Administração de Recursos Humanos II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura Organizacional
Advertisements

GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
Cultura e Mudança! Caroline G. Fernandes Claudinei dos Santos
“Administração de Recursos Humanos II”
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Organizações e SI O conceito... Teoria das organizações
CULTURA ORGANIZACIONAL
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Burocracia X Estruturalismo
Cultura Organizacional
Desenvolvimento organizacional
Cultura Organizacional
MA_12_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
IA_08_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henry Mintzberg
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Subsistema de Aplicação
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
CULTURA ORGANIZACIONAL E COMUNICAÇÃO
Cultura Organizacional
ORGANIZAÇÃO Conceitos
Cultura organizacional
BANCO DO BRASIL 2013 CULTURA ORGANIZACIONAL
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Socialização Organizacional
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Emile Durkheim e o fato social
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Cultura Organizacional
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
Teoria Geral da Administração
Desenvolvimento Organizacional
Mesa Redonda: DESVENDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
APLICANDO PESSOAS.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
Teoria Geral da Administração
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O homem, ser sociocultural
GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
Administração de Recursos Humanos II
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
Cultura Organizacional
Gestão do Conhecimento
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Cultura Organizacional
Cultura Organizacional
CULTURA ORGANIZACIONAL
Socialização e sociedade da informação
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Tema 13 - LIDERANÇA: PODER (Autoridade Formal)
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 4 Mudança Comportamental – Cultura, Crenças e Valores Objetivo Ao finalizar esta Unidade,
Sejam bem vindos.
CULTURA ORGANIZACIONAL TEXTO: ÂNGELA MARIA CHAGAS V. LAGO
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Especialistas em D.O.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Todo grupo social precisa resolver dois problemas principais: Convivência de seus integrantes; Adaptação ao mundo exterior – relação com outros grupos e sobrevivência. Para entender como os grupos resolvem seus problemas, estuda-se a cultura organizacional – experiências, conhecimentos e valores que se desenvolvem e são transmitidos. A integração em um grupo social demanda entender a cultura ou adotar os padrões culturais. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Cultura segundo Edgar Schein: Um conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional: Valores e crenças Histórias, mitos e heróis Artefatos, linguagem e hábitos MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional Artefatos: Arquitetura Utilização do espaço – arranjo físico, impressão de igualdade, ambiente alegre, limpo e silencioso. Maneira de se vestir – formal ou informal, clássicas ou casuais, diferentes ou uniforme, cuidado com a aparência ou desleixo. Quantidade, variedade e aparência dos recursos – abundância ou escassez de recursos, muitos ou poucos artefatos, opulenta ou espartana, atraentes ou discretos. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional Tecnologia: Proporção de engenheiros, técnicos e cientistas em relação ao total de funcionários; Participação de novos produtos no faturamento; Departamento de pesquisa e desenvolvimento – P&D; Centros de pesquisa, universidades e escolas públicas. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional Símbolos: Linguagem Arquitetura e vestuário Histórias, mitos e heróis Rituais e cerimônias MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Componentes da cultura organizacional Valores: Crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitude e julgamentos. Influenciam inúmeros aspectos do comportamento das pessoas. Valores declarados podem ser diferentes dos valores reais. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Funções da cultura organizacional Para evitar erros de convivência, deve-se seguir a cultura da organização. Há maneiras definidas de como interagir com as pessoas e com o mundo externo da organização. Convivência interna: A cultura define os critérios para a avaliação de resultados e do desempenho; A cultura define o comportamento em relação à autoridade; A cultura define a tendência à solidariedade e ao associativismo em contraposição ao individualismo. Relações com o mundo exterior: A cultura define a missão da organização e seu papel em relação ao meio ambiente; A cultura define as fronteiras dos grupos ; A cultura define a posição relativa do grupo em relação a outros grupos. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Disfunções da cultura organizacional Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; Resistência generalizada à necessidade de mudança interna; Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; Tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para a falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos; Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Socialização organizacional É um processo em que os indivíduos aprendem a cultura e também podem transmiti-la. Mecanismos da socialização: Descrições de cargos, manuais, políticas organizacionais e outros recursos da organização formal; Orientação dos veteranos; Cerimônias de iniciação, como as semanas de integração dos calouros. Estágios da socialização: Expectativa e preparação; Ingresso; Ajustamento e integração. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Singularidade e diversidade cultural Os padrões culturais variam de uma sociedade para outra. Diversidade: As sociedades podem ser muito diferentes umas das outras. Singularidade: Cada local pode ter seu próprio padrão cultural. O entendimento das diferenças culturais evita o risco do etnocentrismo, a suposição de que uma cultura é superior a outra. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Cultura organizacional Indicadores de culturas: Distância do poder – como as pessoas enxergam a autoridade Linguagem – mais valor à palavra falada ou à escrita Relações humanas – individual ou coletivo, ser ou ter Atitudes em relação ao futuro – atitude proativa ou reativa Universalismo em contraposição ao particularismo – regras flexíveis ou permanentes Orientação para o ambiente – cultura orientada para fora ou para dentro Propensão ao risco – alta ou baixa tolerância ao risco Mecanicismo e organismo – similar a máquinas ou organismos vivos MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.