Interação Ensino e Extensão na Formação de Professores

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Transcrição da apresentação:

Interação Ensino e Extensão na Formação de Professores Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Sumário Cursos de Graduação Educação Permanente Educação Flexível Interação entre Ensino e Extensão As ACIEPE’s ou AIC’s Formação de Professores – Licenciaturas

Cursos de Graduação Caráter profissional Caráter Instrumental Fraca formação cultural Intensas referências corporativas Especialização precoce Isolamento e ruptura do tecido institucional Disciplinaridade

A Complexidade do Conhecimento Contemporâneo Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Humanidades Matemática Modelagem Simulação Representação Tecnologias INTERDISCIPLINARIDADE SISTEMAS COMPLEXOS

O Colapso das Barreiras Disciplinares Mecânica Física Elétrica Química Civil Biologia Materiais NOVA CIÊNCIA NOVAS TECNOLOGIAS

John Appleberry: “O conhecimento de base disciplinar e registrado internacionalmente demorou 1750 anos para duplicar-se pela primeira vez, contado desde o início da era cristã; a seguir, duplicou seu volume a cada 150, e depois a cada cinqüenta anos. Atualmente o faz a cada cinco anos, e a previsão é de que para o ano 2020 se duplicará a cada 73 dias”.

John Appleberry: “Estima-se que a cada quatro anos duplica-se a informação disponível no mundo; todavia, assinalam os analistas, somos capazes de prestar atenção em apenas 5% a 10% dessa informação”.

Condições básicas para a promoção da interação entre Ensino e Extensão Educação Permanente ou Continuada Educação Flexível

Formação Continuada Formação continuada não é: A negação da educação escolar e institucionalizada “Reciclagem” dos trabalhadores para fazer frente às mudanças do mercado de trabalho Meio prático para “enriquecer” o currículo dos assalariados ao longo da sua vida produtiva Um instrumento de barateamento e privatização da formação pós-escolar

Formação Continuada - definição O que é formação? Há formação quando há obra de pensamento (M. Chauí) Se a educação é inseparável da formação, ela só pode ser permanente Valorização da Educação Geral Valorização permanente dos espaços institucionais de formação

Flexibilização Curricular Flexibilização Curricular não é: Um instrumento para desinstitucionalizar a formação universitária Um caminho para aprofundar a fragmentação das atividades de ensino, pesquisa e extensão Uma forma aligeirada de transmitir conhecimentos e adestrar estudantes

Flexibilização Curricular - origens Um das principais contribuições das práticas de pesquisa acadêmica para o processo de formação universitária Uma das principais influências da nova ecologia cognitiva sobre a formação universitária Resultado das pressões da nova conformação do mundo do trabalho sobre a universidade

Flexibilização Curricular – resultados esperados Fortalecimento da Autonomia Universitária “Desescolarização” da universidade Relativização do espaço/tempo pedagógicos Mudanças nas práticas de avaliação da aprendizagem Pluralidade de itinerários de formação Maior articulação entre ensino, pesquisa e extensão Promoção da interdisciplinaridade

Interação entre Ensino e Extensão – condições específicas Política Institucional Extensionista – PDI, PPI e PPC’s Marco Legal Desenvolvimento de estratégias de produção de “consensos” institucionais Avaliação Institucional

Interação entre Ensino e Extensão - obstáculos Rigidez e linearidade curricular Entronização da aula expositiva Conceptualização do ensino como “treinamento profissional” Ambiente institucional pouco receptivo à inovação Obsessão por resultados imediatos e tangíveis Organização/gestão administrativa e pedagógica “departamentalizada”

Interação entre Ensino e Extensão – resultados esperados Ampliação do conceito de atividade docente Recurso eficaz de contextualização do ensino universitário Fortalecimento da Formação Geral e Interdisciplinar Promoção da autonomia intelectual dos discentes Produção de novos modelos de atuação profissional e intelectual para os egressos Reafirmação da responsabilidade social e do compromisso ético-político da formação universitária

Atividade Curricular de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão - ACIEPE Experiência Educativa, Cultural e Científica que, articulando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e envolvendo Professores, Técnicos Administrativos em Educação e alunos, procura viabilizar e estimular o seu relacionamento com diferentes segmentos da sociedade.

Atividade Curricular de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão - ACIEPE Iniciativa das Pró-Reitorias de Extensão, Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação Projetos de intervenção na realidade local com equipes multidisciplinares de alunos e docentes Disciplina eletiva de 4 créditos ou 60 horas/aula (Atividade Complementar) Liberdade na escolha das temáticas e na definição dos programas

ACIEPE - Objetivos Intensificar o contato da universidade com a sociedade; Fortalecer a indissociabilidade entre as atividades essenciais da universidade; Promover maior aproximação entre os currículos e a vida concreta da sociedade; Contribuir para a formação ética do profissional; Estimular a problematização como atitude de interação com a realidade; Propiciar a descoberta de novos objetos de investigação em contextos externos ao meio acadêmico; Ensejar a experimentação de alternativas metodológicas de trabalho comunitário e de ensino; Favorecer o desenvolvimento de uma atitude tanto questionadora como pró-ativa diante dos desafios e limites impostos pela nossa realidade social.

ACIEPE - possibilidades Promover meios de conhecimento de realidades específicas, elaborando, levantamentos, pesquisas de campo, diagnósticos, projetos e colaborando no encaminhamento de soluções de problemas Vivenciar práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas da população Desenvolver atividades artísticas ou de resgate da memória cultural em comunidades Agregar aspectos qualitativos de interesse ou de necessidade da população nas ações promovidas pelo poder público ou por organizações da sociedade civil Desenvolver atividades pedagógicas de intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e a população: ministrar cursos, fazer ou promover conferências, palestras, ciclos de estudos, debates, oficinas, seminários, exposições etc.

ACIEPE - tramitação Gerada nos mesmos moldes de uma atividade tradicional de extensão Pode ser oferecida por qualquer departamento interessado Pode ser oferecida para mais de um curso Pode ser coordenada por um ou mais professor(es) responsável(eis) Proposta aprovada pelos Conselhos Departamentais Comissão mista responde pela avaliação das propostas A Pró-Reitoria de Graduação implementa

ACIEPE - exemplos Análise crítica de mídia: jornalismo, ciência e cultura Letramentos múltiplos: a escrita, as linguagens não-verbais, a comunicação virtual. A configuração da educação de jovens e adultos no Brasil e a problemática da evasão de curso Percursos Culturais e Urbanos na Cidade Educação Ambiental: ambientalizando e politizando a atividade sócio-educativa

Formação de Professores - Licenciaturas Split esquizofrênico entre a formação específica e a formação pedagógica Desvalorização do saber pedagógico e da experiência do professor em favor de uma hipervalorização do saber das disciplinas específicas Falta de espaços mediadores das dimensões dos saberes professorais

Interação entre Ensino e Extensão – formação de professores Desenvolver o “saber prático” do professor (Maurice Tardiff) Compreender as múltiplas dimensões da realidade educacional e escolar Dar maior visibilidade para a articulação entre teoria e prática Fortalecer a idéia de formação cidadã Oportunizar o desenvolvimento de “interdisciplinas” Articular os níveis de ensino

Pró-reitoria de Graduação da UFJF Muito Obrigado! Pró-reitoria de Graduação da UFJF prograd@ufjf.edu.br