predominam condutas negativas,desumanas e aéticas.

No serviço publico, o assédio moral se manifesta de forma sutil, através das novas políticas de gestão; dos programas de reestruturação dos serviços; da avaliação de desempenho individual; na retirada de serviços ou condições para execução do processo de trabalho.

A violência institucional invisível gera prejuízos ao patrimônio humano do trabalhador, a sua saúde e danos à própria instituição.

Tipos de assédio moral Vertical Chefia Trabalhador

Horizontal Trabalhador Trabalhador

Assédio Moral no Serviço Publico A estabilidade que impossibilita que chefias demitam os servidores,tornam muitas vezes a jornada de humilhações muito mais perversa para o servidor.

Formas de Assédio Moral no Serviço Publico Determinar tarefas, ou atividades incompatíveis com o cargo do servidor. Designar funções triviais para servidor cuja função técnica é especializada, ou determinar tarefas que necessitem de treinamento especifico. Apropriar-se do credito de ideias, propostas, projetos, ou qualquer produção intelectual de outro.

Desestabilizar emocionalmente o servidor, desprezar, ignorar, humilhar,isola-lo do contato com seus colegas, superiores hierárquico, ou de qualquer relacionamento dentro de instituição. Sonegar informações que sejam necessárias ao desempenho das funções, ou uteis a vida funcional do servidor.

Divulgar rumores, comentários maliciosos, críticas reiteradas, ou subestimar esforços, atingido a saúde mental do trabalhador. Expor o servidor a situações físicas, mentais em prejuízo de seu desenvolvimento pessoal e profissional. Estipular prazos impossíveis de serem cumpridos pelo servidor.

Danos e agravos à saúde O Assédio Moral,pode causar danos irreversíveis à saúde do trabalhador, prejudicando o ambiente de trabalho como um todo,em casos extremos levar ao suicídio.

Sintomas de Assédio Moral Baixa estima nervosismo, estresse, insônia, taquicardia, perturbações gastrointestinais, hipertensão,falta de desejo sexual, consumo indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas, esgotamento físico e psíquico. Sintomas este que podem levar a diagnósticos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, paranoia, etc.

Como Enfrentar o Assédio Moral Faça um diário de todas as situações sofridas,com o dia, mês, ano, hora, local, nome do agressor (a), relacione o nome das pessoas presentes. Converse com os colegas de trabalho e com a família sobre a situação. Busque ajuda profissional. Denuncie ao sindicato as situações de violência moral.