Concepção uma nova vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

HERANÇA E SEXO.
Genética Relacionada ao Sexo
Genética VI HERANÇA E SEXO
Falhas Reprodutivas.
Biologia Professor Thomaz Nagel
Malformações congênitas
GAMETOGÊNESE Para que um organismo faça reprodução sexuada é necessário que ele produza gametas (células reprodutoras ou sexuais) Um processo especial.
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
Genética.
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
MUTAÇÕES.
O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que.
Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se.
Aneuploidias Professora Ana Luiza Milhazes
Alguns centros de pesquisa na Inglaterra estão realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose cística, uma doença autossômica recessiva.
Preparativo para o PAS 2012 Profª Thaise Roth.
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
Biologia 1 Cap.16 – Mutações cromossômicas Prof.: Samuel Bitu.
Outros mecanismos de herança
INDICADORES DE SAÚDE.
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
Anomalias hereditárias
(Alterações cromossômicas)
Capítulo 3 - Hereditariedade
Célula Eucarionte.
Fatores pré-natais Prof. Ms. Alan A. Rodrigues Aula 01.
Padrões de herança. Profa. Aline Baroni..
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
Alterações do material genético
Diabetes.
Biologia A.
MUTAÇÕES GÊNICAS E CROMOSSÔMICAS
Anomalias hereditárias
ANOMALIAS CROMOSSOMICAS
Síndromes Genéticas Haploidia Euploidias Poliploidia Numéricas
Distúrbios de genes únicos
Unidade 2 – Património Genético
Padrões de herança Heredogramas
MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS
Os distúrbios dos cromossomos sexuais: provocam infertilidade ou desenvolvimento anormal Síndrome de Klinefelter: 47,xxy Síndrome de Turner: 45,x.
BASES MOLECULARES DAS DOENÇAS HUMANAS
Colégio São José Biologia – 3º ano- EM Prof. Vanesca
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
Genética Profa. Debora 2015.
HERANÇA LIGADA AO SEXO PROF. SAULO PIRES.
ACONSELHAMENTO GENÉTICO
Leis de Mendel (Mendelismo)
HERANÇA E SEXO Prof. Marcos.
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS NUMÉRICAS
Estrutura do DNA.
Citogenética Hereditariedade.
Bruna – novembro/2014 PIBID
3º ano- BIOLOGIA Professora Vanesca- 2016
Nutrição de Risco: Gravidez na Adolescência
Free Powerpoint Templates
Síndrome de Patau.
Transcrição da apresentação:

Concepção uma nova vida Divisão celular O que causa os Nascimentos Múltiplos Mecanismos da Hereditariedade Gene – material hereditário transmitido dos pais biológicos para os filhos.

Padrões de transmissão genética O QUE DETERMINA O SEXO Homem: 46, XY ou 22AA + XY Mulher: 46, XX ou 22AA + XX

Anormalidades genéticas Defeitos genéticos específicos Por gene dominante: gene é recebido do pai ou da mãe. Retinoblastoma Forma de cegueira. O pai que transmite tem a mesma anomalia Por gene recessivo: doenças graves e fatais podem ser transmitidas. Fenilcetonúria

Anormalidades genéticas Moléstia de Tay-Sachs Degeneração do sistema nervoso. As vítimas morrem com 3 ou 4 anos. Pode ser diagnosticada no período pré-natal. Anemia falciforme Doença do sangue. Ocorre principalmente em negros. Pode ser diagnosticada no nascimento.

Anormalidades genéticas Fibrose cística Afeta os pulmões e os intestinos. É fatal. O indivíduo pode viver até a adolescência e, raramente, até a idade adulta. Hemofilia Alteração no cromossomo X, passado para o filho. Afeta a coagulação do sangue.

Diagnóstico Muitas anomalias e defeitos em genes podem ser diagnosticados antes do nascimento através da análise cromossômica e outras somente após o nascimento.

Influência genética sobre a sequência normal Problemas cromossômicos Mongolismo O cromossomo vinte e um não se separa corretamente durante a divisão O indivíduo apresenta Pregas na pálpebra Face achatada Defeitos cardíacos Retardo mental

Síndrome de Klinefelder O indivíduo apresenta Padrão masculino Testículo atrofiado Pequenos seios Deficiência mental

Síndrome de Turner Ausência de um dos cromossomos X O indivíduo apresenta Padrão feminino Ovário atrofiado Estatura pequena e outras anomalias

Influência ambiental Nutrição Influência do pai Consumo de drogas Álcool – pode causar três grupos de anomalias Mal formação crânio facial; Deficiência de crescimento antes do Nascimento Disfunções do sistema nervoso

Gestantes que ingerem pequenas doses: Maior probabilidade de terem filhos morosos, com pouco peso e difícil de despertarem. Prevenção : fazer pré-natal; não usar medicamentos sem consulta médica, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas durante a gestação e amamentação; parar de fumar e ou beber.

Idade da mãe Mães Jovens Menos de 20 anos – risco adicional Nascimento prematuro Aborto Dificuldade durante o parto

Idade da mãe Mães Idosas Risco de síndrome de Down A partir dos 35 anos 1-600 40 anos 1-100 40 e 45 anos 1 – 100 20-30 anos 1-1000 1ª Gravidez Depois dos 35 anos Alta proporção de natimorto Trabalho de parto mais prolongado

Questão da aula Sabe-se que a idade da mãe é de grande influência para a gestação. Com isso, assinale a alternativa incorreta sobre a influência da idade materna na gestação e/ou para o bebê. Após os 35 anos, existem mais chances de aborto ou parto de natimorto. Após os 35 anos, há maior tendência para parto prematuro, crescimento fetal retardado. Quanto mais velha as gestantes, menos propensas a sofrer complicações até morte por diabetes, hipertensão ou hemorragia grave. Quanto mais velha a mãe, maior a chance de se ter um bebê com síndrome de Down. O trabalho de parto de mães acima de 35 anos tendem a ser mais prolongados quando comparados com o parto das mães mais novas.

Resposta Alternativa correta “c”.

ATÉ A PRÓXIMA!