O Professor: 1. Propõe que diferentes grupos de alunos desenhem a silhueta de um deles em um papel grande disposto no chão 2. a seguir pergunta: “O que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Etapas de uma Sequência Didática
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Sequência Didática.
Como transformar informações em conhecimento
ETAPAS DO TRABALHO CIENTÍFICO
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
Dominando as práticas pedagógicas
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Orientação Educacional
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
Relatório de Proposta de Projeto
“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Sinais de pontuação.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
Trabalhando com o texto escrito em sala de aula
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
CAÇADORES DE CONHECIMENTO
Brincadeiras Indígenas
A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Equipe responsável pela produção
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Uma WebQuest de português para o 1º ano
ESCOLA ESTADUAL PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO - EXTENSÃO JIBOIA
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
E.E. Cel. Paulino Carlos.
Edição: Site da Educação – SEDUC
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
HISTÓRIA Professoras Selma Medeiros do Nascimento Gomes E Maria Aparecida Galvão Araújo.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE UFC 2010 MEC / SEESP / UAB PASSOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AEE Proposição do caso Análise e clarificação.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica.
Transcrição da apresentação:

O Professor: 1. Propõe que diferentes grupos de alunos desenhem a silhueta de um deles em um papel grande disposto no chão 2. a seguir pergunta: “O que acontece com a comida que vocês come? solicitando que os alunos primeiro discutam e depois registrem o que concluíram na silhueta desenhada

3. solicita que exponham o resultado de seu trabalho para todos os colegas, discutindo a sequência de eventos da digestão que apareceram nos desenhos 4. Oferece algumas informações gerais sobre as transformações sofridas pelos alimentos 5. levanta, e põe em discussã, hipóteses sobre como a saliva pode transformar os alimentos na bica e que tipo de hábito pode favorecer o desenvolvimento de cáries

6. Coordena a elaboração coletiva de um “verdadeiro ou falso” sobre todas as informações tratadas ao longo do trabalho (a ser fixada, sem respostas, no mural da escola), como forma de sistematizar os conhecimentos adquiridos.

Ao Longo de todo o trabalho: desenvolve as dúvidas levantadas pelos alunos para todo o grupo e, quando não resolvidas pela discussão coletiva, propõe uma pesquisa bibliográfica orientada para buscar respostas a elas traz filmes com informações sobre os alimentos, o sistema digestivo e as possibilidades de prevenção de cáries para serem assistidos e debatidos.