CGEE Dez 2002 Elisabeth Gomes ANATEL/SBGC/CRIE

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Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Transcrição da apresentação:

CGEE Dez 2002 Elisabeth Gomes ANATEL/SBGC/CRIE betgomes@crie.ufrj.br Gestão do conhecimento: definição conceitual, múltiplos usos e interpretações CGEE Dez 2002 Elisabeth Gomes ANATEL/SBGC/CRIE betgomes@crie.ufrj.br

O mundo não foi sempre assim...

Sociedade do Conhecimento - Fatos “Palm top”: tem mais memória que toda a capacidade de memória existente em 1961! Computadores: 8.000 x mais baratos que há 30 anos Se o Mercedes classe A tivesse a mesma evolução: custaria U$ 2 andaria na velocidade do som 800 km com 1l de gasolina

Sigatoga amarela x banana pioneira Sociedade do Conhecimento - Fatos Sigatoga amarela x banana pioneira Mesmo sabor 20% maior frutos 3 meses antes Lata de alumínio Hoje: 80% mais finas menos energia menos matéria prima 80% tecnologia, 20% metal... 1 hectare produz 70% mais

O que está acontecendo ???? Sociedade do Conhecimento - Fatos Homem mais rico do mundo: Bill Gates (Microsoft) 2º homem mais rico do mundo: Sam Walton (Wal-Mart) Netscape: cotada U$ 3 bi no lançamento contra faturamento de U$ 17 mi O que está acontecendo ????

Sociedade do Conhecimento - Fatos “Conhecimento gera 55% da riqueza mundial !” OECD “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” Peter Drucker

Conhecimento: o principal fator de produção do século XXI @ TERRA CAPITAL TRABALHO

Novas Indústrias Novas Empresas Nova Economia

Como funciona a economia do conhecimento?? Podemos afirmar que a economia do conhecimento segue uma nova lógica econômica. O conhecimento difere radicalmente de todas as outras commodities, porque não segue a teoria da escassez. Ao contrário, segue a teoria da abundância. Se vendemos alguma coisa, por exemplo, um livro, não o possuímos mais. Com o conhecimento é diferente. Por quê?

Como funciona a economia do conhecimento?? Quanto mais eu compartilho, mais eu tenho… Quantos mais usarem, maior o valor…

Economia na Sociedade do Conhecimento Economia Industrial Economia do Conhecimento Produção Escala Flexível Pessoas Especialista Polivalente Tempo Longo prazo Tempo real Massa Tangível Intangível Espaço Limitado Ilimitado

Generalistas e Especialistas = Dois em Um Formação especifica Cultura geral Domínio das áreas afins A oposição entre especialista e generalista pode levar a um equivoco. Não se trata de ser um ou outro, mas os dois ao mesmo tempo. Isto pode parecer estranho ou complicado, mas é exatamente na conjugação destes perfis, tradicionalmente opostos, que está a diferença no mundo do trabalho contemporâneo. Tornar-se um generalista não significa ser menos do que um especialista. Significa ser mais. Podemos imaginar a formação generalista como três arestas de um cubo: a altura é a formação específica, ou especializada; a largura é o dominio de áreas afins; e o comprimento é a cultura geral. Quanto mais extensa for cada uma dessas linhas, maior será o volume do cubo, ou seja maior será a capacidade de trabalho, a competitividade e a chance de sucesso profissional. Desse modo o generalista deve ser entendido como um especialista que foi além da própria especialidade. É o trabalhador do conhecimento.

Quem é o trabalhador do conhecimento? Trabalhador Tradicional fazer físicas linear produto aplicado Trabalhador do Conhecimento pensar mentais não-linear informação criado Características principal tarefa principais habilidades processo de trabalho resultado do trabalho conhecimento utilizado

A produtividade do trabalhador do conhecimento O grande desafio não é mais tornar produtivo o trabalhado manual, mas sim o trabalhador do conhecimento. Segundo Drucker, eles estão se tornando rapidamente o maior grupo isolado da força de trabalho do mundo.

A produtividade do trabalhador do conhecimento - fatores Qual é a tarefa? Gerenciar a si mesmos - autonomia Inovador qualidade valor Trabalhador Tradicional Como deve ser feito o trabalho? Sem autonomia Sem inovação quantidade custo

Não se “gerencia” pessoas A tarefa é liderar pessoas A meta é tornar produtivos as forças e o conhecimento específicos de cada pessoa.

Economia na Sociedade do Conhecimento Economia Industrial Economia do Conhecimento Produção Escala Flexível Pessoas Especialista Polivalente Tempo Longo prazo Tempo real Massa Tangível Intangível Espaço Limitado Ilimitado

nova indústria Conteúdo Bancos de dados TV a cabo e multimídia online Informática Computadores Software Interfaces Redes de: TV a cabo Telefonia Satélites Bancos de dados Filmes Música Imagens Propaganda TeleCom Equipamentos de rede e multimídia TV a cabo e multimídia online Jogos Multimídia Interativa

novas empresas $ @ ...para a qual as pessoas e as TCIs são vitais!

Tão complexo...e tão simples A economia de rede tornou o mundo incrivelmente mais conexo -- e irreversivelmente mais complexo. O que isso significa para a sua empresa? Por Carlos Siffert A WEB COMO MODELO A palavra web é usada aqui não apenas no sentido da internet mas também para simbolizar a forma de teia (em inglês, web) das organizações do novo século. As organizações de empresas têm sido definidas como pirâmides, que convergem no topo, na figura do presidente ou do executivo-chefe. Estabelecem também fronteiras claras entre a empresa e o exterior. A nova organização, em contrapartida, se parecerá mais com uma teia: uma forma rasa, intrincadamente conectada, ligando funcionários, clientes, parceiros, fornecedores, contratados em cooperação. Tais agentes se tornarão cada vez mais interdependentes, e as fronteiras entre eles, cada vez mais difusas, porosas. Na verdade, será difícil muitas vezes dizer quem é quem, como no quadro exibido ao lado, sobre uma situação real de implantação de uma usina termelétrica. A INFORMAÇÃO COMPETITIVA Nos últimos anos, presenciamos o surgimento de uma nova era no mundo da tecnologia da informação. Várias tendências começaram a convergir, dando origem a um novo modelo, no qual a conectividade entre computadores e suas respectivas redes se consolida rapidamente com a expansão da internet. A interação entre diferentes sistemas é favorecida e estimulada pelos padrões abertos da web. E a computação ubíqua (em inglês, pervasive computing) torna-se realidade, já que o poder computacional, não mais concentrado no PC, estende-se a telefones celulares, agendas eletrônicas e televisores.Essa realidade é a origem de uma nova arquitetura, que permite que aplicações conectadas à internet forneçam informações em tempo real. Os sistemas deixam de estar centrados em servidores ou em clientes para enfocar o usuário. Além da evolução nas características tecnológicas, o novo modelo possibilita um reposicionamento para o uso da tecnologia da informação. Ela deixa de se concentrar apenas em aplicações de ganho de eficiência e produtividade. Passa a fornecer ferramentas para a cooperação entre funcionários, parceiros, clientes e fornecedores. Gradualmente, torna-se um instrumento com potencial de reinventar negócios.A tecnologia da informação torna-se, assim, além de um instrumento de redução de custos, uma poderosa ferramenta competitiva, que permite repensar o próprio modelo de negócio da empresa. O principal obstáculo para a realização desse enorme potencial é o pré-requisito para mudar o modelo de negócio de uma empresa: a mudança dos modelos mentais de seus dirigentes.

Unidos Venceremos !!! Consórcio gerenciador E S C Construção Total: Suprimentos 400 empresas Engenharia 130 colabordaores 20 empresas Construção 1200 colaboradores 150 empresas Cliente (usina): 95 colaboradores Consórcio gerenciador Total: 1507 colaboradores e 571 empresas

Considerando que “Conhecimento é o principal fator de produção do século XXI” e “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” Peter Drucker Vamos fazer a GC acontecer!!!! Mas o que é GC? O que é conhecimento?

O Conhecimento

Exemplo Contexto Dado Informação Para um especulador no mercado futuro de frutas; Para o município atingido; Para uma companhia de distribuição de energia elétrica; Para os operadores de agências de viagem Dado 100 ml de água Informação Uma tempestade (fora de época) atingiu o estado brasileiro de Pernambuco

Tipos de Conhecimento

Conhecimento Explícito envolve conhecimento dos fatos, é adquirido principalmente pela informação, quase sempre pela educação formal, está documentado em livros, manuais, bases de dados etc.

Conhecimento Implícito

Conhecimento Tácito é algo pessoal, formado dentro de um contexto social e individual, não é propriedade de uma organização ou de uma coletividade

Processos de Transferência do Conhecimento Para Explícito Tácito Socialização: Bebedouro, conferências Externalização: Escrever um Relatório Combinação: Envia um relatório pelo correio Eletrônico Internalização: Forma opinião sobre um relatório De Nonaka & Takeuchi (1997)

A Gestão do Conhecimento

“Prática é quando tudo funciona mas a gente não sabe porque. Teoria é quando nada funciona mas a gente sabe porque. Neste recinto se conjugam teoria e prática: Nada funciona e ninguém sabe porquê...” Anônimo

“A 1a etapa para passarmos à ação é definirmos um modelo que explique esta desordem, que ajude a lidar com esta complexidade.” Charles Handi Op.Cit.

Gestão do Conhecimento “É uma disciplina que promove, com visão integrada, o gerenciamento e o compartilhamento de todo o ativo de informação possuído pela empresa. Esta informação pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos, bem como em pessoas, através de suas experiências e habilidades”. Fonte: Gartner Group

Gestão do Conhecimento “A arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis da organização” - K. Sveiby “The sum of everything the people of the company know wich gives a competitive advantage in the market” - Tom Stewart - Fortune, 1991 “Knowledge that can be converted into value” - Leif Edvinsson, 1996 “Intellectual material that has been formalized, captured and leveraged to produce a higher-valued asset.” - Pruzak, 1994

Gestão do Conhecimento Não é uma tecnologia, mas usa tecnologia; É uma metodologia, não um produto; Não funciona sem mudanças culturais e gerenciais; A grande dificuldade é transformar conhecimento tácito em explícito Importante: equipe multidisciplinar !!! TI – risco: GC é ferramenta RH – risco: GC é mapear competências PE – risco – GC é só planejamento e não sai do papel

Por que precisamos gerenciar o Conhecimento? Gestão do Conhecimento Por que precisamos gerenciar o Conhecimento? Para não repetir os erros. A Organização/Estado “aprende com a experiência”; Registrar o conhecimento dos colaboradores; Registrar as melhores práticas; Disponibilizar conhecimento gerado na organização; Etc....

Gestão do Conhecimento Modelo para a Gestão do Conhecimento

Capitais do Conhecimento® Capital Ambiental Intelectual Capital de Relacionamento Estrutural Modelo de Gestão do Conhecimento CRIE ®

Capital Ambiental Definição: Conjunto de fatores que descrevem o ambiente de negócios onde a organização está inserida. O valor de uma organização é altamente dependente do contexto com o qual ela se relaciona. Ferramenta: Inteligência Competitiva

Ambiente de negócios vigilâncias novos entrantes governo clientes tecnológicas vigilâncias novos entrantes atores organização governo clientes Acionistas políticas econômicas Colaboradores concorrentes fornecedores sindicatos legal sociais

Pirâmides Populacionais - Comparativo Zaire Brasil Australia

Pirâmides Populacionais Brasileiras (1980 – 2000 – 2020)

É propriedade da organização e mensurável! Capital Estrutural Definição: Conjunto de sistemas administrativos, modelos, rotinas, marcas, patentes, cultura e programas de computador. Ou seja a infraestrutura necessária para fazer a empresa funcionar. Ex.: Franquia É propriedade da organização e mensurável!

Capital Estrutural ações Identificação e mapeamento dos processos Definição do tipo de estrutura organizacional Definição das métricas e dos instrumentos de acompanhamento e avaliação de projetos

Capital Estrutural ações Identificação e mapeamento dos processos A estrutura por processos será a ideal na Sociedade do Conhecimento pois permite uma visão sistêmica que agrupa colaboradores segundo suas habilidades e competências necessárias para a realizacao da atividade ou do processo. Essas atividades se organizam de forma a satisfazer as necessidades dos clientes. Estimula a inovação, fazendo com que a empresa se foque na realizacao do produto ou no atendimento das necessidades dos clientes.

Capital Estrutural ações Definição do tipo de estrutura organizacional Hierarquizada Horizontal...... Ligação direta com os valores da organização sem departamentos ---- estrutura integrada horizontalmente sem centralização de decisões ----- participação de todos os servidores sem isolamento ----- criar redes de firma Organizações que aprendem

Capital de Relacionamento Definição: É a rede de relacionamentos de uma organização com clientes, fornecedores e parceiros. O valor deste ativo é influenciado pela capacidade da empresa em solucionar problemas dos clientes!

Capital de Relacionamento A partir da visão estratégica a empresa deve determinar os relacionamentos chave para o sucesso do negocio e a partir daí construir uma estratégia de relacionamento com cada um deles. A pergunta é: de que forma os relacionamentos podem agregar valor ao meu negócio?

Capital de Relacionamento Relacionamentos chave para obter o sucesso no seu negócio Retorno financeiro Retorno de imagem Cobram qualidade dos serviços e produtos fornecidos

“As pessoas são o maior patrimônio da nossa empresa”. Capital Intelectual “As pessoas são o maior patrimônio da nossa empresa”. (Anônimo)

Capital Intelectual Como??? Capacidade,habilidade, experiência e conhecimento formal das pessoas que integram uma organização Ativo intangível que pertence ao próprio indivíduo, mas que pode ser utilizado pela empresa para gerar lucro ou aumentar seu prestigio e reconhecimento social. A empresa é valorizada se conseguir atrair, reunir e manter o capital intelectual. Como???

Capital Intelectual ações Desenvolvimento de capital intelectual Fóruns de discussão Comunidades de prática - oficinas do capital intelectual - informal e incentivado pela empresa Retenção de capital intelectual Criação de ambiente de trabalho agradável e estimulante Estimular a gestão participativa Implantar programas de participação nos lucros

Sinergia entre os capitais Fonte de riqueza é a interação! De que adiantaria uma organização dispor de excelentes profissionais, com alto capital intelectual se não dispuser de um mínimo de capital estrutural? O capital intelectual não poderá se realizar na prática, logo não acontecerá. Basta imaginarmos o que seria de uma excelente orquestra onde os músicos não dispusessem de seus instrumentos.

Gestão do conhecimento: necessária, mas insuficiente! Sem capacidade de inovar - criar novos produtos e serviços - mas também, de criar novos mercados, exportar e empreender nenhuma empresa se tornará líder em seu setor ou mesmo conseguirá sobreviver nesta economia globalizada.

Inteligência Empresarial Conhecimento, inovação e empreendedorismo formam, assim, um tripé indissociável para o sucesso das organizações na nova economia: a Inteligência Empresarial

E a prática ??? Capital de Relacionamento Capital Ambiental Intelectual Capital de Relacionamento Estrutural Modelo de Gestão do Conhecimento CRIE ®

de Gestão do Conhecimento? O que são projetos de Gestão do Conhecimento? São tentativas de se fazer uso pratico do conhecimento para alcançar algum objetivo organizacional mediante a estruturação de pessoas, tecnologia e conteúdo do conhecimento. Dificuldades: diferenciar projetos de gestão do conhecimento de projetos de gestão da informação. Diferença: agregar valor a informação para transformar em conhecimento e enfatizar a contribuição humana, uma característica que geralmente distingue o conhecimento da informação ou dos dados.

de Gestão do Conhecimento? O que são projetos de Gestão do Conhecimento? Projetos de Gestão do Conhecimento possuem: Responsável pelo projeto Comprometimento especifico de recursos financeiros e humanos Foco no conhecimento como algo distinto da informação ou dados Objetivos de projetos de Gestão do Conhecimento Criar repositórios de conhecimento Melhorar acesso ao conhecimento Melhorar a cultura e o ambiente do conhecimento

Fatores críticos de sucesso para um projeto de Gestão do Conhecimento Cultura da empresa Apoio da alta gerência Vinculação ao valor econômico Alguma orientação para processos Infra-estrutura técnica disponível Clareza de linguagem (terminologia única e entendida por todos) Algum nível de estrutura de conhecimento

Tipos de projetos de gestão do conhecimento Inteligência Competitiva Mapeamento do Conhecimento Gestão de Competências Gestão de Processos Gestão de Relacionamentos Melhores práticas Benchmarking Lições Aprendidas Perguntas: o que eu preciso e o que eu tenho

Capitais do Conhecimento Diagnóstico Os tipos de projeto Execução do Projeto Plano de Ação Avaliação Estratégia

Capitais do Conhecimento® Gestão de relacionamentos Capital de Relacionamento Capital Ambiental IC Gestão de competências Capital Intelectual Capital Estrutural Modelo de Gestão do Conhecimento CRIE ® Portal do conhecimento Gestão de processos

Inteligência Competitiva Identificar oportunidades no ambiente de negócios Antecipar ações dos concorrentes Identificar produtos substitutos Monitorar o ambiente de negócios Definição Trata de identificar quais as informações mais relevantes que devem ser coletadas e analisadas visando transformá-las em conhecimento e encaminhá-las ao cliente do modo mais eficiente e rápido.

Gestão de Competências Mapear quem sabe o quê Mapear e Identificar competências Torná-las acessíveis ao restante da organização Definição Trata de identificar quais as competências e habilidades que a organização necessita e quais as que seus colaboradores possuem para identificar as lacunas existentes e definir um plano de ação.

Gestão dos Relacionamentos Mapear o relacionamento entre os clientes / parceiros / fornecedores, identificando qual o tipo de valor agregado: financeiro imagem qualidade … Produtos Mapas de clientes Relatórios classificados sobre clientes Definição Trata de identificar os relacionamentos necessários para alcançar os objetivos estratégicos da organização e quais os que existem na empresa e com os colaboradores de forma a definir um Plano de Ação.

Gestão de Processos Definição Trata de identificar os processos chave para o negócio de modo a alcançar os objetivos estratégicos da organização e redesenha-los a luz do conhecimento da empresa.

Melhores práticas: benchmarking e lições aprendidas Documentar as experiências de sucesso Compartilhar as experiências de sucesso Reutilizar conhecimento Evitar o re-trabalho Melhoria nos serviços prestados Produtos Banco de melhores práticas validadas por especialistas Definição Trata da identificação, organização e divulgação das práticas desenvolvidas pela empresa (sucessos e fracassos) ou desenvolvidas por outras empresas e que possam ser utilizadas como modelos pela organização. Desta forma será evitado o retrabalho.

Mapeamento do Conhecimento Alguns resultados Mapeamento do Conhecimento COMPARATIVO DE CONHECIMENTO POR TIPO E ATIVIDADE 2 4 6 8 10 12 14 16 Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Atividade 5 Atividade 6 Atividade 7 Atividade 8 Atividade 9 Atividade 10 Atividade 11 Atividade 12 Atividade 13 Atividade 14 Atividade 15 Atividade 16 Área Pontuação Explícito Tácito

Outros.... Gestão de Processos portal do conhecimento agentes inteligentes datamining ERP, CRM comunidades virtuais / comunidades de prática GED data warehouse intranet/extranet/Internet universidade corporativa

Sociedade do Conhecimento E o Brasil???

@ Ondas de Transformação Revolução Agrícola Industrial Revolução do Conhecimento Até 1750 DC 1970 2000 @

Brasil na Sociedade do Conhecimento Software Biotecnologia Aeroespacial Petróleo / Energia Cultural / Entretenimento É preciso definir qual é a estratégia do país !!!!!

obrigada ! Elisabeth Gomes SBGC/CRIE betgomes@crie.ufrj.br