INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 3: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 4: ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 5: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM HUMANÍSTICA PARTE QUATRO ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO

Teoria das Relações Humanas Capítulo 5 Teoria das Relações Humanas (Humanizando a Empresa) (1880-1949) (1880-1949) As origens da Teoria das Relações Humanas A civilização industrializada e o homem (1880-1949)

EXERCÍCIO ENTREVISTA REVERSA NOME: EMPRESA EMPREGO / CARGO / ATIVIDADE (TEMPO NA FUNÇÃO): EXPLIQUE SUA OPÇÃO PELA GRADUAÇÃO EM ADM OU LOG: EXPECTATIVAS SOBRE A DISCIPLINA “TGA”: EXPECTATIVAS SOBRE OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS DA PROFA.: CITE TRÊS COISAS QUE VOCÊ GOSTA MUITO: CITE TRÊS COISAS QUE VOCÊ NÃO GOSTA:

Experiência de Hawthorne 1ª Fase - Teste da Iluminação Comprovou-se que a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas; 2ª Fase - Sala de experiência de montagem de relés Comprovou-se o início do espírito de equipe e o desenvolvimento de liderança e objetivos comuns; 3ª Fase - Programa de entrevistas Comprovou-se a existência de uma organização informal; 4ª Fase - Entrevistas com observação Estudou-se a relação entre a org. formal da fábrica e a org. informal dos empregados;

Conclusões da experiência de Hawthorne Nível de produção é resultante da integração social; Comportamento social dos empregados; As recompensas e sanções sociais: o homem social; Grupos Informais; A importância do conteúdo do cargo; Ênfase nos aspectos emocionais.

A Experiência de Hawthorne 1a. Fase: Grupo de observação e grupo de controle para conhecer o efeito da iluminação na produtividade. 2a. Fase: Grupo experimental e grupo de controle para conhecer os efeitos de mudanças nas condições de trabalho: 1. Estabelecer a capacidade de produção em condições normais; 2. Isolamento do grupo experimental na sala de provas; 3. Separação do pagamento por tarefas do grupo experimental; 4. Intervalos de 5 minutos na manhã e na tarde; 5. Aumento dos intervalos de descanso para 10 minutos; 6. Três intervalos de 5 minutos pela manhã e o mesmo pela tarde.

A Experiência de Hawthorne 7. Retorno a dois intervalos de 10 minutos (manhã + tarde); 8. Saída do trabalho às 16:30hs. e não mais às 17hs; 9. Saída do trabalho às 16hs; 10. Retorno à saída às 17hs; 11. Semana de 5 dias com sábado livre; 12. Retorno às condições do 3o. Período. 3a. Fase: Início do Programa de Entrevistas. 4a. Fase: Experiência: Análise da organização informal do grupo.

Conclusões da Experiência de Hawthorne O nível de produção é resultante da integração social; Comportamento social dos empregados; Recompensas e sanções sociais; Grupos informais; Relações humanas; Importância do conteúdo do cargo; Ênfase nos aspectos emocionais.

A Civilização Industrializada e o Homem O trabalho é uma atividade tipicamente grupal; O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social; A tarefa básica da Administração é formar uma elite de administradores capaz de de compreender as pessoas e de comunicar através de chefes democráticos, persuasivos e simpáticos; 4. Passamos de uma sociedade estável para uma sociedade; 5. O ser humano é motivado pela necessidade de “estar junto”, de ser reconhecido e de receber adequada comunicação.

As funções básicas da organização Função econômica: Equilíbrio Produzir bens ou serviços externo Organização Industrial Função social: Equilíbrio Dar satisfações aos interno seus participantes

Comparação entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas Trata a organização como máquina. Enfatiza as tarefas ou a tecnologia. Inspirada em sistemas de engenharia. Autoridade centralizada. Linhas claras de autoridade. Especialização e competência técnica. Acentuada divisão do trabalho. Confiança nas regras e regulamentos. Clara separação entre linha e staff. Trata a organização como grupos humanos. Enfatiza as pessoas e grupos sociais. Inspirada em sistemas de psicologia. Delegação de autoridade. Autonomia dos empregados. Confiança e abertura. Ênfase nas relações entre pessoas. Confiança nas pessoas. Dinâmica grupal e interpessoal.

A percepção do ambiente de trabalho O Families and Work Institute fez um Estudo Nacional do Ambiente Mutável de Trabalho e localizou as razões mais importantes na decisão das pessoas em assumir seus cargos na organização (em % das respostas): * Comunicações abertas 65 * Trabalho estimulante 50 * Efeito sobre a família e vida pessoal 60 * Políticas que apóiam a família 46 * Natureza agradável do trabalho 58 * Benefícios sociais 43 * Qualidade da Administração 58 * Controle da programação 38 * Atitude do supervisor 58 * Oportunidades de progresso 37 * Controle constante sobre o trabalho 55 * Salários ou ganhos 35 * Aquisição de novas habilidades 55 * Acesso à tomada de decisões 33 * Segurança no trabalho 54 * Aspectos singulares da empresa 32 * Qualidade dos colegas 53 * Oportunidades cargos gerenciais 26 Local de trabalho 50 * Tamanho da organização 16