Teoria Geral do processo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JURISDIÇÃO Introdução
Advertisements

Maria Helena Barros de Oliveira
Aula Inaugural Interesse (positivo) Conflito de Interesses (negativo)
Objeto e legitimação ativa
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
MANDADO DE SEGURANÇA.
Coisa julgada.
Coisa julgada.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA REVISÃO PARA PROVA
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Políticas Públicas.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
AÇÃO POPULAR.
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
FILÓSOFO POLÍTICO: Busca estabelecer princípios básicos que;
TEORIA GERAL DO PROCESSO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Direitos e Garantias Fundamentais
DIREITO CONSTITUCIONAL
Curso Direito à Memória e à Verdade
I - PROCESSO CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a.
O Papel do Ministério Público no Ciclo das Políticas Públicas
A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: UM PROBLEMA TEÓRICO OU CASUÍSTICO? Luís Cláudio Almeida Santos Promotor de Justiça, Professor.
Unidade 2 - Direito Constitucional
Observatórios Sociais
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
Posição enciclopédica do direito processual
Prof. Eudes Vitor Bezerra
Direito Constitucional III
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO
CURSO DE DIREITO Teoria Geral do Processo
Interesses Difusos e Coletivos – 2009
AÇÃO PROCESSO CIVIL.
Direito à saúde e defesa do consumidor
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO - DIP
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Curso de direito do processo do trabalho–processo e procedimento  Ação trabalhista:  Compete a Justiça do Trabalho processar e julgar as ações oriundas.
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
- MARCHA AVANTE - CAMINHADA - SEGUIR ADIANTE. - Latim “PROCEDERE”
Direitos Humanos Aspectos da Legislação - histórico e contexto político, Estado e Direitos humanos: Formulações do século XVIII - os direitos humanos apareceram.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
A FORMAÇÃO DO JUIZ DO TRABALHO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Brasilino Santos Ramos.
Filosofia e Política.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
SENTENÇA TRABALHISTA CARLOS FREDERICO FIORINO CARNEIRO
ÓRGÃOS DA FUNÇÃO JURISDICIONAL E COMPETÊNCIA
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
Direitos Individuais Profa. Ana Menezes. Introdução No Brasil os direitos e garantias individuais estão previstos na Constituição de 1988, em seu art.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
TEORIA GERAL DO PROCESSO DO TRABALHO
DIREITOS SUBJETIVOS. Pessoa e direitos CC 2002, Art. 1 o.Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Direitos pressupõem sujeitos de direito.
Transcrição da apresentação:

Teoria Geral do processo Encontro do dia 04 de julho de 2006

Processo – instrumento – meio - resultados - perspectiva teleológica

Escopos – visão genérica - suplantar a perspectiva individualista - processo não só tutela direitos. Ressalta o processo de resultados - dilema – a jurisdição cria direitos – perspectiva monista e dualista - Jurisdição – implicações na vida social; implicações na estrutura política - processo não mais visto de dentro mas do exterior – preservação do binômio paz social e segurança jurídica (?)

Escopo metajurídico – bem comum – inspiração na ágora grega - o desenvolvimento integral da pessoa humana apenas acontece num regime de liberdade e igualdade, fins da democracia contemporânea.

ESCOPOS DO PROCESSO SOCIAIS: a)- Pacificar com justiça: Jurisdição apresenta seus resultados com a preocupação de que sejam produzidos efeitos úteis na sociedade; Eliminação dos conflitos mediante critérios de justiça (?) – busca da certeza e da segurança – eliminação das insatisfações (será que o processo jurisdicional consegue?)

b)- Educação: Jurisdição = conscientizar para os direitos e obrigações Conhecer os direitos contribui para reduzir a “litigiosidade contida” O brasileiro litiga pouco(?) O cidadão deverá saber onde buscar a satisfação de seus direitos (JECC; JF, por exemplo). Exemplo: ações que envolviam o reajuste dos 147% aos aposentados.

c)- Técnica processual: Processo público – ativismo do juiz – suplantar as limitações impostas pelo princípio da demanda e pelo princípio dispositivo Prestígio da imparcialidade Aumento dos poderes do Ministério Público Imunização das decisões por meio da coisa julgada (?).

POLÍTICOS: a)- Escopos políticos – Fórmula aplicar a vontade da lei pra solucionar o caso concreto está suplantada pelo caráter público do processo voltado à organização social e não a mera distribuição de bens Então o processo tem um fim político Culto à liberdade – liberdades públicas. Exemplo: ação popular; ações civis públicas de autorias de associações para a proteção do meio ambiente. Participação democrática – não como parte, mas como auxiliares do juízo = leigos, conciliadores, árbitros, jurados.

b)- Técnica processual – Jurisdição constitucional das liberdades = habeas corpus; mandado de segurança; ação popular; ativismo do MP. Mitigação do princípio dispositivo, ampliação da iniciativa probatória.

JURÍDICOS a)- Prolegômenos: Discutir o escopo político do processo significa pensar sobre o posto e sobre o papel que ocupa no sistema jurídico. b)- Superação das colocações introspectivas: Superar a idéia de que o fim do processo é produzir coisa julgada ou título executivo. c)- Pontos de estrangulamento – direito processual – direito material Condições da ação Ônus da prova

Responsabilidade patrimonial: hipoteca; ação pauliana (tratados pelo direito material) d)- Entre a teoria unitária e dualista – Carnelutti – unitarista - críticas ao unitarismo - defesa do unitarismo – papel da jurisprudência – Ex: limitação reajuste mutuários sistema habitação ; direitos da “concubina”; aplicação princípio da boa-fé objetiva.

e)- Técnica processual: - Trata-se de pensar o apuro técnico Ação Defesa Legitimidade Prova, etc...

⇨ PRINCÍPIOS DO DIREITO PROCESSUAL Informativos Constitucionais e infraconstitucionais - Visão geral