O que é Liderança? Liderança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação.
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Daciane de Oliveira Silva
Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Os Ingredientes da Eficácia
CAPÍTULOS 3 e 4 Teoria X e Y Modelo Tridimensional
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Valor Consultoria Empresarial
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
Líder e liderança.
CAPÍTULO 12 Liderança.
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
Considerações sobre Motivação e Liderança
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Liderança e Poder nas Organizações
LIDERANÇA TRANSACCIONAL VERSUS LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL
Liderança O que é liderança? Liderança é inata?
Liderança e Motivação Profº Luiz Lindemberg.
O PAPEL DE LÍDER O PAPEL DE LÍDER Centro de Ensino Superior do Amapá
7 Introdução à Gestão Capítulo Liderança Estilos de liderança
Técnicas de Negociação Poder, Liderança Motivadora e Administração de Conflitos Prof Cláudio Cabral.
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Capítulo 7 Direção.
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Comportamento Organizacional: Maria Regina Teixeira de Carvalho
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Gerenciamento dos Recursos Humanos
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Liderança Contingencial
Liderança.
A Liderança e seus Conceitos
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Profª MSc. Gardênia Jardim
Capítulo 7 Direção.
FIC – Gestão e Liderança na Administração Pública
LIDERAN ÇA. CONCEITO DE LIDERANÇA Atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos grupais (George Terry apud Hersey,
Introdução à Administração
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
1.
Comportamento Organizacional
Prof. Sonia Loureiro Gestão do Conhecimento Profa. Sonia Loureiro GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Sonia Loureiro
Sônia Calado Conceição Moraes Djailton Cunha
Habilidades e características do líder
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
Perspectiva Natural das Organizações Sobrevivência Necessidades dos Grupos Conflito Influência da estrutura informal sobre a formal Necessidades da Organização.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Relembrando: A liderança depende da:
Transcrição da apresentação:

O que é Liderança? Liderança A habilidade influenciar um grupo em direção à realização de metas. Gerência Uso de autoridade formal inerente a um cargo para obter submissão dos membros organizacionais

Teoria dos Traços Atributos ou traços de liderança: Ambição e energia O desejo para liderar Honestidade e integridade Auto-confiança Inteligência Conhecimento relevante ao cargo Teorias que consideram atributos de personalidade, sociais, físicos e intelectuais para descrever líderes e os diferenciar dos não-líderes.

Teoria dos Traços Limitações: Não há traços universais que possam prever a liderança em todas as situações. Ignora fatores situacionais. Não há evidências claras da causa e do efeito dos traços sobre a liderança. Prediz melhor a aparência da liderança do que distingue a efetiva liderança.

Teorias Comportamentais Propõem que comportamentos específicos diferenciam os líderes dos não líderes. Teoria dos traços: Líderes nascem líderes, não se formam, apenas se seleciona. Teoria Comportamental: Traços de liderança podem ser ensinados: infinitos líderes.

Estudos da Ohio State University Iniciação de estrutura A extensão em que um líder define e estrutura o seu papel e o dos subordinados para a realização de metas. Consideração A extensão em que um líder mantenha relações de trabalho caracterizadas por confiança mútua, respeito pelas idéias do subordinados e consideração pelos seus sentimentos.

Estudos da University of Michigan Orientação para o empregado Ênfase nas relações interpessoais; interesse pessoal pelas necessidades dos subordinados e aceitação das diferenças individuais entre os membros (diversidade). Orientação para a produção Ênfase nas nos aspectos técnicos da tarefa ou do cargo.

A Grade Gerencial Clube Gerência em equipe Gerência de organização humana Uma matriz 9x9 gerando 81 posições diferentes de liderança Gerência empobrecida Obediência e autoridade 11-1 E X H I B I T

Estudos Escandinavos Orientação para o Desenvolvimento Ênfase na experimentação, busca de novas idéias, geração e implementação de mudanças

Teorias Contingenciais: o modelo de Fiedler O desempenho eficaz do grupo depende do estilo de interação do líder com os subordinados e o grau em que a situação dá controle e influência ao líder. Questionário do colega de trabalho menos preferido Pretende medir se a pessoa é orientado para a tarefa ou para o relacionamento.

Descobertas do Modelo de Fiedler: muda-se o líder ou a tarefa Orientado para a tarefa Orientado para o relacionamento Relações líder-membro Estrutura da tarefa Poder da posição 11-2 E X H I B I T

Teoria do Recurso Cognitivo Avaliação: conclusão positiva em relação à validade do modelo de Fiedler, porém existem alguns problemas em relação à lógica do modelo e a dificuldade de avaliação das variáveis contingenciais na prática. Teoria do Recurso Cognitivo: reconceitualização da teoria original que propõe que o estresse afeta desfavoravelmente a situação, e que a inteligência e a experiênica do líder podem diminuir essa influência sobre ele.

Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard Tem o foco sobre a prontidão dos seguidores em se submeterem às solicitações do líder. Prontidão dos seguidores: Capacidade e disposição Líder: Menor necessidade de apoio e supervisão

Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard Teoria da Liderança Situacional (SLT) é uma teoria contingencial que enfoca a prontidão dos liderados, isto é, a habilidade e disposição demonstrada pelas pessoas para a realização de determinada tarefa. A liderança mais eficaz depende da capacidade, da motivação e da maturidade dos liderados. A teoria tem forte apelo intuitivo e ampla popularidade, porém sua validade é questionável.

Teoria da Troca Líder-Membro 11-3 E X H I B I T

Teoria do Caminho-objetivo Esta teoria afirma que é trabalho do líder ajudar seguidores a atingirem suas metas e a fornecer a direção necessária e apoio para assegurar que suas metas sejam compatíveis com os objetivos do grupo ou da organização.

Modelo de Participação do Líder Esta teoria provê uma série de regras para determinar a forma e quantidade da participação do líder em diferentes situações da tomada de decisões.

Teoria da liderança carismática Ela diz que os seguidores fazem atribuições de capacidades heróicas ou extraordinárias à liderança quando eles observam certos comportamentos Empowerment ou delegação de poder Líderes eficazes partilham poder e responsabilidade com seus subordinados. Mostra confiança, fornece visão, elimina barreiras de bloqueio de desempenho, oferece estímulo, motiva e treina pessoalmente a equipe