Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

Dr. Thomé E. Tavares Filho
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Pedagogia da pesquisa-ação
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Escola Superior de Educação
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED
Educação e Práticas Pedagógicas
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação no contexto do Trabalho
Escola Superior de Guerra
Pacto do Ensino Médio e o REM
Plano de Trabalho Docente
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Conversando sobre Formação Integral.
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
PC DO B / CNFP CURSO NÍVEL II.
Tendência Progressista Libertadora
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Educação a Distância e as novas clivagens educacionais
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
Conscientização -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Ciência, tecnologia e sociedade
As Concepções Pedagógicas.
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
Karl Marx e o materialismo histórico
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
Avanços da psicologia social na América Latina
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A crise da Universidade na contemporaneidade Grace Tanikado Patricia Oliveira Brito Raquel Karpinski Lemes Walcy Pereira Oliveira SA: Democracia e Universidade.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Educação a distância: esboço de uma análise ético-política. CARVALHO, Alex. In: Revista PUC Viva. Ano 6. n. 24. jul. a set. 2005. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – APROPUC. p. 35-45. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Introdução EAD como fenômeno ético-político. Dois eixos de análise: Relações entre Ciência e tecnologia. Relações entre Educação e tecnologia. Tecnologia como parte integrante da gênese da ciência moderna e suas relações com o poder. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Ciência e tecnologia Ciência moderna: oposição à fé como princípio gerador do conhecimento verdadeiro. Ciência e poder (Bacon – saber é poder). Método científico e a dialética submissão-dominação: o mundo pode ser conhecido; para tal é preciso controlá-lo. Ciência moderna como prática social: forma moderna de construção do conhecimento – domínio da natureza para promover o homem. Técnicas como estratégias de domínio; manipulação sustentada pelas descobertas científicas. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Ciência e tecnologia Produção de conhecimento: epistemológico e ontológico. Nascimento da ciência moderna: revolução burguesa e modo de produção capitalista. Adorno e Horkheimer (1991) – a luta iluminista pela emancipação humana / capital / dialética perversa dominação-emancipação. Ciência – razão instrumental / coisificação da técnica / estratégia capitalista de dominação política, econômica e social. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Ciência e tecnologia Fetichização da técnica – esquecimento da relação entre conhecimento científico e poder. Concepção tecnicista – perda da dimensão política da ciência e da técnica. Alienação da ciência e da técnica – a serviço do capital / da emancipação à alienação. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Educação e tecnologia Processo dialético de dominação e emancipação. Relação pedagógica sempre mediada por sistemas simbólicos historicamente construídos – Vygotsky e Nietzsche. Linguagem – constitutiva da condição humana, na sua interpretação do mundo (de sociedade, homem, educação...). Educação e tecnologia – investigar as intencionalidades, para além dos recursos. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Educação e tecnologia Necessário dialetizar essa relação: nem messiânica (Pedagogia Tradicional, Escola Nova, Tecnicismo), nem mera reprodução das relações de poder (Teorias Crítico-reprodutivistas). Educação e tecnologia – espaço de luta ético-política (formas diferenciadas e socialmente comprometidas de entender e transformar o mundo). OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Educação e tecnologia Autonomia relativa da educação: Piaget (Construtivismo), proposta epistemológica, para além do racionalismo e do empirismo. Sujeito cognoscente, na interação com o objeto. Vygotsky (Sócio-interacionismo), mediação simbólica na constituição do humano. Sujeito sócio-cultural (materialismo histórico e dialético). OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Educação e tecnologia Em ambas as teorias, a valorização ontológica do sujeito. Valorização histórica, porque inserida na modernidade. Interação – união dialética entre sujeito e objeto (ambos são determinados e determinantes). Em ambas as teorias, o enfoque não era político (relações de poder no ato pedagógico). OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Educação e tecnologia EAD – erguida em meio a pressupostos construtivistas e/ou sócio-construtivistas – dimensão não somente epistemológica, mas ontológica e ético-política. Autonomia – a) não é um dado cultural, mas precisa ser construída; b) como ponto de chegada e não de partida. Considerar o repertório do aprendiz, os sistemas motivacionais (como ponto de partida). OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Educação e tecnologia Fetichização da técnica e da Educação – se não consideradas as condições sociais, econômicas e culturais nas quais o ato educativo ocorre. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Conclusão Esboço de uma análise ético-política da EAD: Educação e tecnologia – se consideradas como um fim em si mesmas. Educação e sociedade – das sociedades disciplinares (Foucault), para as sociedades do controle (Deleuze). Nas últimas, o processo de manipulação é mais sutil, tecnológico e eficiente. Educação como formação permanente – lógica das sociedades do controle. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política Conclusão Contradições dialéticas da EAD – como possibilidade de democratização do conhecimento, ou como puro exercício técnico do poder estabelecido. Análise ético-política da EAD – para além dos modismos messiânicos ou criticistas. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política

Questões para discussão Caracterize as relações entre ciência e tecnologia, na concepção do autor. Caracterize as relações entre educação e tecnologia, na concepção do autor. Quais as contradições dialéticas da EAD, no cenário contemporâneo? OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política