17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.

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Transcrição da apresentação:

17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2003  Doutorado: Previsto para 2013 Apresentador(a): Prof. Cesar De David Centro de Ciências Naturais e Exatas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa  Produção intelectual consistente, com tendência crescente nos últimos anos, com participação dos discentes;  cadastramento de novos docentes, fortalecendo as linhas e ampliando algumas temáticas de pesquisa que se demonstravam mais frágeis;  Grande envolvimento com a docência e a orientação na graduação, com bom número de projetos com bolsa de IC;  baixa evasão e reduzido prazo de defesas;  o número de disciplinas oferecidas tem aumentado, assim como a procura por alunos de outros Programas;  o espaço físico e as condições de infra-estrutura dos laboratórios e grupos de pesquisa;  inserção dos docentes em outros programas, especialmente no sul do país;  organização e participação de eventos

UFSM Pontos fracos do Programa  Falta de eixos integradores da pesquisa, por linha, existência de áreas temáticas a descoberto e baixa articulação dos pesquisadores;  Falta de registro de alguns grupos de pesquisa e pequeno número de grupos de pesquisa formalizados, que envolvam mais de um docente;  Baixo número de publicações exclusivamente derivadas da reflexão docente;  Incompatibilidade dos projetos lançados no Lattes e no SIE;  Dificuldade de articular, por meio de registro no SIE, os projetos de longo prazo (“guarda-chuvas”) com os projetos menores;  Baixa produção individual de docentes e pouca inserção em periódicos melhor qualificados;  Reduzida participação dos professores nos editais externos de financiamento das pesquisas – poucos PQs;  Restrita inserção internacional dos docentes;  Reduzido acervo das bibliotecas na área da Geografia, tanto na setorial, quanto na Central;

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a inserção nacional e internacional média- baixa colaboração do corpo docente; - pequeno número de projetos de longo prazo, capazes de garantir a inserção de pesquisas de doutorado; - pequeno número de grupos de pesquisa formalizados que envolvam mais de um docente; - fragilidade das redes nacionais e internacionais de cooperação. Competitividade entre programas, grupos de pesquisa e instituições; 1 Consolidar as linhas de pesquisa altaFragilidade de articulação intra e entre linhas Não há1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidar as linhas de pesquisa altaFragilidade de articulação intra e entre linhas Não há1 Ampliar o quadro de docentes em áreas estratégicas do Programa médiaPolítica de distribuição de vagas da UFSM 1 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a participação de pesquisas em rede. Já há parcerias - Pouca colaboração do corpo docente fragilidade das redes de cooperação. 1 Ampliar a busca por financiamento. média-Inibição do corpo docente; prioridade dos financiamentos para os Programas consolidados ou para os Programas localizados no Norte- Nordeste Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Melhorar a inserção das publicações em periódicos melhor qualificados. Grande produção do corpo docente - língua estrangeira; - competitividade; - poucos periódicos nacionais qualificados na área Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Melhorar a articulação das disciplinas altaResistências dos professores 1 Aumentar o número de bolsas média- Limitação institucional 1

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos96 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 10% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 15% Demais destinos relevantes dos egressos Setor público (prefeituras, ministérios, IBAMA, etc.); Professores das redes de ensino públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  A infra-estrutura para a pesquisa (espaço físico) tem melhorado. As salas estão sendo reestruturadas e a secretaria foi transferida para outro espaço;  Oferta de atividades de formação (cursos e disciplinas) tem se ampliado, houveram remanejamentos e algumas disciplinas integradoras das linhas estão sendo criadas;  A representação no Colegiado, a partir da última eleição, passou a ser das linhas de pesquisa, o que contribui para uma maior descentralização das decisões e maior articulação entre as linhas;  A integração com a graduação (nos Grupos de Pesquisa) ainda está em construção, a partir da maior articulação entre as pesquisas dos graduandos e dos mestrandos; as atividades de docência orientada tem proporcionado uma aproximação com a graduação e são avaliadas como positivas;  Há necessidade de viabilizar possibilidades de intercâmbio acadêmico, atividade que deve ser fomentada pelos orientadores;  É necessário ampliar a assistência estudantil da UFSM, inclusive para alunos bolsistas, já que este é um dos pontos mais positivos oferecidos pela UFSM, destacados pela comissão de avaliação da CAPES. Para viabilizar as demandas dos alunos há a necessidade de organizar uma APG;  A Biblioteca é um dos pontos mais vulneráveis. A Geografia não tem espaço na biblioteca setorial do CCNE e a biblioteca central dispõe de um acervo aquém do minimamente necessário;  Deve-se manter a destinação de recursos para os trabalhos de campo, tanto das disciplinas quanto para as pesquisas.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Maior participação dos docentes nos editais de fomento média- Inibição dos professores. - as especificidades dos editais que não contemplam as áreas tradicionais; - a aplicação dos recursos e a prestação de contas 1 Ampliação dos acervos das bibliotecas reduzida- Situação da Geografia no CCNE; - pouca colaboração dos docentes 1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar a inserção nacional e internacional dos docentes. média- Inibição dos professores; - Competitividade entre programas, grupos de pesquisa e instituições. 1

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Implantação do Doutorado em 2013;  Fazer o acompanhamento sistemático dos egressos;  Consolidação das linhas de pesquisa;  Ampliar o quadro de docentes em áreas estratégicas do programa;  Maior participação dos pesquisadores nos editais de fomento;  Inserção nacional e internacional dos docentes e maior intercâmbio de discentes em outros programas de pós-graduação;  Melhorar a inserção das publicações em periódicos melhor qualificados;  Ampliação dos acervos das bibliotecas;  Promoção de eventos científicos. PRINCIPAIS METAS

UFSM