Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
Avaliação Psicomotora
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
O QUE SABER.
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Área dos Conhecimentos
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Planejamento de Campanha – A4
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
ESPORTE E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL
Parceiros no projeto.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
O que é Aprendizagem?.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
Pauta: Capacidades Físicas
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
ANÁLISE SOBRE AS DIVERSAS MANEIRAS DE JOGAR FUTEBOL
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
EEF. Macário José de Farias
Formação Profissional IV
PSICOMOTRICIDADE.
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Educação Física
Subsistema de Desenvolvimento
História nas atuais propostas curriculares
ESPORTE COLETIVO POR WAGNER GOMES.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O esporte e a saúde psicológica Prof. Dr. Dante De Rose Junior EEFEUSP - Depto. De Esporte.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
PROJETO COMUNITÁRIO.
Conferência Municipal de Educação
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
Saúde e Educação Física
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Avaliando a aptidão física
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Aptidão Física Educação Física II.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
O PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Médio, 1ª Ano O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação

Mas, afinal, o que é Esporte? EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Imagem: Albeiror24 / GNU General Public License. Imagem: ms4denmark / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. Imagem:  Photographer’s Mate 2nd Class Jonathan R. Kulp. / U.S. Navy Public Domain. Mas, afinal, o que é Esporte? (Adaptado de BARBANTI, 2000). Imagem: Luis Dantas / Domínio Público. Imagem: ALBA-BALAMAND / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Imagem: Mustapha Ennaimi / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Segundo Barbanti (2000), há três condições a considerar no desenvolvimento de uma definição de esporte: 1. esporte referente a tipos específicos de atividades; 2. esporte depende das condições sob as quais as atividades acontecem; 3. esporte depende da orientação subjetiva dos participantes envolvidos nas atividades (motivação intrínseca e extrínseca).

CAPACIDADE OU QUALIDADES FÍSICAS EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação 1. Esporte referente a tipos específicos de atividades Habilidades motoras complexas Envolvem o atributo físico treinável num organismo humano. * Força * Velocidade * Agilidade * Equilíbrio * Coordenação motora CAPACIDADE OU QUALIDADES FÍSICAS * Flexibilidade * Resistência

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Definições: força: é a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo por meio da contração dos músculos; (1) velocidade: é a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal; (2) Imagem:  Frank C. Müller / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. Imagem:  TracyN1090 / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação agilidade: é a capacidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”; (2) equilíbrio: é a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade; (3) Imagem:  David Wilmot / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. Imagem:  Nevit Dilmen / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação coordenação motora (destreza): é a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada; (2) flexibilidade: é a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude; (2) Imagem:  Eadweard Muybridge / United States public domain. Imagem:  Mohamed Ouda / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação resistência: é a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando-se mais rapidamente. (4) Imagem:  Laup F. / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Dessa forma, jogar xadrez, cartas, damas, entre outros, embora exijam estratégias cognitivas complexas, nenhum deles exige esforço físico vigoroso e, apesar de envolverem movimentos, as habilidades motoras são limitadas a ações com variações simples. (BARBANTI, 2000)

2. Esporte depende das condições sob as quais as atividades acontecem. EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação 2. Esporte depende das condições sob as quais as atividades acontecem. Dois amigos espontaneamente decidem “chutar bola no gol”. Flamengo e Santos jogam no estádio do Maracanã. Ambas as situações envolvem uma atividade física descrita como futebol. Serão ambas esporte? (Adaptado de BARBANTI, 2000).

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação De acordo com muitos sociólogos, o esporte é caracterizado por alguma forma de competição que ocorre sob condições formais e organizadas. (5) Isso significa que os times Flamengo e Santos, no exemplo anterior, estão fazendo o que chamamos de esporte, mas os dois amigos chutando a bola, não!

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Alguns conceitos: competição: é definida como o processo através do qual o sucesso é medido diretamente pela comparação das realizações daqueles que estão executando uma mesma atividade física, com regras e condições padronizadas; (5) institucionalização: é o conceito sociológico que se refere a um conjunto de comportamentos normatizados ou padronizados durante um certo tempo e de uma situação para outra. (5)

Elementos da institucionalização EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Elementos da institucionalização Regras das atividades são padronizadas. O cumprimento das regras é feita por entidades oficiais.

Espírito esportivo (Flair play) EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação 3. Esporte depende da orientação subjetiva dos participantes envolvidos nas atividades (motivação intrínseca e extrínseca). * A participação no esporte é necessariamente caracterizada por: Espírito esportivo (Flair play) Fatores externos Equilíbrio Os participantes devem estar motivados pela satisfação intrínseca, fazendo um jogo justo, ético, honesto (jogo limpo). dinheiro; troféu; medalha; fama; aprovação dos pais, dos técnicos ou dos espectadores.

M.I* > M.E** Brincadeira M.I* < ME** Esporte de alto rendimento EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Obs. 1: se esse equilíbrio for quebrado de forma que a motivação intrínseca substitua todas as preocupações pelos motivos externos, a organização e a estrutura da atividade esportiva se transforma em pura brincadeira. Obs. 2: os fatores externos como dinheiro, fama, prêmios estão se tornando cada vez mais predominantes no esporte durante esses últimos anos. Porém, se isso substituir a motivação intrínseca, o esporte se transformará em espetáculo. M.I* > M.E** Brincadeira M.I* < ME** Esporte de alto rendimento * M.I: Motivação intrínseca e **M.E: Motivação Extrínseca

ESPORTE “PROFISSIONAL” EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação ESPORTE “AMADOR” ESPORTE “PROFISSIONAL” não há recompensa financeira; joga-se pela equipe, pela bolsa de estudo, por hobby. há recompensa financeira; é considerado um trabalho.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Dessa forma, ESPORTE é uma atividade competitiva, institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. (5)

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O esporte pode ser encarado dentro de outras óticas, tanto como o esporte veiculado pelas mídias, quanto como uma atividade dentro de um grupo de amigos (na escola, na rua ou em qualquer local), ou seja, adaptado a outras realidades. ESPORTE Saúde Educação Lazer Trabalho

Esporte enquanto saúde EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte enquanto saúde O que é saúde Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença ou enfermidade”.

Benefícios da prática regular dos esportes EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Benefícios da prática regular dos esportes Aumento do gasto calórico Condicionamento cardiorrespiratório Melhoria na capacidade mental Composição corporal Imagem:   Massimo Finizio / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Melhoria da resistência e da força muscular, entre outros. Diminuição do estresse e da ansiedade

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O esporte enquanto saúde vai de encontro aos maus hábitos de vida atuais que promovem o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade. O sedentarismo tem sido considerado “o mal do século”. Assim, em combate à obesidade, o esporte promove saúde, além de ser um incentivo às relações sociais, tais como companheirismo e amizade. (7) Imagem:   Didier Vidal / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

Mas, precisamos ter alguns cuidados na prática do esporte, como: EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Mas, precisamos ter alguns cuidados na prática do esporte, como: a sobrecarga de exercícios sem orientação de um profissional; a especialização motora precoce; o consumo de suplementos alimentares sem orientação do especialista.

Esporte enquanto lazer ou esporte participativo EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte enquanto lazer ou esporte participativo A junção de dois termos abrangentes, lazer e esporte, estabelece um outro sentido para o esporte Características: realiza atividades físicas sem pretensão de superar índices individuais, para apenas sentir-se integrado ao meio ambiente; esporte despojado de comparações atléticas; sentir-se satisfeito pela convivência com as pessoas;

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O que vemos atualmente é o esporte renascendo para uma mudança de valores, talvez aproximando-se do que Dumazedier (1979) chamava de esporte participação ou esporte de lazer. Busca transformar as práticas esportivas no tempo livre em: entretenimento; diversão participação; bem-estar e; qualidade de vida.

O esporte de lazer: um olhar das políticas públicas EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O esporte de lazer: um olhar das políticas públicas Os investimentos do Estado no lazer, através do conceito de bem-estar social e qualidade de vida, levaram a uma transformação no conceito de planejamento urbano e de políticas públicas. Com a ampliação dos praticantes de esporte sem fins lucrativos (jogos participativos) buscando diversão, prazer e sociabilidade, ampliaram-se os conceitos típicos do lazer, sendo então incorporados ao esporte. (9)

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Além de mudanças de valores, outro aspecto importante do esporte de lazer é a preocupação com grupos minoritários, como o desenvolvimento de atividade esportiva para pessoas da terceira idade e com necessidades especiais. (DIECKERT, 1984) Imagem:   Miaow Miaow / Domínio Público. Imagem: Sports and Wheelies Disabled Association / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O esporte de lazer promove a participação de todos os setores e se preocupa com a acessibilidade e inclusão. Lembre-se de que o esporte de lazer não precisa de estádio, de locais fechados ou mesmo de equipamentos de última geração que só os iniciados conseguem utilizar; o esporte de lazer exige equipamentos amplos que possam ser aproveitados por diversas faixas etárias, tipos de pessoas e jogos; os equipamentos devem atender amplas necessidades, não ficando “presos” a uma única modalidade. (DIECKERT, 1984).

Será que a televisão proporciona uma forma de alienação? EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O lazer passivo, do qual os meios de comunicação, em especial a televisão, fazem uso com bastante propriedade, tornam os espectadores em potenciais consumidores da “indústria do lazer.” (SEED-PR, 2006). Para refletir! Será que a televisão proporciona uma forma de alienação? Imagem: Robert S. Donovan / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Sobre a relação entre o esporte e o consumo, podemos refletir de diversas formas, tais como: (8) compra de ingressos para assistir a um evento esportivo; investimento de multinacionais em marketing esportivo; matrícula de crianças em escolinhas esportivas com pais influenciados pela mídia; compra de calçados e materiais específicos para a prática esportiva. Imagem: Marcello Casal Jr/ABr / Creative Commons License Attribution 3.0 Brazil. Imagem: Robert S. Donovan / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. A televisão e os meios de comunicação em geral, por influenciarem um grande público, tornando-se produtoras de verdades, criando crenças e ídolos, e divulgando informações pertinentes aos seus interesses, contribuem para a formação de uma massa consumidora. (8)

Esporte enquanto trabalho ou esporte de alto rendimento EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte enquanto trabalho ou esporte de alto rendimento Características: regras físicas; subordinação dessa prática a algum órgão oficial (Federação); atividade competitiva; atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior que o prazer de praticar o esporte.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação O indivíduo que se envolve com um esporte de alto nível será submetido a ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos; estar bem claro (orientação) das dificuldades e foco na superação. Obs.1: Esporte de alto nível é seletivo e excludente; só tem espaço para os “melhores”. Imagem: Usien / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Obs.2: a carga extenuante de treinamento diário para se atingir um nível de rendimento ótimo (performance), muitas vezes está associada à ocorrência de lesões traumáticas, que são os fatores limitantes. (6)

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Doping O uso indevido de substâncias ilegais com finalidade de elevar ilicitamente os níveis da capacidade física, normalmente, quando flagrados em exames antidoping, bloqueia parte da carreira desportiva e deixa algumas sequelas psicológicas, como sentimento de derrota, frustração, entre outros. (6)

Esporte enquanto educação (Esporte Educacional) EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte enquanto educação (Esporte Educacional) 1) O esporte deve ser trabalhado de forma adaptada na escola em relação à estrutura/ espaço; ao material; às regras; ao nível de competição; à premiação; aos gestos motores de acordo com as condições sociais e pessoais; à seletividade (não seletivo); ao desenvolvimento de habilidades e competências para além da técnica e gestos motores.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação 2) Objetivos: vivenciar as práticas esportivas visando ao prazer e não à competição (Espírito Esportivo); alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo, com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: aprender a aprender; Para a formação de competências (cidadania plena), na busca da inclusão e transformação social. aprender a fazer; aprender a ser; aprender a conviver. Aprendizagem de valores (respeito, honestidade, solidariedade, disciplina, entre outros).

Para refletir!!! Esporte na Escola ou Esporte da Escola EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Para refletir!!! Esporte na Escola ou Esporte da Escola

Esporte na Escola Subordinação aos códigos da instituição esportiva EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Esporte na Escola Esporte da Escola Subordinação aos códigos da instituição esportiva Prática da cultura escolar princípio do rendimento atlético-desportivo; comparação de rendimentos e recordes; regulamentação rígida; sucesso esportivo (vitória); racionalização de meios e técnicas. não serve à indústria do esporte; esporte como objeto de ensino; reorganização e reestruturação de um saber acumulado historicamente. (Adaptado de BARBANTI, 2000)

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Não podemos negar o Esporte da Escola, pois sua ideologia penetra no âmbito escolar por se tratar de um fenômeno social e, na medida que a escola produz uma cultura do esporte, pode relacionar-se com essa prática, confrontando-a, dando-lhe um novo significado. Assim, o esporte como elemento cultural se insere na sociedade de diferentes maneiras, por isso a dificuldade de dissociá-lo da economia, da cultura e da política. (10) Fonte: http://www.gifsdahora.com.br/busca.asp?word=ideia Acessado em: 20 Abr. 2012.

EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Extras Júri simulado: dividam-se em 4 equipes; elejam 5 pessoas que irão compor o júri. O restante da turma, dividido em 4 equipes, fará a defesa das quatro visões apresentadas sobre o esporte; no primeiro momento, 1ª e 2ª equipes, com as temáticas “Esporte enquanto saúde e lazer”; no segundo momento, 3ª e 4ª equipes, com as temáticas “Esporte enquanto trabalho e educação”. é importante que o júri não julgue quem será o vencedor, mas sim quais foram os melhores argumentos das equipes.

Referências Bibliográficas EDUCAÇÃO FÍSICA , 1º Ano do Ensino Médio O esporte enquanto saúde, lazer, trabalho e educação Referências Bibliográficas BARBANTI, Valdir J. Teoria e prática do treinamento esportivo. Edgard Blucher, 2000. DIECKERT, Jürgen. Esporte de Lazer, Tarefa e Chance Para Todos. Rio de Janeiro: Livro Técnico, 1984. DUMAZEDIER, Jofre. Sociologia Empírica do Lazer. Tradução: Silvia Mazza e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva: SESC, 1979. PARANÁ, SEED. Educação Física. Curitiba: Livro Didático Público., 2007. *Sites da Internet: disponíveis nos hiperlinks.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   6-A David Wilmot / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lindsay_Davenport_backhand_Wimbledon_2004.jpg 27/08/2012 6-B Nevit Dilmen / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Madame_Tussauds_London_00813_Nevit.jpg 7-A Eadweard Muybridge / United States public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Descriptive_Zoopraxography_Athlete,_Running_High_Jump_Animated.gif 7-B Mohamed Ouda / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:800px-RomanChairBackExtension.gif 8 Laup F. / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Triathlon.jpg 20 Massimo Finizio / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Three_point_shoot.JPG 21 Didier Vidal / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tremendo_gordo.jpg 26-A Miaow Miaow / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Remigius_Machura_senior_CZ_championships_in_athletics_Kladno_2005.jpg

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso   26-B Sports and Wheelies Disabled Association / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mike_Nugent.jpg 27/08/2012 28 Robert S. Donovan / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:TVRemote.jpg 29-A Marcello Casal Jr/ABr / Creative Commons License Attribution 3.0 Brazil. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:FIFA_World_Cup_2010_Brazil_North_Korea_11.jpg 29-B