CONTROLE DE DOCUMENTOS ABNT NBR ISO/IEC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Advertisements

Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Ação Corretiva NBR ISO/IEC 17025:
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
Aula BPF.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Seminário Internacional sobre Sistema da Qualidade em Laboratórios SP - Setembro 2003 NBR ISO/IEC.
MANUAL DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2.2/4.2.3/4.2.4
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central Centro de Processamento de Dados Comissão de Automação Emissão de Relatório de Produção Intelectual.
Rótulos e Bulas Situação atual.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE NBR ISO/IEC – 4.2 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO.
Manuais Conceitos: “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
AULA II Requisitos 0,1,2,3 e 4 JOSÉ RICARDO RIGONI.
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Rastreabilidade de Medição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
ESCOPO FLEXIVEL ABNT NBR ISO/IEC 17025
ORGANIZAÇÃO NBR ISO/IEC – 4.1 INMETRO NIT DICLA 083/rev
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
PERSPECTIVAS Edital de notificação Nº1 (10/abril/2013):
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ObjetivoObjetivo Capacitar profissionais de laboratórios a implantar a NBR ISO/IEC e BPLC.
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
INDICADORES DA QUALIDADE NIT DICLA
Montagem de Processo e Petição
NBR ISO/IEC INTRODUÇÃO-.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC ANÁLISE CRÍTICA DOS PEDIDOS, PROPOSTAS E CONTRATOS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR/ISO IEC
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme NBR ISO/IEC 17025:
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Controle dos Registros NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Apresentação de Resultados NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR/ISO.
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
Divulgação do Controle de Documentos e
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
4.4 Implementação e Operação
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

CONTROLE DE DOCUMENTOS ABNT NBR ISO/IEC 17025 4.3. SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025 CONTROLE DE DOCUMENTOS ABNT NBR ISO/IEC 17025 4.3.

CONTROLE DE DOCUMENTOS “... estabelecer (definir, documentar) e manter procedimentos para controlar todos os documentos que fazem parte de seu sistema da qualidade(gerados internamente e externamente)...”

OUTROS DOCUMENTOS DA QUALIDADE DOCUMENTOS INTERNOS MANUAL DA QUALIDADE SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO (Nível A) PROCEDIMENTOS DO SISTEMA DA QUALIDADE (Nível B) (Nível C) OUTROS DOCUMENTOS DA QUALIDADE (Instruções de trabalho, procedimentos técnicos, formulários, relatórios) DOCUMENTOS EXTERNOS

TABELA DE TEMPORALIDADE Tipo de documento Tempo de retenção Local de arquivo

Elaboração > pessoal com conhecimento da atividade. APROVAÇÃO E EMISSÃO Análise crítica (revisão); Aprovação por pessoal autorizado; Lista mestra para controle de revisão e distribuição; Disponibilidade dos documentos autorizados; Revisão periódica para assegurar adequação e conformidade aos requisitos; Remoção ou impedimento de uso dos documentos obsoletos/inválidos; Identificação dos documentos obsoletos retidos por motivos legais e/ou preservação do conhecimento.

Identificação unívoca dos documentos. NBR ISO/IEC 17025- 4.3.2 Identificação unívoca dos documentos. Título; Data da emissão e/ou identificação da revisão; Edição e/ou data da revisão corrente e/ou número de revisão; Paginação ( quando aplicável); Número total de páginas ou marca identificando o final do documento; Autoridades(s) emitentes. Identificação da base de dados.

Alteração em documentos NBR ISO/IEC 17025- 4.3.3 Alteração em documentos Análise crítica e aprovação pelas mesmas funções do processo de aprovação e emissão, salvo prescrição contrária; Pessoal designado deve estar munido dos documentos originais; Identificação do texto alterado ( no documento ou anexos);

Alterações manuscritas Documentos em sistemas computadorizados Procedimentos ( validade e responsabilidades); Identificação das emendas ( marcação, rubrica e data) Documentos em sistemas computadorizados Procedimentos para realização e controle das alterações.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA ABNT ISO/IEC Diretiva- Parte 3: 1995- Redação e apresentação de Normas Brasileiras. NBR ISO 10013:1995 – Diretrizes para o desenvolvimento de manuais da qualidade.