Psicologia da Personalidade questionário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Escola Superior de Educação
Learning Organization
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Quadro geral das Ciências da Educação.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Os Estudantes e a Leitura
Professora Suraia Rahmé
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia da Educação
Resiliência (etapas 2 e 3)
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Diferentes Posturas Curriculares
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
HÁBITOS DA MENTE.
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Os quatro pilares da educação.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Psicologia da Educação
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Jéssica Silva Oliveira RA
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
RELATÓRIO FINAL DA 5ª FASE DO TERRITÓRIO DA SERRINHA Anauã Franco Rosa¹, Luiza Weiss¹, Milena Martins¹, Nathália Petry¹, Roberta Müller¹, Roberta Ostermann¹,
Questões Sobre as Teorias da Aprendizagem
R ELATIVAMENTE AO CARÁCTER, TEMPERAMENTO E TRAÇO, REFERENTES Á TEORIA DA P ERSONALIDADE, QUAL A ANALOGIA DIRECTA QUE SE PODE FAZER COM UMA AULA DE EF?
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
TIPOS DE PERSONALIDADE
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Introdução à política Aristóteles e Platão.
Psicologia da Educação
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Teorias Educacionais.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Saberes docentes.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Psicologia da Personalidade questionário 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Unidade Curricular: Psicologia Educacinal Psicologia da Personalidade questionário Docente: Nuno Corte Real & Paulo Castelar Discentes: Anabela Santos, Diana Coelho, Diana Cristina Sousa, Elsa João Sousa, Rodrigo Garcia, Sandra & Sylvia Martins

Quais os objectivos da psicologia da personalidade? Análise do indivíduo total e não o processo de percepção; o que existe em comum em todas as personalidades humanas descoberta da individualidade

Tendo em conta a teoria da psicologia da personalidade, como podemos justificar que perante as mesmas situações podemos ter opiniões e maneiras de agir diferentes? Tendo em conta a teoria da personalidade, cada indivíduo nasce já com determinadas características, mas depois o meio em que cresce, o meio em que está inserido, vai acabar por moldar a sua personalidade consciente ou inconscientemente. Daí poderem haver diferentes tipos de respostas às mesmas situações, mesmo parecendo que apenas pode haver uma opinião correcta há sempre maneiras de estar e agir diferentes.

Mencione as cinco necessidades que estão relacionadas com a teoria de Personalidade e apresente alguns exemplos onde estas necessidades foram colocadas em causa ("desrespeitadas"). Necessidade de Relacionamento (P.E. mercado da escravatura - separação entre famílias) Necessidade de Transcendência (P.E. Máscara que bloqueia a necessidade do Homem superar a sua natureza animal) Necessidade de Segurança (P.E. Separação das crianças) Necessidade de Identidade (P.E. Falta de afirmação individual) Necessidade de orientação (P.E. A senhora que vivia da "solidariedade" e que desenvolve a sua personalidade de acordo com as "oportunidades" e condições que a sociedade oferece).

De que forma podemos transferir a Psicologia da Personalidade para o contexto Educativo numa Aula de Educação Física? Tendo em conta que a Psicologia da Personalidade, destaca o individuo como um todo, isto é tendo em conta a sua forma de agir, pensar, sentir, pelas suas crenças, valores, relacionamentos, hereditariedade entre outros factores, devemos agir como futuros profissionais na docência da Educação física respostas diferentes dos nossos alunos a estímulos aparentemente parecidos. Ter sempre um plano B, C e D “na manga” e ainda ter uma boa capacidade de improviso para poder adaptar o conteúdo do ensino às divergentes respostas dos alunos.