EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen
INTRODUÇÃO Debater questões propostas no livro Educação básica no Brasil:construindo o país do futuro; Temas: os mecanismos institucionais de gestão, o lugar da escola e da família e a educação no contexto da vulnerabilidade social; Busca traçar um panorama da educação no Brasil nos últimos 15 anos.
MECANISMOS INSTITUCIONAIS DE GESTÃO A cada ano de escolaridade formal eleva, em média, a renda do trabalhador em 10% e a renda per capita em 7%; Necessidade de no mínimo 12 anos de escolaridade para sair da pobreza.
MECANISMOS INSTITUCIONAIS DE GESTÃO Responsabilização dos atores educacionais pelos resultados da educação por meio de um sistema de bônus; Competição entre escolas por recursos públicos; Descentralização e autonomia das escolas, condicionando repasses de recursos ao cumprimento de metas;
O lugar da escola e da família Variação das notas é explicada 60% por diferenças dos alunos em uma mesma sala de aula e 40% por características da escola e da turma; Principais características do aluno que influenciam nas notas: cor da pele, escolaridade dos pais e preocupação destes com o estudo e frequência na escola.
O lugar da escola e da família Quanto a escola, as características que mais influenciam são: corpo docente permanente com professores concursados, sem muitas faltas; presença de um diretor com experiência e boa formação; Em relação a estrutura familiar, a escolaridade dos pais é a variável mais importante;
EQUIDADE SOCIAL COMO EIXO PARA PENSAR A GESTÃO ESCOLAR Articulação entre a educação, as políticas sociais e os equipamentos públicos nos territórios; Currículos e metodologias mais adequadas ao mundo contemporâneo e à realidade escolar; Apoio pedagógico e acompanhamento dos alunos com maiores dificuldades; O professor no centro da educação de qualidade.
EQUIDADE SOCIAL COMO EIXO PARA PENSAR A GESTÃO ESCOLAR Investimento em creches e educação infantil; Educação integral articulada com as política de assistência social e saúde; Potencializar a aprendizagem e convivências através de políticas de esporte e cultura.