eTutoria Teoria & Prática Objectivos eTutoria Comunicação assíncrona

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Transcrição da apresentação:

eTutoria Teoria & Prática Objectivos eTutoria Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Prática Resumo

Comunicação assíncrona Objectivos eTutoria eTutor: Funções e competências Modelo de Gilly Salmon Comunicação assíncrona Correio electrónico Fóruns Wikis e glossários Weblog Outros Comunicação síncrona Chat Sala Virtual Tutoria na prática Fórum 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Revisão: Novas Tendências Multimédia Hipermédia  ligação entre informações Dinâmica  Animações, Vídeo e Áudio Interacção  Simulações, Quizzes Comunicação e Colaboração Síncrona Assíncrona Distribuição da Informação via WWW 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Revisão: Objectivos do eLearning Eficiência organizacional Maior número de formandos Flexibilidade local e temporal Duração das fases de aprendizagem Qualidade da didáctica Utilização de outras formas de aprendizagem Acesso e partilha de materiais didácticos 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Aprendizagem em linha  Novas competências  Guias / Treino eTutoria e eTutor Aprendizagem em linha  Novas competências  Guias / Treino Tutoria activa  Sucesso da acção de formação Interacção entre alunos  Qualidade da acção de formação 25/26-10-2005 Maria João Spilker

eTutoring Online Tutoring can be defined as teaching support, management and assessment of individuals or groups on programs of learning where there is significant use of network technologies … JISC, 2005 http://www.jisc.ac.uk/techlearn_etutor.html 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Processo de tutorização eTutoria: Um desafio? Construir a ponte entre o papel de transmissor de conhecimentos e funções como Formador Tutor Facilitador Moderador Funções do eTutor Competências Processo de tutorização Conhecer e utilizar as ferramentas de comunicaçãoas 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Organização da formação Funções do eTutor Organização da formação Planeamento do processo de ensino e aprendizagem Leccionação/Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem Avaliação da qualidade Selecção de informações Construção, adaptação e/ou edição de conteúdos Aconselhamento de alunos 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Competências do eTutor 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Infra-Estrutura técnica Estrutura organizacional Estrutura económica Planeamento Conceito pedagógico Infra-Estrutura técnica Estrutura organizacional Estrutura económica Estrutura humana  Não planeamento = Frustração 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Planeamento: Conceito pedagógico Objectivos Flexibilidade, eficiência Conhecimentos ou competências Conhecimentos específicos, competências Público-alvo Competências a nível técnico Motivação Capacidade de aprendizagem online Suporte didácticos Conteúdos dinâmicos Interacção Estrutura e percurso de aprendizagem 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Planeamento: Infra-Estrutura técnica Infra-estrutura de hardware Ambiente de aprendizagem Gestão e disponibilização dos conteúdos Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Ferramentas de autor Técnica como suporte dos objectivos pedagógicos Técnica é ferramenta e não conteúdo 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Planeamento: Infra-estrutura técnica Transparência da técnica Fácil utilização, eficiente, estável  Evitar a distracção do aluno do essencial Interactividade Multimédia  Aprendizagem como “acontecimento especial” Técnica adequada  Sucesso da formação 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Planeamento: Estrutura organizacional Processo de aprendizagem, um exemplo Tutoria activa Online Online Online Kickoff Workshop Presencial Presencial Final Workshop 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Planeamento: Estrutura organizacional ELearning como um suplemento da formação contínua ELearning enraizado na estrutura organizacional Transição de um esquema tradicional para o eLearning pode acontecer sucessivamente 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Planeamento: Estrutura económica Sistema Computadores, rede, software Colaboradores para suporte e manutenção Conteúdos Produção própria, open source, proprietários Média: Texto, gráficos, animações, som, vídeo Requisitos dos alunos Hardware, software, acesso à Internet 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Planeamento: Estrutura humana Treino para Tutores 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Ferramentas em ambiente de eLearning Ambientes de aprendizagem Learning Management System (LMS) Learning Content Management System (LCMS) Ferramentas de comunicação Comunicação assíncrona Comunicação síncrona Ferramentas de autor 25/26-10-2005 Maria João Spilker

“Caixa de ferramentas” Duas filosofias “All in One” Um produto com todas as ferramentas Só um ambiente Utilização consistente “Caixa de ferramentas”  Colecção de produtos  Ferramentas especializadas na área 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Distance Learning System (DLS) Exemplo: “All in One” Distance Learning System (DLS) Gestão de materiais didácticos Gestão de notas Fóruns eMails Sala de aulas virtual Calendário …  http://dls10.learningsystem.de/dls/tci/ 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Exemplos “Caixa de ferramentas” CMS Content Management System Gestão de conteúdos Exemplo: Typo3, OpenCMS www.Typo3.com www.OpenCMS.org Software de arquivos digitais Plataformas para criação de arquivos de livre acesso e repositórios Ex.: Eprints www.Eprints.org Fóruns de discussão Ex.: phpBB www.phpBB.com 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Exemplos “Caixa de ferramentas” Colaboração Ex.: BSCW http://bscw.fit.fraunhofer.de/ Comunicação síncrona Chat, Áudio e Vídeo Ex.: ICQ, MSN Messenger, Skype 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Actividade eTutoria na prática Utilização dos fóruns 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas Síncrona Assíncrona Ferramentas de comunicação Selecção adequada de ferramentas 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Ferramentas de comunicação Comunicação assíncrona Característica Em deferido Vantagem Independência do factor tempo Períodos de reflexão Gravação de ideias para posterior trabalho Desvantagem Interacção espontânea não é possível ou reduzida Identificação dos alunos com dificuldades é mais difícel 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Ferramentas de comunicação Comunicação síncrona Característica Em tempo real Vantagem Interacção espontânea Desvantagem Dependência do factor tempo Difícil realização com grupos muito grandes 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Comunicação síncrona Chat Whiteboard Application Sharing Áudio-Conferência Vídeo-Conferência 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Comunicação assíncrona eMail Fóruns de discussão Newsletters Outros Wikis Weblogs 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Actividade Comunicação síncrona assíncrona … 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Excurso: Modelo 5 Fases de Gilly Salmon Train-the-Trainer de eModeradores Formação online Futuro Moderador na situação do aluno Formação online: problemas técnicos como o aluno Heterogeneidade de competências e conhecimentos Motivação intrínseca Competências práticas Declarativas Ex.: O que significa um determinado símbolo Processuais Ex.: Como enviar um email Estratégicas Ex.: Como ensinar online 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Modelo 5 Fases de Gilly Salmon 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Modelo 5 Fases de Gilly Salmon 25/26-10-2005 Maria João Spilker

e E-tivities Actividades online Finalidade: Motivação e envolvimento no processo de aprendizagem Baseadas na interacção entre moderador e alunos Concebidas e moderadas pelo e-Moderador Baseadas em fóruns de discussão Isoladas ou como parte de um programa e 25/26-10-2005 Maria João Spilker

E-tivities: Componentes Título ilustrativo Spark (= Faísca) Pequena informação como impulso, estímulo ou desafio Convite ao aluno para que este coloque uma mensagem no fórum sobre o tópico Acção e interacção Respostas às contribuições dos colegas Prazo e ritmo de respostas Sumário e feedback do moderador e 25/26-10-2005 Maria João Spilker

E-tivities: Concepção Desenvolvimento Nome da actividade Finalidade Nível dentro do Modelo 5 Fases Número de participantes Estrutura dos grupos Estrutura do fórum Duração da actividade Tempo de moderação Acções de moderação Acção dos participantes Interacção entre participantes Avaliação Construção Partilha Informação Socialização Acesso e 25/26-10-2005 Maria João Spilker

E-ctivities E-ctivity 25/26-10-2005 Maria João Spilker

e E-tivities: Faíscas Mensagem constituída por uma ou duas linhas “Citação” Página com informações em anexo Referencias a uma página Web Ilustração, áudio ou vídeo e 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Liv - e - Learning Comunicação síncrona 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Benefícios de seminários online Aumenta a motivação Amplia a capacidade de comunicação e de apresentação Aumenta a ligação interpessoal Aumenta a profundidade do aprendido 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Actividade: VCR na perspectiva do eTutor Prós Contras VCR = Virtual Classroom 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Comunicação síncrona: Factores de sucesso 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Factor de sucesso: Preparação Técnica Alunos satisfazem os requisitos? Online-Teste com os “novos” Documentação Fazer a apresentação Documentação para alunos (PDF, CD-ROM) Organização Convites Apoio 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Factor de sucesso: Preparação Concepção e conteúdos Tempo Duração: 1-2 horas Ter em atenção: Perguntas e perturbações Sessão para testes Começar e finalizar pontualmente Estrutura Apresentação  Demonstração  Feedback   Interacção  Resumo Materiais Compatíveis com apresentação no monitor Materiais para os alunos 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Factor de sucesso: Moderação Moderação clássica Funções do moderador ??? Moderação online “Passar a palavra” Direitos de escrita Selecção das ferramentas Competências do Moderador Comunicacionais Técnicas Interpessoais 25/26-10-2005 Maria João Spilker

A importância da expressão oral Comunicação oral Linguagem Escrita Visual Oral A importância da expressão oral 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Utilizar a voz com um instrumento Expressão oral Utilizar a voz com um instrumento Respiração (abdominal) Volume Ritmo e alteração deste Pausas Variar a acentuação Sorrir e gesticular Não ler o manuscrito Utilizar técnicas de interrogação Perguntas abertas e fechadas Não falar muito tempo 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Expressão oral: Perguntas ? Ainda há perguntas? Por favor, quem tem uma pergunta, levante a mão … senão um clique no “Não” ! ! 25/26-10-2005 Maria João Spilker

 Como deve o Moderador reagir? Perturbações Problemas técnicos O aluno passivo O aluno falador  Como deve o Moderador reagir? 25/26-10-2005 Maria João Spilker

 Aluno esqueceu a palavra-chave  Aluno tem hardware instável Mais perturbações  Alunos chegam tarde  Aluno esqueceu a palavra-chave  Aluno tem hardware instável  Microfone ou colunas não funcionam  Alunos não estão preparados  Como deve o Moderador reagir? 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Utilizar as ferramentas de comunicação Sorrir para a câmara Moderador Apresentar temas Utilizar as ferramentas de comunicação Sorrir para a câmara Observar as reacções dos alunos Responder a perguntas Motivar Resolver problemas técnicos 25/26-10-2005 Maria João Spilker

VCR Sala Virtual Demonstrações de aplicações Processos Exercícios Chat Application Sharing Processos Whiteboard Exercícios Sala de trabalho de grupo Chat Feedback Testes VCR 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Moderação na sala virtual O moderador é o primeiro a chegar Escrever a mensagem de boas-vindas no Whiteboard Participantes podem entrar na sala 15 minutos antes  ambientar-se ao ambiente Apresentação breve das ferramentas da sala WarmUp, socialização Enunciar as regras Apresentar a estrutura da sessão VCR 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Sala Virtual: Centra www.Centra.com 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Sala Virtual: Interwise www.Interwise.com 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Sala Virtual: Netucate www.Netucate.net 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Sala Virtual: Whiteboard Flip-Chart virtual Direitos dependem do sistema Instrumentos diversos VCR 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Exemplo: Whiteboard 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Actividade: Whiteboard Relevante Relevância da acção de formação agora 1 mês 3 meses 25/26-10-2005 Maria João Spilker

VCR Sala virtual: Chat Opiniões Sumários Perguntas Chat privado Chat público VCR 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Exemplo: Chat 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Sala Virtual: Application Sharing Apresentação e demonstração de uma aplicação Aluno pode utilizar a aplicação aberta pelo tutor Aluno pode apresentar a sua própria aplicação VCR 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Exemplo: Application Sharing 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Exemplo: Web-Safari 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Sala Virtual: Salas de trabalho de grupo Grupos constituídos aleatoriamente ou pelo tutor Tutor pode visitar as salas VCR 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Fórum Fórum Utilização  Negativo  Positivo Troca de mensagens Divulgação de informações Discussão temática  Negativo  Acesso não é automático  “Coragem” de enviar uma mensagem  Positivo Estruturação da discussão sobre um tema Várias funções Social Estudo Papel activo do tutor/moderador Fórum 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Fórum: Planificação e Preparação Planear a utilização do fórum Definir para cada tema uma thread Informar os participantes eMail Título Finalidade do fórum Introduzir a ferramenta fórum Distribuir tutorais por eMail Exemplo Auto-Apresentação Domínio da ferramenta Conhecer os elementos do grupo Fórum 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Fórum: Planificação e Preparação Definir e divulgar as regras de funcionamento e utilização do fórum Regras de Netiquette Ritmo de acesso Número mínimo de mensagens Cingir-se ao tópico Reflectir sobre as outras mensagens Critérios de avaliação Colocar a primeira mensagem no fórum Fórum 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Fórum: Indispensáveis Café Ponto de encontro informal Secretaria Informações oficiais Calendarização Fórum temático Temas e sub-temas FAQs Perguntas frequentes Fórum 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Fórum: Exemplos Café Descrição Ponto de encontro informal Instrumento Utilização Cursos em geral Duração Todo o curso Percurso Convite a participar Quais os temas Conversas informais, Hobbies Apontamentos Motivação Comunicação Sentimento de grupo Isolamento social 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Fórum: Exemplos FAQs Descrição Objectivo Disponibilização de respostas a perguntas frequentes Instrumento Fórum, Wiki Duração Durante o curso Percurso Definir o título: FAQs Coleccionar perguntas Formular respostas Divulgar o fórum Durante o curso completar Apontamentos 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Fórum: Dinamização e Moderação Aceder ao fórum regularmente Reagir às mensagens (Feedback) Comentários Análises Sínteses Garantir o respeito pelas regras Manutenção do fórum Mover mensagens Apagar mensagens  “Moderação à vez” Fórum 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Fórum Fórum: Aplicação Apresentação dos participantes Brainstorming Discussão orientada Discussão livre Debates Apresentação e avaliação de trabalhos Fórum 25/26-10-2005 Maria João Spilker

Fórum Fórum: Reflexão Ninguém participa Poucos são activos Objectivos claros? Mensagem inicial Poucos são activos Medo de enviar mensagem? Trabalho de grupo Muitos são activos Contactar os restantes via eMail Fórum 25/26-10-2005 Maria João Spilker