Avaliação Crescimento do pais proporciona cobrança no cenário internacional. Assim recursos, como o Ideb, `medem` a qualidade de ensino nas escolas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
APRESENTAÇÃO ALUNO: IVAIR BAMPI.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
Liliani Lecco Dettogni
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
As Sete Leis do Aprendizado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
O uso da internet nas escolas
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Educação no contexto do Trabalho
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
A Identidade da minha Escola
Ivoti.
Quando falamos em aprender...
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Capacitação dos professores
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Gerenciamento de Sala de Aula
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
As Revoluções na Geografia
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Equipe responsável pela produção
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Didática da alfabetização
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Docente: Dr. Arthur Vianna
O computador como Meio e como Fim...
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Termo de Terminalidade
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
Transcrição da apresentação:

Avaliação Crescimento do pais proporciona cobrança no cenário internacional. Assim recursos, como o Ideb, `medem` a qualidade de ensino nas escolas.

A realidade sobre a avaliação escolar. Quem são avaliados: Alunos; Escola; Professores.

O que é avaliar? Avaliar é colher informações para que o trabalho possa prosseguir. Para o crescimento do Ideb, é necessário frequência constante dos alunos em sala de aula, não repetir de ano e o aluno precisa aprender. Como saber o que ele realmente aprendeu?

Por que avaliar? Para haver ação; Para saber com quem estamos trabalhando; Para não perder o vínculo com aquilo que está acontecendo de fato.

Uma ilusão pedagógica Muitos professores acreditam que o ensino consiste na apresentação clara e organizada dos conteúdos e quando isso é bem feito os alunos aprendem.

O que avaliar? Nós avaliamos aquilo que trabalhamos, e a escola trabalha com conteúdos. Esses conteúdos são de natureza: Conceitual – O que devemos saber. Procedimental – Como devemos fazer. Atitudinal – Inserção social e exercício da cidadania.

Sugestão Anotar, em uma tabela, o nome de todos os alunos, relacionando todos os conteúdos que deverão ser trabalhados. Assim, o professor identifica as dificuldades da sua turma. Se a maioria não aprendeu tal coisa, isso é um problema que vai exigir intervenções com a classe toda. Se apenas alguns não dominaram muito bem o conteúdo, basta se dedicar a esses alunos.

Exemplo de planilha

Exemplo de planilha

A avaliação não pode ser Avaliação Informal.

A avaliação não pode ser Avaliação punitiva.

A avaliação não pode ser Avaliação classificatória

Avaliação como instrumento de aprendizagem.

Como avaliar? Se o professor tem que trabalhar com alguns conteúdos, ele precisa elencar o que os alunos devem aprender a respeito desses conteúdos, e, por meio de exercícios e provas (instrumentos), irá identificar o que os alunos sabem.

Tipos de atividades para avaliação Provas; Autoavaliação; Comunicação oral; Atividades em grupo; Anotações diárias; Relatórios; Resolução de Problemas;

Proposta para trabalhar com o livro didático Números e Operações Grandezas Medidas Tratamento da informações Espaços e Formas

Recursos Tecnologicos

GeoGebra Prim http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/download

Novos Pesadelos Informáticos “Já disse aqui que, no meu tempo, tudo o que o sujeito precisava para ser escritor ou jornalista eram um lápis, uma canetinha ou uma máquina de escrever. Hoje não, hoje o sujeito tem de aprender algumas coisas de novo toda semana, sob o risco de se ver desempregado, ou ridicularizado por amigos sem piedade.” João Ubaldo Ribeiro http://www.releituras.com/joaoubaldo_pesadelos.asp

Conte com a nossa estrutura Assessoria para questões educacionais: msilva@editorasaraiva.com.br Assessoria www.saraivaeduca.com.br Site Atendimento ao professor SAC: 0800-0117875 atendprof@editorasaraiva.com.br De 2ª a 6ª das 8:30h às 19:30h SAC