Grupo – Brasil Produtos Químicos para Consumo & Transporte Talller subregional de América Del Sur sobre Comunicación de Peligros Químicos y Aplicación.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Formosa: Exercício de entender suas relações.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Desenvolvimento Institucional 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão 1 CONCLUSÕES.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão de Defesa do Consumidor CÂMARA DOS DEPUTADOS 25 OUT 2011.
Por quê montar uma Pós-Graduação Lato Sensu?
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Indústria de Gás Natural no Brasil
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Ações Preventivas no Transporte Rodoviário de Cargas Perigosas
ABRAIDI Código de Conduta ABRAIDI Selo ABRAIDI - Empresa Boa Cidadã
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Assessoria Econômica – Unidade de PPP 1 PPPs no Brasil Lições Aprendidas e Oportunidades Isaac Averbuch Salvador, Maio, 2010 PPP Américas 2010.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Projeto Cidadania.
Painel 2: Sistema de Coleta de Dados Criminais em tráfico de pessoas Iniciativas implementadas pelo ICMPD sobre coleta de dados Enrico Ragaglia, Project.
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
NR 26 - Sinalização de Segurança
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Diretoria da Qualidade do Inmetro
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
SIGEC – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EVENTOS E CURSO
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Equipe ChemADVISOR: André Fenner, Experto em GHS – ChemADVISOR Brasil Janet Neal, Comercialização – Base de Dados OHS Edgar Rodriguez Sierra, Especialista.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Regulação e Antitruste
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
Grupo – Brasil Agroquímicos & Químicos Industriais Talller subregional de América Del Sur sobre Comunicación de Peligros Químicos y Aplicación del SGA.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
Professor Nelson Guerra Ano 2015 AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA.
Atuação dos agentes de Controle Social
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
Formulários.
Qualidade e a ISO 9001.
Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
Grupo de Trabalho Parceria com o Banco Mundial Estruturas de Controle Interno Estaduais.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
INTRODUÇÃO AO SISTEMA GLOBAL HARMONIZADO
Requisitos Legais e Outros Requisitos
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Maio de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
TREINAMENTO ATIVIDADES DO MEMBRO DIRIGENTE Instrutor:
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Cícero Domingos Penha Diretor de Relações Corporativas.
Lei Orçamentária Anual – 2016 Procon “ Consumidor orientado. Direito assegurado.” Prefeitura Municipal de Sinop.
Instrumentos de Gestão de Documentos
Transcrição da apresentação:

Grupo – Brasil Produtos Químicos para Consumo & Transporte Talller subregional de América Del Sur sobre Comunicación de Peligros Químicos y Aplicación del SGA São Paulo, novembro 20004

1 (a) - Até que ponto o Brasil vê benefícios na implementação do GHS no setor de produtos químicos para consumo? ► Informação ao consumidor ► Consolidação e harmonização da legislação; ► Facilita a regulação; ► Reduz riscos ; ► Permite maior acuracidade de informações.

1- (b) Quais as possíveis forças impulsoras para implementar o GHS? pqc ► Motivação dos órgãos de defesa do consumidor ► Integração de forças dos setores: governamental, produtivo, consumidor e trabalhador

1 (a) - Até que ponto o Brasil vê benefícios na implementação do GHS no setor de transportes? ► Possibilita informacão de melhor qualidade; ► Facilita a regulação; ► Reduz riscos ;

1- (b) Quais as possíveis forças impulsoras para implementar o GHS? (transporte) ► Integração de forças dos setores: governamental, produtivo, consumidor e trabalhador

2 – Até que ponto as infra-estruturas legais brasileiras existentes podem apoiar a implementação do GHS no setor de pqc? Deveriam se adaptadas? De que forma? ► Há infra-estrutura legal ► Deve haver harmonização;

2 – Até que ponto as infra-estruturas legais brasileiras existentes podem apoiar a implementação do GHS no setor de transporte? Deveriam se adaptadas? De que forma? ► Há infra-estrutura legal; ► Deve ser aperfeiçoada; ► Solução de dúvidas existentes

3 – Quais são as possíveis limitações e obstáculos que devem ser superados? PQC ► Falta de interação entre os diversos atores: órgãos governamentais e entre setores; ► Competência legislativa concorrente: União, Estados e Municípios; ► Falta de regulamentação nacional única; ► Falta de divulgação, conscientização, capacitação e treinamento; ► Definição dos escopo ► Sensibilização dos órgãos de defesa do consumidor.

3 – Quais são as possíveis limitações e obstáculos que devem ser superados? Transporte ► Falta de interação entre os diversos atores: órgãos governamentais e entre setores; ► Competência legislativa concorrente: União, Estados e Municípios; ► Falta de regulamentação nacional única; ► Falta de divulgação, conscientização, capacitação e treinamento;

4 – Que passos podem ser tomados para iniciar a implementação do GHS e a capacitação necessária no setor de PQC? ► Divulgação de informações sobre o sistema; ► Conscientização.

4 – Que passos podem ser tomados para iniciar a implementação do GHS e a capacitação necessária no setor de transporte? ► Divulgação de informações sobre o sistema; ► Conscientização; ► Capacitação; ► Treinamento; ► Adequação da legislação /regulamentação; ► Oficialização dos grupos de trabalho de: classificação, ficha de segurança de produtos químicos (FISPQ), rotulagem e laboratórios; ► Elaboração e manutenção de bancos de dados atualizados sobres substancias e misturas enquadradas no sistema; ► Disponibilização por parte e entre todos os países integrantes de sistema de dados e informações constantemente atualizado sobre substancias, testes/ensaios e demais informações sobre os perigos deles decorrentes. ► Integração dos modais

MUITO OBRIGADO!