Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Advertisements

GEDM, ESTAL, 17/12/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 9, 17/12/2004 > Introdução ao Marketing [1/2]:
GEDM, ESTAL, 07/01/2005 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 10, 07/01/2005 > Introdução ao Marketing [2/2]:
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
O consumidor como indivíduo
Conceitos fundamentais: 2. INOVAÇÃO
Marketing Mix – A distribuição
Fontes de valor da marca
Segmentação Micro-segmentação
MODELO BÁSICO DO OMPORTAMENTO
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
O Estudo da Comunicação
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Comportamento do Consumidor
Marketing no Século XXI
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Comportamento do Consumidor
Aula 4 Comportamento do consumidor Segmentação de mercado Posicionamento competitivo.
Definição do Produto da empresa
MARKETING em Shopping Centers
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
Profª. Selma Maria da Silva
Mix de Marketing O Produto
Administração Mercadológica IV
O processo de decisão de compra
Introdução ao Marketing
Capítulo 6 O Consumidor Organizacional
UNIUV – NÚCLEO DE SÃO MATEUS DO SUL ADMINISTRAÇÃO: 7º SEMESTRE PROFESSORA: RENATE IHLENFELD Administração mercadológica aula: 21 de maio de 2010.
Fundamentos de economia
Comportamento do consumidor
Natureza e características
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
QUEM É O CONSUMIDOR.
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Ambientes de Marketing
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Diagnóstico Organizacional
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Comportamento do Consumidor
AULA 5 Marketing.
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
PMA Orientações Metodológicas
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Introdução à Administração
Disciplina de marketing
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento de compra do consumidor
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
Prof. Dr. Édson Crescitelli EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 1 – Esquema de Análise.
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
Transcrição da apresentação:

Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objectivos.” (Mercator, 1999) - Organização e não empresa, porque pode referir-se a partidos políticos, organizações sem fins lucrativos e outros...; - Integra qualquer tipo de população. Conceito vasto; - Contempla qualquer tipo de comportamento e não apenas os comportamentos de compra e/ou consumo; - Objectivos que podem ser diferentes do lucro (podem ou não ter uma natureza financeira).

Marketing - O que é? Modelo tradicional Modelo moderno - Presente na venda, distribuição e publicidade; - Aplicava-se essencialmente a bens de grande consumo. - Presente desde a concepção ao pós-venda; - Aplicação extremamente vasta: produtos, serviços, organizações sem fins lucrativos, figuras públicas... Início do séc. XX (após a 1ª Grande Guerra) . Começam a existir problemas de escoamento dos produtos. Até aqui eram sobretudo produzidos bens de essenciais cuja produção encontrava logo procura no mercado.

Miopia de Marketing (Levitt, 1960) O papel do consumidor no marketing Perspectiva produtor versus Perspectiva distribuidor versus Perspectiva Consumidor Percepção Resposta: cognitiva, afectiva, comportamental Miopia de Marketing (Levitt, 1960)

O papel do consumidor no marketing Teoria explicativa da escolha dos consumidores (Sheth, Newman e Gross, 1991) Valor funcional: utilidade percebida como resultado da performance funcional/física da alternativa; Valor social: utilidade percebida pelo facto da alternativa se encontrar relacionada com dado(s) grupo(s) específico(s); Valor emocional: utilidade percebida derivada da capacidade da alternativa provocar sentimentos e estados afectivos; Valor epistemológico: utilidade percebida reflexo do poder da alternativa despertar curiosidade e/ou satisfazer um desejo de conhecimento; Valor condicional: utilidade percebida fruto da situação específica ou circunstância em que se encontra o decisor.

O papel do consumidor no marketing Estímulo de marketing Produto Preço Distribuição Comunicação Outros estímulos Económicos Tecnológicos Políticos Culturais Características do consumidor Culturais Sociais Pessoais Psicológicas Processo de decisão do consumidor Reconhecimento do problema Procura de informação Avaliação de alternativas Decisão de compra Comportamento pós-compra Decisão do consumidor Escolha do produto Escolha da marca Escolha do distribuidor Tempo de compra Quantia para compra

O papel do consumidor no marketing Papéis que uma pessoa pode ter na decisão de compra Influenciador Iniciador Decisor Comprador Utilizador

Marketing Mix – O produto É com base nos produtos que as necessidades são satisfeitas. São, pois, um elemento nuclear do marketing mix. Aspectos importantes a atender: “dicotomia” entre o produto tangível e intangível; crescente componente dos serviços nos produtos (em sentido estrito). Integra: 1. Características do produto propriamente dito (aspectos técnicos, estéticos, composição...); 2. Embalagem (função técnica e função comunicacional).

Conceitos fundamentais: 1. QUALIDADE Marketing Mix – O produto Conceitos fundamentais: 1. QUALIDADE Garvin (1987) - Performance - Features - Confiança - Conformidade - Durabilidade - Serviço - Estética - Qualidade percebida Medida da adequação do produto às expectativas do consumidor. As expectativas variam de consumidor para consumidor e também ao longo do tempo. É um conceito subjectivo.

Conceitos fundamentais: 2. INOVAÇÃO Marketing Mix – O produto Conceitos fundamentais: 2. INOVAÇÃO Inovação  Invenção - Pode ocorrer por aquisição ou por desenvolvimento; - Riscos associados à inovação: . Investimentos necessários (dinheiro, RH, tempo...); . Aspectos de difícil controlo; . Incerteza na aceitação... Estimativas mal calculadas Posicionamento incorrecto Má definição do mkt mix Reacção dos concorrentes...