Comportamento Seguro: Fator diferencial na busca da Excelência em SST

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OHSAS Antecedentes: Versão 1999
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
MELHORES PRÁTICAS DESENVOLVIMENTO DE RH F.C..
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Administração e segurança de redes
Programa de Segurança Contribui para Redução de Lesões Avery Dennison Desafio A Avery Dennison comprou sua planta de uma família alemã em 2001.Poucos empregados.
Consultoria Empresarial
Informações Gerais Ênfase maior a Saúde x Segurança
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Pesquisas e Desenvolvimentos na Gestão da Manutenção
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
A GESTÃO DA CLÍNICA EUGÊNIO VILAÇA MENDES.
ACONSELHAMENTO.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
SEGURANÇA BASEADO NO COMPORTAMENTO.
SEGURANÇA COM FOCO COMPORTAMENTAL
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Control Objectives for Information and related Technology
SEMINÁRIO NACIONAL DE REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Bom, dia, Agradeço o convite da Petrobras.
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011
Visão Geral da Elektro 80% da unidade de conservação ambiental na área de consessão +2,1 milhões de clientes (+ 5,5 milhões de pessoas) LESTE SUL CENTRO.
INFORMAR F CONSCIENTIZAR O INVESTIR R MOTIVAR M EDUCAR A RETER R.
Manutenção Produtiva Total - TPM -
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Auditorias em SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Conceitos e Perfil do Profissional
Programa Prevenir DER São Bernardo
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
Maryline Rébillon COMMENT DIRE, Paris (França).
Organização Empresarial
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A PREVENÇÃO DE ACIDENTES
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Gestão do SGI Dez/13.
ORGANIZANDO A FORÇA DE VENDAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ILDH – Coaching Individual e Grupal
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
“INDICADORES GERENCIAIS PROATIVOS DE SEGURANÇA E SAÚDE”
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Gabriel Bastos Machado
Diálogo comportamental
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Gestão Estratégica de Pessoas
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO (SGTS)
POLITICAS DE SEGURANÇA
SETTA 2/2010. Integrantes e... Motivação Dificuldade na Gestão do Conhecimento Ex-membros Desejando Maior Contato com EJ Oportunidades para os Membros.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Conteúdo programático
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Superior Tribunal de Justiça Secretaria de Controle Interno Coordenadoria de Auditoria SISTEMA PRISMA setembro de 2007 Avaliação de custos.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
Transcrição da apresentação:

Comportamento Seguro: Fator diferencial na busca da Excelência em SST Uma experiência positiva na Gerência Regional Leste da Chesf Ana Lúcia Nogueira Avelar Sérgio Roberto Barros de Deus e Mello Zanyl José Lira Rego Data: 12/04/2011

Cultura organizacional “... é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos...” Paulo Nassar, no artigo História e Cultura Organizacional, publicado na Revista Comunicação Empresarial, ano 10, No. 36/3º Trimestre de 2000

Maturidade da Cultura de Segurança ALTO BAIXO Cultura Primitiva SST como um valor na Empresa Cultura Dependente Grau de compartilhamento de atitudes similares de segurança entre os trabalhadores Taxa de freqüência de acidentes Cultura Independente Cultura Excelência BAIXO % de trabalhadores com atitudes positivas em relação à segurança ALTO

Indicadores de acidentes Fatos Relevantes - 2007 Indicadores de acidentes e desligamentos acidentais Acidente grave na SE MRD CULTURA DE SEGURANÇA PARCELA VARIÁVEL

NDFH – Número Desligamentos Falhas Humanas GRL 2001 à 2007

ATCA – Acidente Trabalho Típico com Afastamento GRL 2001 à 2007

O que fazer ? Decisão - Tentativa de contratar uma consultoria; - Conversas internas a Chesf; - Leitura do livro “Criando o Hábito da Excelência”. Decisão - Atuar na Cultura de Segurança da GRL.

Ações realizadas 02 Seminários com gerentes, engenheiros e profissionais de recursos humanos – Nov/Dez-07; Distribuição/leitura do livro “Criando o Hábito da Excelência” - Nov/Dez/07; Construção (gerentes/engenheiros) de documento definindo o papel da supervisão de engenharia para o processo INTERVENÇÃO – Nov/Jan-08;

Ações realizadas Elaboração de uma Instrução Interna definindo o papel dos supervisores durante os processos de intervenções; Estruturação das Auditorias do processo de intervenção; Realização de 04 Seminários envolvendo 350 empregados - 66% do QP da regional; Compilação da pesquisa sobre o estágio cultural da GRL realizada com os participantes dos Seminários.

Maturidade da Cultura de Segurança na GRL Embora dividida em 3 áreas geográficas a cultura é a mesma na GRL.

Ações realizadas após o diagnóstico 04 Seminários sobre Gestão do Comportamento com todos os empregados Out/Dez-08; Estabelecida a realização de monitoramento do ambiente de trabalho (Monitorar a Cultura); Elaborado/estruturado o escopo das “Oficinas de Comportamento Seguro”; Aplicada a “Oficina do Comportamento Seguro” em toda a regional;

Ações realizadas após o diagnóstico Maior valorização dos eventos corporativos de SST (SIPAT, Palestras e outros); Definição de 5 vetores de sustentação ao desenvolvimento da Cultura de Segurança da Regional: Sistematização da Oficina do Comportamento Seguro; Auditoria do processo de intervenção; Monitoramento da cultura; Tratamento de incidentes; Convergência das ações educativas comportamentais (SIPAT, Palestras e outros).

Ações realizadas após o diagnóstico Realização de 40 auditorias em processos de intervenções tendo sido levantadas 301 não conformidades processuais das quais 69,44% foram resolvidas. Deflagrado (2010/2011) um processo corporativo para implementação de Oficinas do Comportamento Seguro em toda empresa.

Resultados alcançados Redução nas taxas de freqüência e de gravidade de acidentes e do número de desligamentos acidentais; Percepção de que houve significativo avanço no nível cultural em termos de SST 2001/07 (Média) 2008 2009 2010 ATCA 9,71 8 4 6 NDFH 8,14 3 1

Conclusão As empresas precisam trabalhar a gestão de SST, através do estímulo e conscientização para a mudança do comportamento das pessoas, fazendo com que elas sintam a importância de suas ações e desejem atingir estágios cada vez mais próximos da excelência. Cuidar de si, cuidar do outro e deixar-se cuidar, sempre! Esse “cuidado ativo” é o que mais temos trabalhado na Gerência Regional Leste da CHESF.

“ Nós podemos negociar tudo, menos segurança. ” Zanyl José Lira Rego