Desenvolvimento de uma aplicação (software) com interface web (internet) permitindo a inserção de serviços públicos municipais, consultas, exclusões e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

1.
PLANO DE GESTÃO.
Rio de Janeiro, Agosto de 2006
NOÇÕES DO PROCESSO LEGISLATIVO COM ENFOQUE NA PESQUISA
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CADASTRO SINCRONIZADO.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Apresentação da pesquisa realizada com usuários do site da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte. Autor : JOSIAS PIRES FERREIRA.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE REGULAÇÃO URBANA SMARU
Quem somos O que fazemos Slide 1
Projeto de saúde e qualidade de vida
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
Políticas Públicas Municipais
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
Ministério da Cultura.
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Contexto de atuação do CME
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Fórum Nacional de Educação
A Politica de Assistência Social
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Apresentação Diagnóstico Social
Uma Escola do Tamanho do Brasil
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
GESTÃO COMPARTILHADA RAZÕES PARA APRESENTAÇÃO DE SUBSTITUTIVO AO PL 1719/2015 Procuradoria-Geral Adjunta das Entidades Autárquicas Municipais Pós reunião.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Belo Horizonte, uma Cidade Cada vez Melhor !. População por Região Administrativa de Belo Horizonte.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Projeto de Territorialização da Saúde em Porto Alegre/RS: uso de aplicativo de georreferenciamento e do Observatório da Cidade de Porto Alegre como ferramentas.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
O QUE É? - É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos Direitos Fundamentais preconizados no Estatuto.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Pbh.gov Por dentro do portal da Prefeitura A Experiência Bhtrans PREFEITURA BELO HORIZONTE Eduardo Amorim - Gerente de Informação Bhtrans.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de uma aplicação (software) com interface web (internet) permitindo a inserção de serviços públicos municipais, consultas, exclusões e atualizações necessárias. O Portal de Serviços contará com sistema específico de gestão de conteúdo, o qual garantirá sua sustentabilidade ao longo do tempo e descentralização de responsabilidades para o seu uso e manutenção.

Justificativa para criação do projeto O programa Atendimento Integrado ao Cidadão, instituído pelo Decreto nº de 21 de setembro de 2007 prevê a melhoria contínua do atendimento do público externo (cidadão). Nesse sentido, o desenvolvimento do projeto se justifica pela forte relação com a criação da Central de Atendimento Integrado, Call Center (156), SACs (GEATENDs) e demais Centrais Específicas de Atendimento na busca pela democratização ao acesso aos serviços públicos municipais através de um aplicativo de gestão que favoreça a colaboração entre as unidades de atendimento, unidades executoras, unidades normatizadoras, gestores dos sistema e sobretudo permita o cidadão identificar com facilidade e agilidade o serviço que necessita solicitar.

Histórico - Guia do Cidadão Publicada 1ª Versão do Guia do Cidadão ª revisão do Guia do Cidadão publicado em ª revisão do Guia do Cidadão publicado em 1985

Histórico - Guia do Cidadão 1995 – Publicada 2ª Versão do Guia do Cidadão (impresso) Torna-se parte integrante do projeto de Democratização das Informações da PBH. É conceituado como “instrumento de cidadania” 2005 – 1ª revisão do Guia do Cidadão publicado no portal da PBH 2007 – Projeto do Inventário e Portal de Serviços Públicos Municipais 2001 – Publicada 1ª Versão do Guia do Cidadão no Portal da PBH

Guia do Cidadão Fonte de dados para o atendimento

Central de Atendimento Integrado Redesenho de Processos de Trabalho – SACWEB O projeto de reestruturação dos serviços prestados ao cidadão através do SACWEB consiste no mapeamento, documentação e racionalização de fluxos de processos. O trabalho objetiva o aperfeiçoamento da prestação de serviços à população, com base no melhor entendimento dos procedimentos internos, no aumento da eficiência e rapidez na tramitação das solicitações, execução de responsabilidades, conclusão do serviço solicitado e resposta ao cidadão. Uma Central de Atendimento Integrada se caracteriza por agregar serviços diversos em um mesmo espaço físico, dentro de um modelo que exige a modernização dos serviços disponibilizados, uma metodologia de gestão, o desenvolvimento de um conceito de atendimento ao cidadão, entre outros pontos. Interação com outros projetos SMATI

Administração Direta - 15 órgãos e suas unidades Coordenadoria Municipal de Defesa Civil Ouvidoria do Município Secretaria Municipal Adjunta de Abastecimento Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social Secretaria Municipal Adjunta de Direitos da Cidadania Secretaria Municipal Adjunta de Esportes Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal Adjunta de Habitação Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Finanças Secretaria Municipal de Políticas Sociais Secretaria Municipal de Saúde Órgãos envolvidos no projeto

Administração indireta - 7 órgãos e suas unidades Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte – URBEL Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte – BHTRANS Fundação de Parques Municipais – FPM Fundação Municipal de Cultura – FMC Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte – FZB Superintendência de Desenvolvimento da Capital – SUDECAP Superintendência de Limpeza Urbana – SLU

Ganhos do projeto Para PBH Descentralização e desconcentração de atribuições, com a cobrança de responsabilidade dos gestores Gestão da informação Base de conhecimento Instituição de indicadores Para o Cidadão Informações disponíveis e atualizadas Facilidade ao acesso as informações Linguagem de fácil compreensão

Metodologia utilizada Pesquisa das tendências do setor público

Metodologia utilizada

Pesquisa das tendências do setor público Metodologia utilizada

 Mobilizar as unidades administrativas de prestação de serviços e informações  Mobilizar os órgãos para a oferta de novos serviços  Mapear as unidades envolvidas na disponibilização de serviços  Articular com diversas unidades sobre à agenda pré-definida  Identificar o(s) órgão(s)/unidade(s) responsável(is) com conhecimento técnico da área atuante  Assegurar o êxito dos objetivos do projeto Mobilização e articulação Metodologia utilizada

O portal conta com sistema especifico de gestão de conteúdo, com ferramentas que permitem inclusões, exclusões, alterações e consultas de forma descentralizada e dinâmica. A estruturação oferece informações e serviços, em ordem lógica e natural ao cidadão, de acordo com o público-alvo. Construção do Portal Metodologia utilizada

Estrutura do portal de serviços Perguntas frequentes Fale conosco Serviços em destaques Serviços mais acessados Centrais de atendimento Disques Serviços de auto atendimento Formulários Serviços de utilidade pública Licitações Concursos Avisos urgentes Enquete

Segmentação dos serviços Cidadão Nascimento; Infância e adolescência; Maioridade; Terceira idade; Óbito. Empresa Abertura; Desenvolvimento empresarial; Encerramento. Terceiro setor Institucionalização; Gestão; Encerramento.

Segmentação dos serviços Serviços por tema Abastecimento alimentar Administração Assistência social Atendimento ao cidadão Cemitérios municipais Cultura Defesa civil Direitos da cidadania Educação Esporte e lazer Finanças Habitação Limpeza urbana Meio ambiente

Apresentação do Portal de Serviços