Revisitando a investigação em educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Pesquisa em Serviços de Saúde
ANÁLISE DE DADOS mestranda Célia Bortolozo
Trechos selecionados do livro de Heraldo Marelim Vianna
PESQUISA Conceito: “processo (racional e sistemático) através do qual busca- se dar respostas (e ou explicações) aos problemas que se lhe apresentam”.
V de GOWIN Diagrama em forma de V, que esquematiza toda a actividade experimental numa só página, permitindo articular a teoria e a prática de forma integrada.
Planeando a investigação
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
MÉTODO CIENTÍFICO.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Teorias do Conhecimento
Metodologias e Práticas de Investigação I
Metodologia da Pesquisa
Metodologia Científica
AnálisE organizacional
Metodologia Da Pesquisa Científica
Oficina de LA – Moita Lopes
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Introdução à Prática da Pesquisa I
Introdução à Prática da Pesquisa I
Pesquisa: Conceitos e Definições
PESQUISA: CONCEITO Conceito: é o procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou leis, em qualquer campo.
Fundamentos de Metodologia
Fundamentos de Metodologia
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
Metodologia de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
Trabalho de conclusão de curso
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Conhecer Conhecimento.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
O conhecimento científico
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
Tipos de Estudos.
Avaliação de projectos sociais de intervenção
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
O que é pesquisa científica?
CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Prof.ª Chayane C. de Souza
Metodologia Científica
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Universidade Castelo Branco
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Tipos de conhecimento e método científico
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
PARADIGMAS DE PESQUISA
Finalidades da pesquisa científica
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
TIPOLOGIA DA PESQUISA Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas.
A PROBLEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CEAP – 2009 Disc. Metodologia Científica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Modalidade ou enfoque de investigação. Tipos de investigação Básica: Possui a intenção em aplicar os resultados a problemas praticos Aplicada: desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Revisitando a investigação em educação

Formas de lidar com o conhecimento Crença (belief) Autoridade Racionalista Científica

O que distingue investigação de outras coisas? Porquê fazer investigação em educação? Porquê fazer investigação num Mestrado como este? Quais são os elementos duma investigação? Investigação não é recolha de dados Qual é o papel da teoria na investigação? O que tem que ver a investigação científica com as formas de pensar do dia-a-dia das pessoas?

Níveis de investigação descritivo explicativo generalizante fundamental

Sobre a investigação “(…) investigação é um questionamento sistemático, planeado e crítico, sujeito a apreciação crítica pública; como questionamento que é, tem as suas raízes na curiosidade e no desejo de compreender [algo]; mas trata-se de uma curiosidade estável, sistemática na medida em que é sustentada por uma dada estratégia” (Rudduck & Hopkins, 1985)

O que leva a dizer que determinado documento é (ou não é) investigação? Quem legitima a investigação?

O que leva a optar por uma determinada metodologia de investigação? a natureza das questões e do problema o quê? quantos? como? porquê? o grau de controlo sobre o fenómeno / situação o produto final desejado (tem que ver com as questões formuladas)

Paradigmas tradicionais Paradigma positivista procura-se dados que confirmem uma dada teoria Adopta-se em geral técnicas de recolha e análise de dados de tipo quantitativo Paradigma interpretativo o fenómeno é olhado com o objectivo de criar uma teoria que o explique Adopta-se fundamentalmente metodologias de investigação assentes em técnicas de índole qualitativa na análise de dados

Sobre a investigação em educação a tradição da investigação experimentalista (psico-estatística) a tradição da investigação iluminativa

Papel da teoria na investigação a investigação incide sobre um fenómeno / problema / questões envolve em geral, análise: - da(s) teoria(s) já desenvolvida(s) - das metodologias usadas de dados recolhidos no terreno Campo teórico Campo empírico

Sobre os resultados da investigação “qualquer resultado [em investigação] é relativo a uma dada problemática, ao esquema teórico no qual se baseia directa ou indirectamente, e à metodologia [de investigação] através da qual foi obtido” Sierpinska et al. (1993)