cenários e perspectivas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
O Currículo na Educação Infantil
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Currículo e Formação Docente
Teorias Pós-críticas do Currículo
O Plano de Ação Curricular na Escola
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Um brevíssimo debate sobre as teorias de currículo
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
Cristiane jonas Francisconi
TENDÊNCIAS CURRICULARES
Questões metodológicas do Ensino Religioso
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
O Currículo e as Teorias Críticas
As teorias do currículo e o seu papel na descrição do currículo
O CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Conversando sobre Formação Integral.
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
A identidade cultural na pós modernidade
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
Currículo: Escola Especial e Escola Comum Reorientação Curricular
FORMAÇÃO CONTINUADA II
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Currículo como organização social
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
JOSÉ INÁCIO JARDIM MOTTA – DCS/ENSP
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Docência do Ensino Superior
PROCESSOS PEDAGÓGICOS
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 
Construindo a cultura educacional inclusiva
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
cenários e perspectivas.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
A teoria pós-colonialista do currículo
Faculdade Piaget - Brasil
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO MATERIAL DIDÁTICO ELABORADO POR PROFA VIVIANI ANAYA.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Teorias do currículo.
Transcrição da apresentação:

cenários e perspectivas. Currículo : cenários e perspectivas.

O que é uma teoria do currículo? Quando se pode dizer que se tem uma “teoria do currículo”? Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo? O que distingue uma teoria do currículo? Da teoria educacional mais ampla?

Quais são as principais teorias do currículo? O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo? O que distingue as teorias críticas do currículo das teorias pós-críticas?

“Ao descrever um objeto, a teoria, de certo modo, inventa-o”. representa, reflete, espelha a realidade; É uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que, cronologicamente, ontologicamente – a precede “Ao descrever um objeto, a teoria, de certo modo, inventa-o”. T. Tadeu Teoria * Discurso

O que eles ou elas devem saber? “Uma definição não nos revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição nos revela o que uma determinada teoria pensa o que o currículo é.” O quê ? Pergunta chave... As diferentes teorias de currículo recorrem a discussões sobre a natureza humana, sobre a natureza da aprendizagem ou sobre a natureza do conhecimento, da cultura e da sociedade. O que eles ou elas devem saber? Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo?

O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo. O quê? Por quê? O que eles ou elas devem ser? O que eles ou elas devem se tornar? Qual o tipo de ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade?

Uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade.

Teorias tradicionais Ensino Aprendizagem Avaliação Metodologia Didática Organização Planejamento Eficiência Objetivos

Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo Teorias Críticas Ideologia Reprodução cultural e social Poder Classe social capitalismo Relações sociais de produção Conscientização Emancipação e libertação Currículo oculto Resistência

Identidade, alteridade, diferença Subjetividade Teorias pós-críticas Identidade, alteridade, diferença Subjetividade Significação e discurso Saber-poder Representação Cultura Gênero,raça, etnia, sexualidade Multiculturalismo

O currículo é lugar, espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O Currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento O currículo é documento de identidade.

Muitos caminhos existem... Cabe ao educador, decidir, escolher criticamente e... trilhar com ética e competência...

Segundo as imagens... Que diferenças existem entre estas duas práticas pedagógicas?

Somos todos iguais?

Segundo as imagens... Pensem... Que homem queremos formar?