PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Bem-vindos!.
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Encontro com professores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Elisa Maria de Assis
Fundação Roberto Marinho
Pedagogia da pesquisa-ação
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
ELABORAÇÃO CURRICULAR RELACIONADA À VIDA COTIDIANA, AO MEIO AMBIENTE, À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA NA ESCOLA BÁSICA COM ÊNFASE NA REGIONALIZAÇÃO A PARTIR DOS.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Construindo uma identidade profissional
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Docência Universitária
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Flexibilização Curricular
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Construindo o futuro do seu filho!
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ ROSA MARIA MARCOS MENDES COORDENADORA INSTITUCIONAL SOLANGE VIANA P. B. BRANDOLINI COORDENADORA DE.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
O Programa PIBID na UFRN
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
1ª Formação de Professores Coordenadores
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Formação continuada ANO 2015
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Prof. Rudimar Serpa de Abreu Coordenador Institucional do PIBID/Unisc Pró-Reitoria de Graduação Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

A GESTÃO DO PROGRAMA E A RELAÇÃO INSTITUCIONAL

Projeto Institucional: O PIBID na Unisc Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas Projeto Institucional: 373 bolsistas EQUIPE DE GESTÃO Coordenador Institucional.............. Rudimar Serpa de Abreu Coordenadora de Gestão Pedag. ... Carmen Lucia de Lima Helfer Assessoria Administrativa................ Aline Pereira Assessoria Tecnológica..................... Joice Lanzarini Secretário..........................................Anderson Luiz dos Santos

O PIBID na Unisc 11 Subprojetos Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas 11 Subprojetos Pedagogia ............................ Carla Lavínia Pacheco da Rosa Computação ..................... Márcia J. Kniphoff da Cruz Matemática ..................... .. Ivonne Maria Gassen Letras ..................... ........... Ângela Cogo Fronckowiak Letras/Inglês ..................... . Carlos Renê Ayres Letras/Espanhol ................ Vera Lucia Travi Ciências Biológicas .............. Tânia Bernhard Educação Física ................... Miria Suzana Burgos Química ..................... .........Wolmar Alípio Severo Filho História ..................... ......... José Martinho Remedi Filosofia, Hist. e Geografia . Ernesto Luiz Alves

O PIBID na Unisc 10 Escolas Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas 10 Escolas ESCOLAS ESTADUAIS Estado de Goiás Nossa Senhora do Rosário Alfredo José Kliemann Santa Cruz Carlos Fröhlich Professor Luiz Dourado ESCOLAS MUNICIPAIS Menino Deus São Canísio Santuário Duque de Caxias

Como manter a unidade, identidade e a institucionalidade do PIBID Unisc 1º) A construção dos princípios pedagógicos institucionais 2º) A construção dos ambientes de aprendizagem (presenciais e virtuais) para todos os bolsistas Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

A construção dos princípios pedagógicos institucionais Como manter a unidade, identidade e a institucionalidade do PIBID Unisc A construção dos princípios pedagógicos institucionais Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS Ensino-aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências A competência como capacidade de lançar mão dos mais variados recursos o conhecimento e da inteligência, de maneira criativa e adequada, diante de uma determinada situação (PERRENOUD, 2000). Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS Autonomia e protagonismo Autogerenciando o seu aprendizado, o aluno estará aprendendo a aprender, conquistando autonomia para buscar informações, desenvolvendo uma postura crítica, fazendo escolhas, elaborando projetos pessoais, participando de projetos coletivos e adquirindo competência para discernir entre diferentes visões pedagógicas. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS Contextualização do processo de ensinar e aprender Contextualizar o conhecimento para o aluno e, portanto, promover aprendizagem. Ao promover sentido, a contextualização faz com que os currículos se aproximem dos alunos, de suas escolhas, ressignificando suas visões de mundo por diferentes contextos da sociedade. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS Interdisciplinaridade A interdisciplinaridade amplia a visão de mundo dos alunos, possibilitando a leitura da realidade sob diferentes enfoques, além da construção de saberes com informações e procedimentos de diferentes campos do conhecimento. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS Aprendizagem como processo de construção colaborativa O trabalho individual é parte importante da aprendizagem colaborativa. É individualmente que o sujeito se prepara para as atividades que realizará em equipe, assim como para exercitar e consolidar as habilidades e os conhecimentos que desenvolveu estudando em grupo. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS Pesquisa como princípio educativo O professor que tem a pesquisa como princípio educativo entende que o processo de ensino-aprendizagem deve ser problematizado, indagado, registrado e modificado em função das reflexões e ações cotidianas. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS Avaliação formativa e processual A finalidade da avaliação é diagnosticar e acompanhar as conquistas e as necessidades dos participantes do programa. Não deve ser concebida como algo distinto do processo de aprendizagem, mas como parte integrante deste e a serviço da gestão e do planejamento. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

A construção dos ambientes de aprendizagem (presenciais e virtuais) Como manter a unidade, identidade e a institucionalidade do PIBID Unisc A construção dos ambientes de aprendizagem (presenciais e virtuais) Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

AMBIENTES PRESENCIAIS O grupo de Gestão Administrativa: Coordenador Institucional, Coordenador de Gestão, Equipe Administrativa e Técnica = encontros semanais; O grupo de Gestão Didático-Pedagógica: Coordenador Institucional, Coordenador de Gestão, Equipe Administrativa e Técnica, Coordenadores de Áreas, Supervisores, Representantes dos Bolsistas de Iniciação à Docência e Diretores das Escolas = encontros mensais; Os grupos de Estudos e Planejamentos: Estudantes = encontros semanais na Universidade e Supervisores =encontros semanais nas Escolas Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

AMBIENTES PRESENCIAIS A iniciação à docência na escolas: Os estudantes atuam nas escolas através da docência assistida (monitoria), oficinas de aprendizagem, -projetos interdisciplinares e -gestão escolar. Formação Continuada – Eventos (para todos bolsistas) Capacitação de Verão e Capacitação de Inverno (40 horas-férias); Seminários Integradores (6 horas-bimestrais-sábados); Encontro Nacional do PIBID Unisc (20 horas-anual); Reuniões Técnicas de Planejamento Geral (4 horas-bimestrais); Momentos culturais (teatro, música, cinema...) AMBIENTES PRESENCIAIS Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

AMBIENTE S VIRTUAIS A Sala Virtual do PIBID Unisc: Ambiente virtual organizado na Plataforma Moodle e gerenciado pela Coordenação Institucional e Assessoria Técnica que integra todos os participantes do Programa Atividades desenvolvidas na Sala Virtual : Avisos importantes para todos os pibidianos e/ou subprojetos; Mensagens entre os subprojetos; Telefone sem fio; Roteiros de Estudos; Cursos de Curta duração; Entre outros . Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

ROTEIRO DE ESTUDOS do PIBID/Unisc

Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas O PIBID/Unisc Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas ROTEIROS DE ESTUDOS 1 = O PIBID/Unisc; 2 = Os novos tempos da educação no século XXI; 3 = O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões e princípios ; 4: Tecendo redes de aproximação entre o contexto escolar e os subprojetos do PIBID/Unisc. Mapas Conceituais: tecendo redes de conhecimento;

Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas O PIBID/Unisc Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas ROTEIROS DE ESTUDOS 5 = O Enriquecimento da Experiência: aproximando teoria e prática; 6 = Metodologias de Ensino: vivenciando propostas interdisciplinares de aprendizagem; 7 = Dificuldades de Aprendizagem: da identificação ao projeto de intervenção.

Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas O PIBID/Unisc Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas ROTEIROS DE ESTUDOS 8 = Laboratório de aprendizagem e sala de aula: espaços de reflexão, superação e desafio; 9 = As intervenções pedagógicas nos laboratórios de aprendizagem: a relação refletida entre teoria e prática; 10 = Docência assistida – monitoria (em elaboração).

AMBIENTE S VIRTUAIS Rede Social FACEBOOK: Atividades desenvolvidas no Facebock Socializa ações dos Subprojetos; Constrói uma comunidade de pibidianos de outras IES; Divulga cursos e capacitações. Entre outros . Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

AMBIENTE S VIRTUAIS Cursos EAD de curta duração: Alfabetização e Letramento, Avaliação, Projetos pedagógicos, Educação e Tecnologias, Educação ambiental, entre outros. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

Muito Obrigado! rudisa@unisc.br