Formação Técnica em Administração de Empresas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Comportamento do Consumidor
Conceitos Básicos em Marketing
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
15:20.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Marketing: Introdução
Segmentação de mercado
MERCADO CATARINA E FABIANY
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Planejamento de Comunicação
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MARKETING em Shopping Centers
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
CRM Customer Relationship Management
Segmentação de Mercado
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Fundamentos de Marketing
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
Administração de Marketing I
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Nome da Disciplina Nome do Professor. 2ª AULA. 30 de abril de EMPREENDEDORISMOe PLANO DE NEGÓCIOS.
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2
Primeiro Passo da Etapa 1
Administração Mercadológica IV
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
O processo de decisão de compra
Formação Técnica em Administração de Empresas
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Comportamento do consumidor
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
QUEM É O CONSUMIDOR.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
A Propaganda e Suas Características
Planejamento Estratégico de MKT
O Ambiente de Marketing
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Comportamento do Consumidor
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
Disciplina de marketing
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento de compra do consumidor
OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA.
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Fundamentos do Marketing Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Transcrição da apresentação:

Formação Técnica em Administração de Empresas FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Lílian Lins

Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL

Publicidade e Propaganda Público-Alvo, mercado, comportamento do consumidor, teoria de Maslow, planejamento publicitário.

Definição de Publicidade Designa qualidade do que é público, significa o ato de tornar público um fato, uma ideia, notícia. Termo relacionado à promoção de produtos e serviços, estimulando o aspecto promocional e comercial. Divulgação pública sobre ideias, fatos de interesse das empresas, governo ou outras instituições sem que se identifique um patrocinador. Classificada como comunicação não paga, pode acontecer de forma espontânea, quando por exemplo falamos bem de um produto ou serviço.

Promoção - Publicidade A publicidade é um dos principais meios de promover venda em massa. A publicidade visa três objetivos: “incutir uma idéia na mente da massa, criar o desejo pela coisa anunciada, levar a massa ao ato da compra.”

Definição e Propaganda Ferramenta de persuasão de ideias , ideologias , doutrinas, conhecimentos, função comunicacional patrocinada. Anúncio tem veiculação paga (revistas, televisão, links patrocinados pela internet) Relacionado a promoção de produtos e serviços com aspecto criativo e natureza persuasiva.

Definição de Público - Alvo É o ponto inicial para o planejamento do seu novo negócio, ou seja, para quem você quer vender seu produto ou serviço. Precisamos saber se o cliente está disposto a comprar o produto ou serviço e se tem necessidade ou desejo por aquilo que vamos oferecer.

Definição de Público - Alvo Também chamado de Prospect ou Target, é o grupo de pessoas para quem as empresas trabalham a prática e ações de comunicação e marketing. Ao definir este público será importante um estudo de mercado para atender as necessidades e desejos.

Mercado É a relação entre a oferta – pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços – e a procura – pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Quando alguém abre uma empresa, passa a desempenhar um novo papel no mercado, atuando no lado da oferta.

Mercado Consumidor Fazem parte os clientes que comprarão os produtos e os serviços prestados pela empresa. Obs: para obter dados sobre o mercado consumidor é necessário fazer pesquisas. Compradores potenciais que têm necessidades básicas, desejos, paixões, percepções de valor ou comportamentos de compras semelhantes. As variáveis mais importantes do processo de compra esta relacionado ao problema que deve ser solucionado.

Atenção!!! Geralmente , pensamos no consumidor como a pessoa que compra o produto e o consome, nem sempre o comprador e usuário são a mesma pessoa. Desta forma é importante que a empresa identifique e classifique o seu público-alvo para que a comunicação seja direcionada a ele.

Promoção - PDV

Mercado Consumidor Compreender as necessidades e desejos do consumidor é de fundamental importância para encontrar as melhores oportunidades de mercado de uma empresa. “Os dados dos consumidores auxiliam as organizações a definir o mercado e identificar ameaças e oportunidades de uma marca”. Solomon (2002)

O que significa Agregar Valor

Comportamento do Consumidor “As organizações tem sucesso por sua habilidade em satisfazer seus clientes” São vários os *fatores (Culturais, sociais, familiares, econômicos e psicológicos) que interferem no comportamento da compra e que afetam a escolha do consumidor por determinado produto ou marca.

Decisão de Compra, o que o consumidor deseja?

Comportamento do Consumidor No cenário atual o conhecimento destes torna-se primordial na busca da vantagem competitiva , na arquitetura de um plano de marketing e comunicação eficaz que “toque” o cliente e mude sua atitude.

Comportamento do Consumidor “Tal conhecimento é fundamental para a compreensão das necessidades e desejos de determinados grupos e para a determinação de mercados-alvos a serem atendidos por uma empresa, bem como, na definição de estratégias e composto de marketing que deverão ser utilizados”. (Sandhusen,1998)

Características do Consumidor Demográfica: sexo, idade, raça ou etnia, condição socioeconômica, nível de instrução e tipos de famílias; Geográfica: bairro, cidade, região; Psicográfica: atividade, interesse e opinião.

Comportamento do Consumidor O fator Preço do produto não é o principal e único decisivo na hora da compra, fatores psíquicos também influenciam na escolha de uma marca, independente do preço.

Processo de Compra O processo de compra de produtos e serviços é definido em cinco etapas: Reconhecimento da necessidade; Busca de informações; Avaliação das alternativas; Decisão de compra; Avaliação Pós compra.

Reconhecimento da Necessidade O reconhecimento das necessidades pode advir de: Estímulos internos: fome, sede, cansaço ou interesses pessoais que são chamados de Motivação. Estímulos externos: comerciais em geral, incentivo de outras pessoas, etc.

Teoria de Maslow

Reflexão... Por que é importante para o profissional de marketing ter o conhecimento da teoria de Maslow, qual o objetivo?

Resposta O objetivo é compreender os fatores psicológicos determinantes do comportamento humano e, portanto, do comportamento de compra do consumidor. “A teoria de Maslow ajuda o profissional de Marketing entender como vários produtos se ajustam aos planos, metas e vidas dos consumidores potenciais”. (Kotler, 1998)

Teoria de Maslow Essa teoria é fundamental para a compreensão dos fatores que motivam o comportamento, impulsionando o indivíduo a agir. A teoria motivacional possibilita a compreensão, principalmente da primeira etapa do processo de compra: reconhecimento da necessidade.

Pirâmide de Maslow É uma pirâmide onde estão representadas por hierarquia as necessidades dos seres humanos. A sua criação foi feita pelo senhor Abraham Maslow, um psicólogo americano que ficou conhecido pela proposta de categorizar e hierarquizar as necessidades humanas.

Pirâmide de Maslow O trabalho de Maslow consistia em mostrar aos seres humanos que temos a necessidade de ir buscar a nossa autorrealização seja pessoal ou profissional. Ele defendeu a idéia que cada indivíduo tem de realizar uma escala hierárquica de necessidades, satisfazendo primeiro as necessidades de nível baixo e depois satisfazer as necessidades do nível mais alto.

Pirâmide de Maslow

Pirâmide de Maslow Definição do conjunto das cinco necessidades da pirâmide de Maslow: Necessidade Fisiológica: São aquelas que se relacionam com o ser humano como ser biológico, são as necessidades de nos mantermos vivos, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc. O indivíduo se preocupa com o CORPO, necessidades básicas.

Comercial de papel higiênico mostra que nem tudo o iPAD pode substituir.

Pirâmide de Maslow Necessidades de Segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de nos sentirmos seguros, sem perigo, em ordem, com segurança, ter uma casa, um emprego estável, um plano de saúde, um seguro de vida, etc. Segurança psicológica e física, libertação do medo e ansiedade.

Comercial Seguro de Vida Itaú

Pirâmide de Maslow Necessidades Sociais: São as necessidades de manter relações humanas com harmonia, fazer parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho, afeto dos familiares e ter relacionamentos bem sucedidos. O ser humano busca o amor e o sentimento de pertencimento.

Comercial Vitarella – “Pensando em você”

Pirâmide de Maslow Necessidade de Estima: É a necessidade de ter auto estima, confiança, conquista, ser respeitado, ter respeito pelos outros, prestígio, dignidade, reconhecimento, poder, orgulho, etc. O ser humano busca reconhecimento.

Comercial Grendene Kids

Pirâmide de Maslow Necessidades de autorrealização: É a realização pessoal, ter moralidade, criatividade, autonomia, ausências de preconceitos, aceitação dos fatos, desenvolver o nosso potencial, ser aquilo que se pode ser, podermos realizar o nosso sonho.

Relação com o cliente... Entender, prever e influenciar clientes é função da área de marketing e deve estar refletida nas estratégias de marketing da empresa e materializada num plano compreensivo: Clientes têm que entender o conceito que está por trás dos produtos e serviços; Produtos e Serviços devem ser relevantes; Barreiras nas transações devem ser removidas; Relacionamento com o cliente deve ser construído buscando confiança.

Atenção!! Os processos de compra podem ser tangíveis (um aparelho de barbear) e intangíveis (nova tecnologia que está associada ao status pessoal)

PLANEJAMENTO PUBLICITÁRIO

Publicidade Online “A web é o ambiente no qual o poder do cliente se manifesta no mais alto grau: quem clica o mouse decide tudo” (Jacob Nielsen) Empresa->produto->público (Processo de comunicação), o consumidor tem participação interativa;

Publicidade Online Pontos positivos: Maior acesso as informações sobre o produto desejado; Novos efeitos e recursos visuais atraentes para a atenção do usuário;

Publicidade Online O Brasil é o 3º país em número de usuários ativos na internet (52,5 milhões); 1º é o EUA (198 milhões); 2ª é o Japão (60 milhões). Dados da pesquisa da Net Insight (estudo sobre internet do IBOPE Media) – dezembro/2012. E o Brasil está em 1º lugar em relação ao tempo de acesso de cada internauta, os brasileiros gastaram em média 43 horas e 57 minutos navegando na internet. IBOPE (www.ibope.com.br) , 19/02/2013

Posicionamento da Marca O que é marca: é um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou a combinação de tudo isso destinado a identificar produtos ou serviços de um fornecedor ou um grupo de fornecedores para diferenciá-los de outros concorrentes. O posicionamento é o que definirá o rumo que a marca irá seguir, quando bem posicionada tem chances de se fortalecer e crescer perante a concorrência.

Posicionamento da marca É fazer com que o produto e a imagem da empresa conquistem um lugar diferenciado na mente do seu público-alvo, ou seja, gerar uma proposta de valor focada neste público.

Estudo de caso Havaianas 1962 – Alpargatas – lança as havainas, um calçado de borracha, inspirado nos chinelos japoneses com preço acessível aos trabalhadores brasileiros. Conceito pioneiro no mercado, chinelos de dedo, devido a concorrência e para se diferenciar lançou a campanha: “legítimas só as havainas” anunciada por Chico Anísio. Em 1994 o produto sairia do mercado e para se reestruturar a empresa lançou as monocromáticas Havainas Top nos pés de Malu Mader, deixando de ser o chinelo do trabalhador para ser o chinelo das celebridades, um acessório fashion. “Uma marca visa criar conceitos e valores perante o público, sua mensagem deve alcançar a mente, sentimentos, crenças do consumidor”.

Estudo de caso Havainas

Atividade Explique o que você entendeu sobre Público-Alvo. Por que é importante o profissional de marketing ter conhecimento sobre a teoria de Maslow? Qual a relação com o marketing ,dê exemplo. Defina as cinco necessidades da pirâmide de Maslow. Qual a importância do posicionamento da marca no mercado e como deve ser a estratégia de comunicação da marca em relação ao consumidor? O trabalho deverá ser no formato da ABNT.

Atividade Data de entrega: 10/06/2014 Até as 23:55 hrs. Evite deixar a postagem de sua atividade para o último dia, fazendo isso imprevistos não vão lhe prejudicar. Lembrar que sua organização também esta sendo avaliada.

OBRIGADA! Dúvidas Acesse o fórum de dúvidas e discussões. Para debate no chat: O que você acha sobre as tendências de consumo para 2014? OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA AULA.